Menu

Daily Archives: Novembro 6, 2019

Audiência Pública debaterá riscos de privatização do setor de saneamento

Na próxima sexta-feira, 8/11, a partir das 9 horas, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizará Audiência Pública, por iniciativa do deputado Iran Barbosa, do PT, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe – SINDISAN, para discutir o tema “O Projeto de Lei nº 3.261/2019 e os riscos de privatização da DESO para os sergipanos”.

O PL 3.261/19 tramita na Câmara Federal e visa alterar a Lei 11.445, de 2007 – Lei Nacional de Saneamento Básico) – e mais quatro outras leis. A proposta fragiliza e desestrutura todo o setor de saneamento do país e escancara a fatia lucrativa do setor para a gestão da iniciativa privada, sem qualquer garantia de salvaguarda dos interesses da população nos municípios onde água e esgotamento sanitário não darão lucro.

Foram convidados para fazer o debate o presidente do SINDISAN, Sílvio Sá; Pedro Blois, presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU); Pedro Romildo, secretário de Saneamento da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU ); Arilson Wunsch, coordenador da Frente Nacional do Saneamento Ambiental (FNSA); e também o economista e coordenador do Dieese em Sergipe, Luís Moura; além de um representante da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO).

“O Projeto de Lei 3.261/19 traz grande preocupação porque impõe um novo modelo que praticamente obriga os municípios a abrir as concessões dos serviços de saneamento básico para que grandes grupos econômicos privados. Defendemos que água e esgotamento sanitário são direitos da população e não podem ser tratados como mercadorias. Além disso, entendemos que o projeto pode vir a fragilizar economicamente a nossa DESO. A audiência pública que estamos propondo tem por objetivo conhecer melhor o conteúdo dessa proposta e nos subsidiar no sentido de resistir a esse PL e preservar a DESO como uma empresa pública forte e a serviço dos sergipanos”, explica o deputado Iran Barbosa.

O presidente do SINDISAN, Sílvio Sá, destaca que trazer esse debate para Sergipe é fundamental para entender melhor o que está em jogo com o PL 3.261/19, cujo conteúdo fragiliza o setor de saneamento e por impactar diretamente as companhias públicas de saneamento como a DESO. De acordo com a proposta, os governos municipais são obrigados a aderirem ao novo marco legal sob pena de não poderem acessar recursos públicos; além disso, determina que os municípios indenizem os investimentos realizados e não amortizados, caso não “entreguem” seus serviços ao “novo” operador privado, ou seja, impõe condições que não deixam alternativa às prefeituras, exceto submeterem-se às novas condições.

“O Projeto de Lei 3.261 de 2019, se aprovado, pode criar condições de dificuldades de operação para a nossa Companhia, já que as concessões, que hoje pertencem aos municípios, ficarão para a União, e o debate sobre as concessões deixa de passar pelas câmaras municipais. Além disso, a proposta elimina os mecanismos de subsídio, principalmente o subsídio cruzado, que garante a prestação dos serviços de água e esgotamento para as populações mais pobres e os municípios de menor renda, que certamente não atrairão o interesse do setor privado. Isso é muito grave e pode afetar diretamente a nossa DESO”, alerta o sindicalista.

Serviço:

O quê? Audiência Pública sobre “O Projeto de Lei nº 3.261/2019 e os riscos de privatização da DESO para os sergipanos”

Quando? 8 de novembro de 2019, às 9 horas

Onde? No Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe

Quem? Mandato do deputado Iran Barbosa em parceria com o SINDISAN

Por Ascom Parlamentar

Quada de moto deixa dois feridos e um carro pega fogo em Estância

Na noite desta terça-feira (04), por volta das 20h, um acidente envolvendo uma motocicleta, deixou dois rapazes feridos na br 101 em Estância. De acordo com informações populares, um dos...

Curso de Nível Internacional em Estância!

Durante o mês de outubro um grupo de alunos da Margi Education teve a oportunidade ímpar de participar de um curso de nível internacional, o curso de  DISC – Analista...

Prefeitura de Estância lança Projeto que beneficia pacientes com problemas de locomoção

Pensando no bem estar, conforto e na  comodidade para os pacientes e familiares de pessoas com problemas de saúde e dificuldades ou impossibilidades físicas de locomoção até uma UBS, a ...

Três homens tentam matar desafeto na Praia de Atalaia

Três homens, ocupantes de duas motocicletas, tentaram matar um rapaz que trafegava na rua jornalista Paulo Costa, na Praia de Atalaia, em Aracaju. O atentado foi registrado por volta das...