Menu

Estância intensifica a vacinação contra o Sarampo

A prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Saúde, tem intensificado as ações de combate ao sarampo.

Embora seja uma vacina de rotina e que faz parte do calendário nacional de vacinação, disponibilizada durante todo o ano em todos os postos de saúde, os trabalhos foram intensificados para evitar que esta doença, que havia sido eliminada em 2016 e que retornou a fazer vítimas no pais, possa chegar até o nosso município.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A transmissibilidade ocorre de forma direta, ou seja, de pessoa a pessoa, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao falar, espirrar, tossir ou respirar. Por isso, o elevado contágio e disseminação da doença.

Todo paciente que, independente de idade e situação vacinal, apresente “febre e exantema maculopapular” ( manchas vermelhas pelo corpo) , acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

PREVENÇÃO:

A vacinação é a única maneira de prevenir o sarampo. Todas as vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação do município de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a VACINA TRÍPLICE VIRAL (SCR) que previne contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.

PÚBLICO ALVO:

  • A vacina é indicada para indivíduos de 12 meses (1 ano) a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;

  • Indivíduos de 30 a 49 de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral.

OBSERVAÇÃO:

Crianças de 6 meses a menores de 1 ano (12 meses) que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo devem ser vacinados contra a doença pelo menos 15 dias antes da viagem.

Confira AQUI a relação das cidades com surto de sarampo:

Quem NÃO deve receber a vacina contra o sarampo?

  • Casos suspeitos de sarampo;

  • Gestantes

  • Usuários com imunodeficiência clínica ou laboratorial grave;

  • Registro de anafilaxia após recebimento de dose anterior

HORÁRIO DE VACINAÇÃO:

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 7 as 12 e 13 às 16 nas unidades de saúde da família da área urbana. Na zona Rural com as equipes da saúde da família das 7 as 12h.

Texto: Pisca Jr  / DIARIOSERGIPANO

Related Posts

LEAVE A COMMENT