Menu

Programa Alma Feminina destaca dicas de como diminuir a tosse de forma caseira

O programa Alma Feminina vai ao ar de segunda a sexta das 9h às 10h pela MarAzul FM 104,9 e todos os dias trás dicas e informações importantes sobre o universo feminino, no programa dessa terça-feira, dia 02 de julho, o assunto foi como aliviar a tosse erguendo a cabeceira da cama e mais 4 medidas caseiras.

A tosse não é exatamente uma doença, mas sim um sintoma. Trata-se de um mecanismo de defesa das vias aéreas, que pode ser desencadeada como reação à agentes agressores ou irritantes, como o frio, poluição, fumaça de cigarro, entre outros.
De acordo com o pediatra Flávio Melo, infecções respiratórias virais, como resfriado e gripe, causam a tosse aguda e, nestes casos medidas simples e caseiras podem ser suficientes para combater o problema. Conheça algumas soluções indicadas pelo médico em seu perfil no Instagram:

Elevar a cabeceira da cama

Manter a cabeceira da cama mais alta colocando algo sob o colchão ajuda a aliviar a tosse persistente. A medida pode soar como um simples truque da vovó, mas tem base científica. Quando o tronco fica mais elevado que o resto do corpo, evita que a coriza e o muco nasal engolido ao longo do dia voltem para a garganta.

Instilação nasal de soro

O soro fisiológico é um produto bastante eficaz e seguro para desentupir o nariz, manter a mucosa hidratada e facilitar a expectoração. Basta aplicar gotinhas de soro nas narinas. É possível ainda contar com uma solução salina que pode ser inalada ou pingada no nariz. Para fazer, misture 1 colher de chá de sal para cada litro de água.

Nebulização

Nebulização com água quente hidrata a mucosa da garganta e ajuda a eliminar o catarro. Basta colocar cerca de 2 litros de água fervente em uma bacia, posicionar uma toalha sobre a cabeça e tapando a bacia, respirando o vapor aquecido.
Hidratação

A água, segundo o pediatra, é o melhor expectorante. Ingerir cerca de 2 litros de água ao longo do dia hidrata as secreções, facilitando a eliminação do muco, e garante alívio da sensação de pigarro preso na garganta.
Xarope caseiro ou colherinha de mel

O médico indica ainda o preparo de um xarope contra tosse com cebola, beterraba e cenoura, ingredientes que possuem componentes antixoxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a diminuir a tosse. Vale ainda apostar na boa e velha colherinha de mel, pois o alimento reduz a duração da tosse.

É importante ressaltar que as opções são mais indicadas em casos de infecções virais, mais simples de serem tratadas. Quando a tosse se torna prolongada, com mais que duas semanas de duração, e é acompanhada de febre alta e outros sintomas, é possível considerar complicações que exigem acompanhamento médico.

Fonte: Site Bolsa de Mulher

Related Posts

LEAVE A COMMENT