Menu

SMTT de Estância e diversos órgãos se reuni para discutir as ações de planejamento do mês maio amarelo

Reunião definirá as atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito que este ano trás o tema: “No trânsito, o sentido é a vida”.

A SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito juntamente com a Secretaria Municipal da Defesa e Cidadania de Estância, reuniu na manhã desta quarta-feira, 03 diversas instituições públicas e privadas para discutir as ações de planejamento que envolve o mês alusivo ao trânsito Nacional, “Maio amarelo”.

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema.

Ao final da reunião a poeta Raimunda Andrelina distribuiu o hino de sua composição e todos cantaram a melodia “Maio Amarelo”.

Para a secretária de defesa civil e da cidadania, Georlize, as ações do maio amarelo serão diversificadas e organizadas por diversas instituições que estiveram presentes na reunião, a exemplo do SESI/SENAI, Clube dos Amigos, Lira Carlos Gomes, Tiro de Guerra 06-013, Bombeiros Civis, Defesa Civil, SMTT, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Escola Criativa, Escola Reunidas, Duas Irmãs, Lions Clube, DETRAN/SE, CDL, Comunicação da Diocese de Estância entre outras instituições que estarão se somando ao projeto.

O Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço ou sua camisa do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro. Esse movimento bastante salutar nos coloca diante de um assunto muito importante em nosso cotidiano e alertar a população sobre os riscos, as imprudências e suas consequências são discussões que estaremos orientando juntamente com outros órgãos de prevenção e segurança de nosso município o que de fato fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito”. Disse Georlize.

Assim como em 2018 que tivemos o tema “Nós somos o trânsito”, o tema de 2019 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o Superintendente de Transporte e Trânsito – Coronel Enilson, as ações estão sendo discutidas com cada representante que estiveram na reunião e os próprios irão dar sugestões para planejarmos o Maio Amarelo de forma mais coletiva e envolvendo as instituições que tem dado uma enorme parcela de contribuição a gestão municipal: “O Maio Amarelo vai ser mais uma ação importante do Poder Público Municipal. Um mês inteiro votado a edução, orientação no trânsito de forma que possamos reduzir o número de índice de acidentes e das imprudências – Essa ideia de juntos somos fortes é o resultado desta somação aqui presente envolvendo diversos órgãos públicos e privados, além das instituições governamentais e não-governamentais que vão aderir a está mobilização”. Enalteceu Coronel Enilson.

Para o prefeito Gilson Andrade, o município já está fazendo a parte dele e que a sociedade deve está mais preocupada com o trânsito:  “Infelizmente não há um só dia em que não tenhamos notícias sobre a problemática do trânsito, aqui ou em qualquer parte do planeta. Está mais do que na hora da sociedade acordar para esse drama. A nossa parte, através da prefeitura e da sociedade civil, estamos fazendo”, destaca o prefeito Gilson Andrade.

Por: Washington Reis / SERGIPE REPÓRTER (Foto: SMTT-Estância)

Related Posts

LEAVE A COMMENT