Menu

Daily Archives: 04/02/2020

Projeto prevê multa para quem estacionar em frente a rampas de cadeirantes

O Projeto de Lei 4414/19 altera o Código de Trânsito Brasileiro para prever multa ao motorista que estacionar em frente a rampas destinadas a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O texto tramita na Câmara dos Deputados.


Além da multa, o motorista ficará sujeito à remoção do veículo e levará quatro pontos na carteira de habilitação (infração média). Atualmente, o código prevê punição apenas para quem estaciona em rampa destinada à entrada ou saída de veículos.

O deputado Valdevan Noventa (PSC-SE), autor do projeto, disse que é cada vez mais comum encontrar automóveis estacionados de modo irregular ao longo das vias de circulação de pedestres. “Se para as pessoas sem problemas de mobilidade a obstrução de um ponto de acesso já causa transtorno, a situação fica ainda mais complicada para os usuários de cadeira de rodas, ou de qualquer outro equipamento auxiliar”, afirmou.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Wilson Silveira

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Fonte: camara.leg.br

Prazo para implantar Placas do Mercosul é adiado em Sergipe

Após solicitação do Detran/SE, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prorrogou para o dia 17 de fevereiro a data para a implantação da Placa Mercosul em Sergipe e mais quatro estados brasileiros: Alagoas, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais.


O prazo estabelecido anteriormente era 31 de janeiro de 2020.

Em Sergipe, o Detran/SE está finalizando as adequações sistêmicas para emitir autorização para o novo modelo. Até o início do processo, os veículos que necessitarem trocar placas ou realizar o primeiro emplacamento continuarão utilizando a placa cinza.

A lista com as estampadoras credenciadas para fornecer a nova placa estará disponível no site www.detran.se.gov.br a partir do dia 17.

Fonte: Detran/SE

Inscrições para Corrida Cidade de Aracaju estão no último lote

O último lote de inscrições para a 37ª edição da Corrida Cidade de Aracaju está aberto nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro. Ampliada em 2020, a tradicional corrida de rua realizada pela Prefeitura de Aracaju se consolida no calendário nacional de eventos esportivos e tem atraído atletas de todo o país.


Para a edição deste ano, a Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), organizadora da competição, aumentou para 5 mil o número de vagas disponíveis, as quais foram distribuídas em três lotes, dois dos quais, com duas mil vagas cada, foram esgotados em tempo recorde.

“O alerta está sendo feito com antecedência para que os atletas não percam o prazo e fiquem de fora do evento. Desejamos a garantia da participação dos interessados”, destaca o diretor de Planejamento da Sejesp, Sérgio Luiz.

anúncio da data da competição foi feito em novembro de 2019 pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo secretário municipal da Juventude e Esporte, Antônio Hora Filho, no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju. Na ocasião, o prefeito comemorou o aumento do público em quase 200% nas duas edições, comparando-as aos dados de 2016

As inscrições para as últimas mil vagas devem ser feitas na Central da Corrida. Outras informações podem ser consultadas no Instagram da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte – @sejesp.

Fonte: PMA

Homem encontrado com pés e mãos amarrados morreu por asfixia

O Instituto Médico Legal (IML) identificou, preliminarmente, como asfixia a causa da morte de Rogério Correia dos Santos, 37, cujo corpo foi encontrado no sábado, 1º, dentro da casa onde ele morava, com sinais de violência.


Conforme os primeiros levantamentos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), quando as equipes chegaram à residência constataram que Rogério estava com os pés e mãos amarrados, além de possuir um pano envolvido na cabeça e com sinais de decomposição.

A Polícia Civil já iniciou as investigações, mas ainda não identificou suspeitos pela morte do homem. Conforme a assessoria de imprensa da SSP, os agentes envolvidos na investigação identificaram sinais de arrombamento da residência da vítima, no conjunto Tiradentes, no bairro Novo Paraíso, em Aracaju.

O inquérito já foi instaurado e está sendo conduzido pela delegada Juliana Alcoforado. Algumas pessoas já foram ouvidas. Aos policiais, conforme a SSP, os vizinhos informaram que Rogério era calado, que começou a morar na localidade há cerca de um mês e costumava receber amigos na residência.

As equipes envolvidas na investigação estiveram na casa onde o corpo foi encontrado e seguem coletando informações para localizar os envolvidos e esclarecer as motivações do crime. Conforme a SSP, o corpo já apresentava sinais de decomposição, o que sugere que a morte não teria ocorrido no dia em que o corpo foi localizado.

A comunidade pode colaborar para elucidar o mistério que ronda a morte desse homem. Informações podem ser enviadas através do Disque-Denúncia da SSP, pelo telefone 181. A ligação é gratuita e a identidade do informante será mantida em sigilo.

por Cassia Santana / INFONET

Umbaúba: homem morre após cair em tanque de caminhão

Um homem, identificado como João Francisco Tavares, de 45 anos, natural do Rio Grande do Norte, morreu na manhã desta segunda-feira, 03, após cair em um tanque de caminhão, que estava estacionado em um posto de combustível na BR-101, no município de Umbaúba, litoral sul do estado.


Segundo informações do Tenente Filho, comandante da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Policia Militar (6º BPM/SE), alguns populares informaram à polícia que o homem estava limpando o tanque, que seria usado para o transporte de combustível. “Moradores da localidade nos disseram que a vítima trabalhava limpando o tanque quando caiu após inalar muitos gases tóxicos”, informou o comandante.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo da vítima.

por João Paulo Schneider e Aisla Vasoncelos  /infonet (Foto: grupo Whatsapp/ Pé Embaixo)

Theme Settings