Menu

Daily Archives: 08/02/2020

Homem é morto a facadas após discussão em Poço Redondo

Por G1 SE— Foto: G1/Arquivo

Um homem foi morto a facadas na manhã deste sábado (8) em Poço Redondo, no Alto Sertão sergipano.

Segundo informações da 1ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região, testemunhas contaram que a vítima e o suspeito estavam bebendo até que houve um desentendimento e eles brigaram. A vítima sofreu golpes de faca e acabou morrendo no local.

Até a última atualização desta matéria o suspeito estava foragido.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo.

Alunos do SESI de Estância criam lixeira inteligente que transforma lixo orgânico em gás de cozinha

Alunos entre 15 e 16 anos criaram o “Kit Biogás”, tecnologia a ser instalada em condomínios para produzir biogás a partir de restos de alimentos


Foto: arquivo pessoal

Para dar um destino adequado ao lixo orgânico, alunos do SESI de Estância (SE) desenvolveram uma lixeira inteligente para condomínios, que pode transformar os restos de alimentos em gás de cozinha. O “Kit Biogás”, como foi batizado o projeto da equipe “Acrônicos”, vai ser apresentado nos próximos dias 8 e 9 de fevereiro, na etapa regional do Torneio SESI de Robótica da FIRST LEGO League (FLL), em Salvador (BA). Essa etapa prepara os alunos para tentar uma vaga na fase nacional, que ocorrerá no início de março, em São Paulo.

“O projeto visa transformar resíduos orgânicos gerados em condomínios em biogás”, resume o técnico da equipe, Elton Daniel do Nascimento. O biogás é considerado uma fonte renovável de energia. Uma das matérias-primas para essa fonte é o lixo orgânico, que são os restos de alimentos de origem vegetal e animal, podendo gerar combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica, por exemplo.

A estudante Jessica Siqueira Santos, de 16 anos, explica como vai funcionar o “Kit Biogás”. “Esse kit consiste em uma lixeira subterrânea que, por meio dos resíduos orgânicos dos apartamentos, produzirá o biogás, que será levado pela tubulação do condomínio até os moradores”, comenta. Como o tema da competição nesse ano é tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis, as lixeiras serão feitas de madeira e com fibra de coco.

“Ao estudar melhor nosso projeto, percebemos que a decomposição da matéria orgânica libera um líquido que polui o ambiente, o chorume, e pensamos como resolver ou amenizar esse problema. Foi aí que decidimos usar a fibra de coco, já que estamos em uma região litorânea e temos esse produto em grande abundância”, revela Jéssica. A fibra, segundo a jovem, será instalada no interior da lixeira. “Quando o chorume passar por ela, vai deixar substratos poluentes na lixeira, porque se fossem parar na natureza fariam mal.”

Além de Jessica, os alunos Carlos (15), João Vitor (15), Leticia Giovanna (15), Luis Felipe (15) e Thaisa Rafaela (15) pensam agora em como devolver o chorume que ficará “preso” sem prejuízos aos solos. “Nesse caso, o chorume será utilizado para produzir uma rede que poderá ser usada em cidades com riscos de deslizamento. E o chorume, agora não mais prejudicial, poderá ser liberado no solo sem prejudicá-lo tanto”, planeja a estudante.

Jéssica ressalta que os custos para produzir a lixeira são baixos. “O que pode pesar mais no preço é escavação da parte subterrânea. No mais, o projeto é simples e de baixo custo, vai depender do porte do condomínio”, esclarece.

App
Outro passo do projeto da equipe Acrônicos é desenvolver um aplicativo para celulares que possibilitará os moradores do condomínio acompanharem todo esse processo. “O aplicativo dará dicas de como o gás poderá ser consumido e como funciona a produção. E eles terão total acesso ao que está sendo produzido”, adianta o técnico Elton.

O aplicativo vai orientar os moradores sobre quais produtos eles podem ou não colocar na lixeira. “Nem todos os produtos são adequados para serem descartados”, lembra Jessica.

A competição
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League reunirá 100 equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos e promove disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, em sala de aula. Até 16 de fevereiro, haverá as disputas regionais. Os melhores times garantem vaga na etapa nacional, que ocorrerá em março, em São Paulo.

O objetivo é contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais exigidas dos jovens. Todo ano, a FLL traz uma temática diferente. Em 2020, os competidores terão que apresentar soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios.

O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol, ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos. “A questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio, uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja desenvolvido”, atesta.

Márcio Souza polariza disputa pela Prefeitura de Estância

A pouco mais de seis meses para as eleições no município de Estância/SE a polarização da disputa ao Paço Municipal entre Márcio Souza (PSOL) e Gilson Andrade (sem partido), faz as outras pré-candidaturas virar pó, algumas, despertam a curiosidade de que foram plantadas para pulverizar os votos e fazer o jogo do atual prefeito, mas no juízo do povão, não passam de verdadeiras laranjas.


Pesquisas feitas para consumo interno não reveladas em virtude da exigência da legislação eleitoral, mostram que há um crescente distanciamento nas intenções de votos em prol de Márcio Souza (PSOL), o que tá deixando as bases dos que apoiam o atual mandatário em total desconforto.

Tal fato faz desmoronar claramente que o modus operandi da política velha e ultrapassada de cumprir pagamento de servidor em dia, pintar meio fio, priorizar nomeação de cargos de comissão ao invés de fazer concurso público e fazer pequenas obras no apagar das luzes, já era, isso é coisa do passado, não deu resultado e não cola mais na cabeça do novo perfil do eleitor.

Além dos aspectos acima postos, existe uma grande indagação nas ruas se o ex prefeito Ivan dos Santos Leite é ou não pré-candidato nas eleições de 2020? Se vai permanecer na indicação da vice, sua esposa, Adriana Leite na chapa governista, ou segundo alguns, ter uma atitude mais ousada, há comentários, sair do silêncio e anunciar um possível apoio a Márcio Souza.

Sem nenhuma dependência de posicionamentos que estarão por vir de líderes locais e outras agremiações políticas, o pré candidato Márcio Souza (PSOL) reafirmou numa entrevista no decorrer desta semana na Rádio Jovem Pan o acerto com o PSB na indicação do vice na chapa majoritária.

O PSB que prepara seu Congresso festivo para escolha do novo Diretório no mês de março vindouro, onde será apresentado temas importantes para a sociedade e as eleições municipais onde haverá um pré anúncio da coligação a ser oficializada no mês de agosto do ano corrente.

Entre os presentes e convidados estará Márcio Souza e demais militantes do PSOL. Quem viver verá!

Fonte: JPINEWS
Por Antônio Barbosa

Diversão e cultura marcam a programação do Carnaval da Estancianidade 2020

A folia já vai começar. Isso porque a Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria da Cultura e Turismo, concluiu toda a programação do Carnaval da Estancianidade 2020, que acontece de 15 de fevereiro até o dia 1º de março, e que vai contar com uma estrutura completa para toda a família entrar na festança na cidade, no litoral e na zona rural.


“Assim como nas três edições anteriores, focamos em promover a cultura e o entretenimento durante essa festa popular tão marcante, e que também vai fomentar a economia e o turismo local. Preparamos tudo para garantir o conforto e o bem-estar dos foliões”, destacou o prefeito Gilson Andrade.

Os festejos de Momo em Estância iniciam sábado, 15, com o desfile do Bloco Carnavalesco “Deu a louca nos músicos”, a partir das 13h, saindo da Avenida Senhor do Bonfim (bairro Bonfim), com percurso pelas principais ruas do bairro sobre o Caminho do Rio, com destino ao Centro da cidade. Já no domingo, 16, é a vez do Carnaval no bairro Alecrim, com o Desfile do Bloco Carnavalesco Mariposa, a partir das 13h. A concentração será na Geraldo Bispo, passando pela Rua Nair de Brito, em direção à Avenida Manoel Bonfim.

A programação tem continuidade na sexta-feira, 21, com o Arrastão da Prevenção e dos Idosos do Serviço da Assistência e Fortalecimento de Vínculo, a partir das 15h. E é o artista estanciano Jorge Maravilha que vai comandar a folia. A concentração será em frente ao Colégio Walter Franco. Já à noite, às 19h, acontecem dois concursos no Largo dos Correios: a escolha da Rainha do Carnaval e Coroação do Rei Momo 2020, e o Concurso de Marchinha Carnavalesca 2019. E também neste mesmo dia que começa o Carnaval nos bairros, iniciando no bairro Alagoas, com o desfile do Bloco Carnavalesco da Imprensa ( a concentração é em frente ao Colégio Estadual Walter Franco – Premem); e no bairro Cidade Nova, com o desfile do Bloco Carnavalesco Cidade Nova Folia, que parte da Rua Zeca do Forte até o Colégio Dorijan Santos.

O Carnaval no bairros continua no sábado, 22, e segue até terça-feira, 25, como se diz no popular, “nos quatro cantos da cidade”. E para que o folião não arranje desculpa por não se divertir no Carnaval em Estância, confira a programação, e escolha “onde se jogar”!

SÁBADO, 22

BAIRRO CIDADE NOVA

Bloco Carnavalesco Renascer
Local: o percurso parte do Conjunto Santo Antônio, com destino ao Conjunto Paulo Amaral.
Concentração: 14h

CONJUNTO CARMEM DO PRADO LEITE

Bloco Carnavalesco Castelo de Areia
Local: o percurso parte da entrada do Conjunto Carmem do Prado, percorrendo as principais ruas, com destino ao ponto de origem.
Concentração: 17h

CENTRO DA CIDADE

Bloco Seleção Rubro Negro
Local: o percurso parte da Avenida Getúlio Vargas (Rua Nova), com destino à frente da Prefeitura Municipal.
Concentração:18h

Bloco “Samba Lelê”
Local: o percurso parte do Loteamento São Caetano, em direção à Avenida Getúlio Vargas (Rua Nova), com destino à frente da Prefeitura Municipal.
Concentração: 18h

Bloco Os que não Curtiram o Carnaval
Local: a concentração é na sede da Associação dos Moradores Porto D´Areia, com destino às principais ruas do bairro, finalizando na quadra esportiva do bairro.
Horário:18h

Bloco Unidos do Bairro Bonfim
Local: Saída da Avenida Getúlio Vargas (Rua Nova), com destino à frente da Prefeitura Municipal.
Concentração:19h

Bloco A Cabeçorra
Local: o percurso parte da sede, que é na Avenida Nova do Porto, nº 1042, e  percorre a Elizio Matos, Centro e Rua do Porto.
Concentração: 19h

Bloco Só da Nois
Local: o percurso parte da Avenida Getúlio Vargas (Rua Nova), com destino à frente da Prefeitura Municipal.
Concentração:19h

Bloco As Poderosas
Local: o percurso parte da Rua do Queiroz, passando pela Praça Humberto Ferreira, indo até a Avenida Getúlio Vargas, com destino à Praça Barão do Rio Branco e depois volta ao local de origem.
Concentração: 19h

Bloco Fechação
Local: o percurso parte da Avenida Getúlio Vargas (Rua Nova), com destino à frente da Prefeitura Municipal.
Concentração: 19h

Bloco Quilombo Afro
Local: o percurso parte da Avenida Getúlio Vargas (Rua Nova), com destino à frente da Prefeitura Municipal.
Concentração: 19h

Bloco Juntos e Misturados
Local: o percurso parte da Rua da Usina, passando pela feira, em direção à Rua Nova, com destino à  frente da Prefeitura Municipal.
Concentração: 20h

Bloco Pagodeiros de Plantão
Local: o percurso parte da Avenida Getúlio Vargas (Rua Nova), com destino à frente da Prefeitura Municipal.
Concentração: 20h

Bloco Império
Local: o percurso parte da Avenida Getúlio Vargas (Rua Nova), com destino à frente da Prefeitura Municipal.
Concentração: 21h

DOMINGO, 23

CENTRO

Bloco da Macaca
Local: o percurso parte da Igreja Santa Cruz, com destino à Praça Barão do Rio Branco.
Horário: 8h30min

Bloco Paralisou
Local: o percurso parte do bairro Botequim, passando pelo Centro da cidade, em direção ao bairro Santa Cruz.
Horário: 16h:30min

Bloco Infantil da Terra do Nunca
Local: o percurso parte da Avenida Getúlio Vargas (Rua Nova), com destino à frente da Prefeitura Municipal.
Concentração: 16h

CONJUNTO ALBANO FRANCO

Bloco Juntos pela Comunidade
Local: a concentração é na Rua “B” nº 190, e o percurso segue pelas principais ruas, com destino ao ponto de origem.
Horário: 15h

SEGUNDA, 24

BAIRRO CIDADE NOVA:

Bloco Tô Maluco
Local: a concentração é na Rua Recife, percorrendo algumas ruas do bairro Cidade Nova.
Concentração: 16h

BAIRRO VALTER CARDOSO COSTA (CIDADE NOVA)

Desfile do Bloco Carnavalesco: “Camaleão”
Local: a concentração é na Rua “A”, primeira etapa no Espaço de Evento,  percorrendo as principais ruas do Residencial Recanto Verde.
Horário: 14h:30min

Desfile de Escolas de Samba

Estância é o único município sergipano que mantém a tradição do desfile das escolas de samba na programação da terça-feira de Carnaval, e neste ano será no dia 25. A criatividade, elegância e animação dos componenetes das quatro agremiações (Império do Samba, Acadêmicos do Bem Viver, Amantes do Samba e Acadêmicos do Porto) são unânimes durante o desfile, que inicia às 20h, cujo percurso inicia na Avenida Getúlio Vargas, em direção à Praça Rio Branco.

Carnaval nas praias

Na praia do Abaís, tem shows sábado, 22, a partir das 21h, com Gardênia Mel, Chirlys Trindade, e Tarcísio e Doce Sedução. Domingo, 23, a partir do meio-dia, tem show de Fabinho do Acordeon, Fabinho do Acordeon e Banda Chinelo Dela, e Gordinho Safado. Às 15h, o tradicional Bloco Amigos de Graça percorre as ruas do Abaís, e a partir das 21h, a folia continua com os shows das bandas: Escuderia Samba Clube, Fabinho Moral, e Lainy Marinhos. Segunda-feira, 24, tem o desfile do Bloco Abaisanas, que neste ano, completa 24 anos de existência, reunindo milhares de foliões, homens vestidos de mulher que com muita irreverência distribuem alegria por onde passa, a partir das 14h. Às 21h, tem shows com Marcos Prata, William Ferraz, e Bethãnia Rodrigues. Na praia do Saco também tem festa! Na terça-feira, 25, a partir das 10h, bandinhas de frevo com a Orquestra Carlos Gomes, percorrem as principais ruas de lá. E também tem show om a banda Prathiter

Carnaval na zona rural

Domingo, 23, no Farnaval, tem show com Kleidiane Galdino, e André Cigano, a partir das 12h. Segunda-feira, 24, na Colônia Rio Fundo 3, tem o Bloco das Poderosas, a partir das 15h, com percurso pelas suas principais ruas; e na terça-feira, 25, na Miranguinha, a partir do meio-dia, com shows de Bebê Chorão, e banda Dose Dupla.

Ressaca do Carnaval

E sem deixar a folia acabar, no domingo, 1º de março, acontece a ressaca do Carnaval da Estancianidade 2020, em dois bairros: Alecrim e Botequim. Confira  programação:

BAIRRO ALECRIM
Desfile do Bloco Carnavalesco “Alecrim Pé em Baixo”
Local: o percurso parte da Avenida Manoel Bonfim, percorrendo as principais ruas com retorno ao ponto de saída.
Horário: 14h

BAIRRO BOTEQUIM:
Desfile do Bloco Carnavalesco “Os Papudos”
Local: a concentração é na Igreja de São João, no bairro Botequim, percorrendo as ruas do bairro, Centro, Porto D´Areia, São Jorge, finalizando na Rua do Queiroz (bairro Botequim).
Horário: 11h

Fonte: Prefeitura Municipal de Estância

Alunos da Margi Education irão participar de competição de Robótica em Salvador

A Margi Education,  única escola de Sergipe que trabalha com foco no desenvolvimento das pessoas  e uma das poucas nacionalmente com esse olhar, estará participando neste final de semana, nos dias 8 e 9, na capital baiana, de mais uma competição de robótica.


O objetivo da escola  estanciana é classificar seus alunos para a etapa nacional. Em 2018 os aluno da Escola de Inteligência Emocional e Tecnologia foram os melhores de Sergipe na categoria de Inovação da FLL (Competição de Robótica e Inovação – Etapa Bahia).

A Margi, que  é referência nacional em inteligência emocional  utilizará da sua experiência para apresentar na Bahia dois projetos de inovação, os aplicativos  HappyLife e AlertPets.

O Aplicativo HappyLife foi projetado pelos alunos Alaíde Trindade, Christyan Camacho, Luis Renato, Pedro Miguel e João Henrique.  Ele foi criado com o objetivo de  ajudar os pais na orientação dos seus  filhos que passaram por experiências negativas (assaltos) e depois desse episódio passaram a ter algum tipo de estresse pós-traumático.

Já os alunos Enzzo Samuel, Lucas Blinofi, Kauan Polte e Inácia Boia projetaram uma solução para a comunidade ter um canal de denúncia para animais abandonados. A alta concentração de animais abandonados aumenta a probabilidade  de doenças para as pessoas.

Para a CEO Sueni Santana, os pais foram muito importantes no desenvolvimento do projeto. “Inicialmente a comunidade tem a visão que nos cursos de Robótica da MargiEducation os alunos desenvolvem somente o raciocínio lógico, no entanto, somos muito mais que isso, nós trabalhamos para que as próprias crianças percebam a grandeza de praticar a inteligência emocional com estratégias internacionais.”, destacou.

A competição de Robótica será de 08 a 09 de Fevereiro em Salvador-BA, evento organizado no Brasil pelo SESI/SENAI.  Os melhores colocados são classificados para a etapa nacional 2020. Os alunos participam da categoria de robótica e projeto de pesquisa.

Ficou interessado?  Seu próximo passo é fazer uma visita em nossa escola. Conheça nossos cursos aqui e preencha um de nossos formulários para podemos entrar em contato.

Calendário de Cursos

A margiEducation fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 462, 1 andar. Galeria em frente a Clínica de Dr. Alexandre.  A Margi tem como foco potencializar a inteligência emocional das pessoas, principalmente das crianças, tornando-as líderes globais.

Atualmente a escola oferta os Cursos Para Crianças e jovens

Robótica Colaborativa

Robótica Kids –  a partir de 4 anos

Informática Atualizada (Informática Básica)

Desenho Digital 3D para Games

Para os adultos (a partir de 18 anos)

Informática Atualizada (Informática Básica)

Marketing Digital

Cursos de Gestão

DISC – Analista Comportamental

Leader Coach

Fonte: Margi

Theme Settings