Menu

Monthly Archives: Julho 2019

Fábio Reis comemora ordem de serviço para duplicar Adutora Piauitinga

“Com essa duplicação, Lagarto vai ter um suprimento de água garantido por mais cerca de 40 anos”, festeja ele. O deputado federal Fábio Reis, MDB, foi ao Palácio de Despacho no final da tarde desta terça-feira, 30 de julho, comunicar ao governador Belivaldo Chagas, e comemorar, a determinação do Governo Federal de dar início à obra de duplicação da Adutora do Piauitinga, que abastece Lagarto e agora será extensiva às cidades de Riachão do Dantas e de Simão Dias.

“Eu me sinto muito contemplado com a sensibilidade do Governo Federal para com esta obra, porque todos nós sabemos que água é saúde e é vida. Tanto eu quanto o governador Belivaldo Chagas agradecemos ao presidente Jair Bolsonaro por entender a importância desse projeto para esta região de Sergipe”, disse o parlamentar à Coluna Aparte.

“Acabei de sair do Palácio de Despachos do Governo de Sergipe. Nós viemos numa luta aí desde 2014, batalhando por esse investimento para Lagarto, que é a duplicação da Adutora do Piauitinga no município. Em nome desse projeto e a propósito desse assunto, já estivemos, inclusive, eu e o governador Belivaldo Chagas, com o próprio presidente Jair Bolsonaro”, relembrou Fábio.

O deputado federal Fábio Reis recebeu um telefonema ministerial confirmando o desembargo de tudo para iniciar os trabalhos. “Graças a Deus, na última sexta-feira o ministro Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, me ligou confirmando que estava autorizando já o início da obra e que tinha acabado de encaminhar para a Superintendência da Caixa Econômica Federal em Sergipe e pro Governo do Estado para começar tudo. Eu quero dizer que fico muito feliz em ter conquistado essa grande obra na ordem de R$ 83 milhões para o município de Lagarto”, anunciou o parlamentar.

“O ministro enviou para mim a AIO – Autorização de Início de Obra -, por ter sido essa obra uma atuação minha, para que a entregasse ao governador Belivaldo Chagas. E aí eu convidei o superintendente da Caixa em Sergipe, Diego Carraro, por ser ele também um proponente, para entregarmos a AIO ao governador do Estado, para que ele já possa dar início à obra. Para mim, essa obra é uma grande conquista do nosso mandato. Com essa duplicação, Lagarto vai ter um suprimento de água garantido por mais cerca de 40 anos. E insisto em dizer que foi diretamente uma atuação nossa, simbolizada em quatro anos de muita luta”, afirma Fábio.

Fábio Reis chama a atenção para o histórico da Adutora Piauitinga, para ressaltar a importância de que ela venha a ser duplicada agora num prazo de dois anos. “Para se ter uma noção da importância dessa obra, a adutora de Lagarto foi projetada no comecinho dos anos 80 para uma cidade com 50 mil habitantes, e levemos em conta que hoje somos 110 mil lagartenses, e com essa duplicação ela vai poder atender entre 180 mil e 200 mil pessoas. A Piauitinga foi inaugurada com a presença do ex-presidente João Baptista Figueiredo e do meu avô Artur Reis, como prefeito”, ressalta o deputado.

“Quero informar eu já tem um desembolso R$ 12 milhões liberados aí para o início da obra. Já está devidamente licitada e a montagem do canteiro de obra começa entre 10 a 15 dias – essa é a previsão da direção da Deso, que já comunicou à empresa vencedora da licitação. Esse canteiro vai ser montado em Salgado, e a água vai ser captada no município de Estância e remetida para Lagarto com beneficiamento dos municípios de Riachão do Dantas e Simão Dias”, diz Fábio.

O parlamentar lembra que a duplicação da Adutora Piauitinga já deveria ter começado. “Na verdade, essa obra era para ter sido iniciada no ano passado. Conseguimos a AIO dela lá no começo de 2018, mas foi quando a Caixa identificou que a Deso tinha vencido a sua concessão com o município de Lagarto. Nós precisávamos renovar essa concessão, que era a de uso e ocupação do solo. Mas o então prefeito Valmir Monteiro não dava de jeito nenhum. Ele só veio conceder em fevereiro agora, um dia antes de ter sido afastado da gestão. Aquilo foi o suficiente para a gente perder o orçamento do ano passado. Foi aí que entramos em campo com um trabalho diferente com o novo Governo e, graças a Deus, deu nesse desfecho anunciado na última sexta-feira pelo ministro Gustavo Canuto”, disse o deputado.

 

Fonte: JLPolítica

ALERTA DA DEFESA CÍVIL PARA CIDADE DE ESTÂNCIA

Alerta de chuvas com intensidade moderada nas próximas 24 horas. Atenção moradores de áreas de risco. Em caso de Emergências, ligar 193!

Álbum 2 - Festa de Xangô

Confira as fotos do evento que aconteceu na última sexta feira no Centro de Umbanda Seara dos Orixás.

Saiba mais em: Xangô é homenageado em festa da Umbanda no Centro Seara dos Orixás

Albúm 1 - Festa de Xangô

Confira as fotos do evento que ocorreu na noite da última sexta feira em homenagem a Xangô e aos 58 anos do Centro de Umbanda Seara dos Orixás

Uma noite de adoração a Deus e homenagem as entidades da Umbanda. Viva ao pai Xangô!

 

 

Saiba mais em: Xangô é homenageado em festa da Umbanda no Centro Seara dos Orixás

Xangô é homenageado em festa da Umbanda no centro Seara dos Orixás

Filhos de fé do Seara dos Orixás

A noite de sexta feira, 26 de julho, foi iluminada pela fogueira da festa de Xangô no Centro de Umbanda Seara dos Orixás que fica no conjunto Piauitinga na cidade de Estância, Sergipe.

Sob a tutela de Mãe Guacira de Oxum e Pai Marcos de Ogum, o orixá da justiça foi o grande homenageado e o evento contou com a presença de várias autoridades da cidade: Marta Monteiro, Secretaria Adjunta de Assistência Social representando o prefeito Gilson Andrade; Tito Magno, vereador; Juara, assessora da vereadora Chica do Fato; Dominguinhos do PT, presidente do diretório municipal do PT; Márcio Souza; Luis Carlos Dussantos, radialista; Carlito Lemos, presidente do Sindseme; Cizinho, presidente do diretório municipal do PSOL, entre tantos outros membros da sociedade que foram prestigiar Xangô.

Pai Xangô

A festa julina da Seara dos Orixás comemora uma série de acontecimentos: são 58 anos de fundação do centro pela saudosa Mãe Lina de Xangô, 7 anos de firmação dos sacerdotes Mãe Guacira e Pai Marcos.Como toda festa de aniversário os convidados puderam se deliciar com uma deliciosa rabada.

Festa de Xangô

Na tarde do sábado os eventos em homenagem a Xangô tiveram continuidade com a entrega das oferendas ao orixá e finalmente houve o canto dos parabéns e a partilha do bolo entre os filhos de fé da Seara dos Orixás.

São 58 anos de um trabalho feito com seriedade e que tem ajudado muitos em Estância a encontrar seu caminho espiritual dentro da Umbanda, festejado mais um ano com a chegada de novos filhos de fé e com a certeza que cada vez mais filhos irão encontrar o caminho para se aproximar de Deus através da Umbanda, a religião mais brasileira que existe.

 

Texto: Karina Liberal

Fotos: Everaldo Germano

Feijoada gostosa e fácil de fazer, veja a dica da família Pinheiro

Família Pinheiro desafia Claude Troisgros a preparar o prato. Anote a receita Ingredientes Feijão 500g de feijão preto 2 linguiças calabresas (cortadas em cubos) 3 gomos de paio 500g de...

Festival do Arrocha acontece dia 31 de agosto em Estância

A 5ª edição do Festival do Arrocha que já virou tradição em Estância, está programada para acontecer dia 31 de agosto no Espaço Multieventos do Forrodromo Rogério Cardozo à partir...

Defesa Civil de Estância faz nova vistoria em trechos das praias atingidos pela ressaca.

Os agentes da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania de Estância em parceria com a Guarda Municipal e SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Transito...