sergipereporter.com.br

Corrida Cidade de Aracaju terá prova histórica com recorde de atletas em sua 39ª edição

Corrida Cidade de Aracaju terá prova histórica com recorde de atletas em sua 39ª edição

A 39ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, que ocorrerá no próximo dia 23 de março, contará com oito mil corredores, um número recorde de inscritos que faz desta uma edição histórica. Realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), o evento esportivo, que integra as comemorações pelo aniversário da capital, já se consolidou no calendário nacional de corridas de rua e é um dos mais aguardados do ano pelos praticantes da modalidade.
Conforme apontam relatórios da Ticket Sports, empresa responsável pelas inscrições da competição, a prova aracajuana tem sido mais procurada até mesmo que a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, realizada anualmente na capital paulista. De acordo com o secretário municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju, Sérgio Thiessen, a 39ª Corrida Cidade de Aracaju supera as expectativas desde o momento das inscrições, em que mais de 14 mil pessoas acessaram o site simultaneamente para garantir uma vaga.

“Nas edições dos últimos três anos nós tivemos uma procura muito grande, com as inscrições sendo encerradas rapidamente nos primeiros minutos. Mas, este ano, superou a expectativa. Em cada lote, nós tivemos cerca de 15 mil pessoas procurando a competição. Isso comprova que a Corrida Cidade de Aracaju caiu no gosto popular, muito em razão da sua qualidade, do cuidado que nós temos com a realização, pelo fato de ela ser uma corrida diferenciada e dos atrativos da nossa cidade”, destaca o secretário.

Segundo Sérgio Thiessen, este ano houve um crescimento significativo no número de inscritos para o percurso tradicional, dos 24 km, já que quase três mil participantes irão correr essa distância, o que representa cerca de 35% do número total de atletas para esta edição e demonstra que as pessoas estão se inserindo no universo das corridas de rua e cuidando da saúde. Afinal, ressalta o gestor, o percurso, que sai da cidade histórica de São Cristóvão rumo à avenida Ivo do Prado, em Aracaju, não é nada fácil e exige alta preparação.

“Esta competição é um grande fomento ao esporte e incentiva a prática da corrida de rua, até porque é desafiadora e difícil, com um percurso que possui muitas ladeiras. Então, para um corredor participar dos 24 km, que é uma quilometragem acima de uma meia maratona, exige-se preparação. Historicamente, nós tínhamos uma predominância de participantes nos 5 km e em segundo lugar, os 24 km, depois os 10 km. Este ano, houve uma migração expressiva de participantes para os 24 km, que é o percurso tradicional. Isso indica que as pessoas estão realmente treinando e se cuidando, querendo desafiar-se a cada edição”, avalia.

De acordo com secretário, até 2015 a Corrida Cidade de Aracaju era realizada  apenas com o percurso dos 24 km, sendo os outros percursos (5 km e 10 km) inclusos em 2016, como uma forma de verificar a adesão dos participantes. Essa estratégia foi aprovada pelos corredores e permanece na estrutura da competição, a fim de democratizar e abrir espaços para a população, principalmente com o aumento no número de vagas, o que reforça o compromisso da gestão em proporcionar qualidade de vida, saúde e bem-estar para os aracajuanos a partir da oferta de espaços para atividade física e da realização de eventos esportivos.

Outro número que chamou a atenção da organização da competição após o encerramento das inscrições, segundo Thiessen, foi o quantitativo predominante de sergipanos inscritos. “Quase 90% dos inscritos para a edição deste ano são pessoas residentes em Sergipe. Esse número costumava ficar em torno de 70% a 75%, mas nunca houve um número tão significativo, tornando ainda mais evidente que a corrida caiu no gosto dos sergipanos. Afinal, ela celebra uma grande festa: o aniversário de Aracaju”, disse.

Além dos fatores de tradicionalidade, comemoração, prática esportiva e desafio, a 39ª edição da Corrida Cidade de Aracaju também se destaca pela premiação em dinheiro para os primeiros colocados. “Nós dobramos o prêmio, o que torna a corrida ainda mais atrativa. Ela já vinha com uma premiação global de R$100 mil distribuída em várias categorias, principalmente para os corredores dos 24 km, e este ano foi dobrada, atraindo mais pessoas, beneficiando aqueles que realmente se destacam”, conta o secretário.

CONFIRA COMO FOI NOSSA TRANSMISSÃO AO VIVO 2023

Fonte: Prefeitura de Aracaju I Foto: Washington Reis edição 2023

Related Articles