Menu

Monthly Archives: Agosto 2019

Audiência Pública discutirá possível venda de ações do Banese

Por iniciativa do deputado Iran Barbosa, do PT, a Assembleia Legislativa de Sergipe estará promovendo Audiência Pública, nesta sexta-feira, 30, às 9 horas, para debater o tema “Banese público e forte para o desenvolvimento de Sergipe”. Foram convidados para o debate a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira, e o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Bahia e de Sergipe (FEEB-BA/SE), Hermelino Meira Neto. Também foi convidado para participar da discussão o Presidente do banco sergipano, entre outros convidados.

De acordo com Iran Barbosa, a Audiência Pública é fruto de uma articulação feita junto com o Sindicato dos Bancários e defensores do caráter público do Banese, diante do anúncio de que decisão do Conselho de Administração do Banco do Estado de Sergipe, datada de 5 de agosto, aprovou a consulta ao acionista majoritário, o governo do Estado, quanto ao seu eventual interesse em alienar parte de suas ações. A decisão teve voto contrário do conselheiro Antônio Gois.

“Temos dúvidas e toda uma preocupação sobre esse caminho sugerido pelo Conselho. Entendemos que, em lugar de ajudar a manter o Banese como um banco forte e estatal, ele poderá piorar a sua situação e pavimentar o caminho para a uma futura privatização. Essa é a análise que fazem tanto o conselheiro Antônio Gois quanto os dirigentes do Sindicato dos Bancários, com quem tenho mantido diálogo. Tenho concordância com essa análise e, por esta razão, estamos realizando essa Audiência Pública, para ouvir o que tem a dizer os representantes dos trabalhadores do setor e também os representantes da instituição bancária”, explicou Iran.

Por Ascom Parlamentar

Cortes do Governo Bolsonaro ameaçam a existência do CNPq e o futuro do Brasil, alerta o Senador Rogério Carvalho

A possibilidade de suspensão do pagamento de bolsas a 84 mil pesquisadores a partir de setembro provocou um protesto do Senador Rogério Carvalho (PT/SE) nas redes sociais sobre o desinteresse deste governo em investir em educação e pesquisa.

“Um governo que não aposta em conhecimento, pesquisa e inovação do país, só garante justificativas medíocres para o povo: “não temos dinheiro”. 84 mil bolsas serão suspensas. E para o nosso futuro, esmolas por tanta ignorância!”, desabafou o vice-líder do PT no Senado.

 

 

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, milhares de pesquisadores vão ficar sem o pagamento da bolsa, já a partir do próximo mês. Existe um déficit de R$ 330 milhões no orçamento do CNPq. Os últimos recursos em caixa já teriam sido utilizados para pagar as bolsas de agosto.

O CNPq é a principal agência de fomento à ciência do governo federal, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Além de financiar projetos de pesquisa, o conselho apoia cerca de 84 mil bolsistas em universidades e institutos de pesquisa.

As bolsas do CNPq exigem dedicação exclusiva, ou seja, os pesquisadores não têm outra fonte de renda. Situação que vai deixar milhares de professores e estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado sem condições de manter seus trabalhos.

Como o professor e pesquisador, o Senador Rogério Carvalho demonstra preocupação com o autoritarismo do governo Bolsonaro.

“Eleger a educação e a ciência como inimigas é uma forma de colocar um projeto autoritário em prática, já que o conhecimento contribui para a conscientização popular. Cortar as pesquisas significa colocar em risco o futuro da produção acadêmica, cientifica e o desenvolvimento do país”, completa o Senador Rogério Carvalho.

Fonte: senadorrogerio.com.br

Reunião discute a primeira compra integrada do Consórcio Nordeste

O Governo do Estado marcou presença na reunião com os representantes da área da Saúde dos nove Estados nordestinos, ocorrida nesta terça-feira (27), em Salvador, para discutir detalhes da primeira compra centralizada do Consórcio Nordeste. Essa compra conjunta na área da saúde, por ser a primeira, torna-se o grande marco já no nascimento desse consórcio dos estados nordestinos.

Os governos buscam, com a integração, mais qualidade nos processos de compras e redução no custo da aquisição. A escolha da Saúde como o setor experimental foi uma decisão unânime dos governadores do Nordeste, e servirá como modelo para outras áreas.

Durante a reunião, foram apresentados 10 itens de medicamentos comuns a todos os Estados. Ficou definido que até o dia 30 deste mês será divulgado o primeiro edital conjunto para a compra de medicamentos e equipamentos médico-hospitalares. O objetivo do Consórcio é unificar o volume de compras dos nove estados, para os principais itens, com isso ter preços menores e reduções, além de qualidade nos processos de compras na área da saúde.

“Hoje foram apresentadas as equipes que irão atuar em cada Estado na área da Saúde. A partir de agora, vamos estabelecer cronogramas para outras medicações, material médico, equipamentos hospitalares, dietas enterais e fórmulas nutricionais, sempre obedecendo os itens comuns que oneram o orçamento das secretarias estaduais. Para o Governo de Sergipe será um ganho imenso com qualidade nas compras da saúde e redução de custos”, afirmou a superintendente executiva da Secretaria de Estado da Saúde, Adriana Menezes, que representou o secretário Valberto de Oliveira.

Foto: Camilo souza/GOVBA

Fonte: www.se.gov.br

FORÇA AO GUERREIRO WASHIGTON REIS

Hoje recebi a ligação especial do colega e amigo de trabalho Washington Reis e nada poderia ter me deixado mais feliz.
Meu amigo sofreu um acidente na última semana e tem enfrentado o desafio de se reinventar diante da tragédia. Tivemos uma conversa agradável e ele se mostra forte e preparado para enfrentar os desafios que seu acidente trás.


Ele quebrou o femur em dois lugares, amputou o pé, no momento está usando o imobilizador e vai passar por procedimento cirúrgico no dia 30 de agosto para colocar platina.
Os desafios surgem nas nossas vidas para nós tornar mais fortes e consegui perceber a esperança do nosso querido Washington Reis ao me falar do futuro e dos próximos passos do seu tratamento.

Saiba amigo que a família Sergipe Repórter está com você.

 

Por: Karina Liberal

Carga de cerveja se desprende de caminhão e é saqueada na BR 101

A carga de um caminhão contendo caixas de cervejas se desprendeu do veículo na manhã deste sábado, 17, no KM 92 da BR 101 em Nossa Senhora do Socorro. Com...

Como jogar na Lotofácil pela Internet

Serviço online da Caixa Econômica Federal permite realizar apostas da Lotofácil pela internet. A Caixa Econômica Federal permite jogar na Lotofácil pela Internet sem sair de casa. O site oficial da Caixa...

Winnie Souza representa Sergipe no ‘The Voice Brasil’

A cantora está na próxima fase do programa no time do cantor Michel Teló Wynne no palco do 'The Voice Brasil' — Foto: Foto: Isabella Pinheiro/ Gshow Sorriso fácil e...

Alma Feminina: uma história em construção (Artigo 2)

Agora tenho um desafio muito grande nessa biografia, tentar encontrar a melhor forma de começar a contar a minha história; acredito que posso tentar começar mostrando como é formada a...