Menu

Defesa Social faz apresentação do Projeto Café Cidadão

Lançamento oficial será no próxima segunda, 19 de agosto, na CVE

A Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, realizou na manhã desta segunda-feira, 12, no auditório da Secretaria, a apresentação do projeto “Café Cidadão”. Esse projeto, visa construir uma maior integração com a sociedade civil oportunizando a participação direta na elaboração da política pública a ser executada pela administração municipal, possibilitando que sejam oferecidos pela pasta serviços que atendam ao anseio da sociedade. O projeto objetiva também a formação de parcerias para ofertar cursos de extensão, seminários, palestras e mesas redondas, além  de debates propositivos que estimulem o pleno exercício da cidadania.

“O Projeto tem como princípio juntar os órgãos da sociedade civil representada e construir ações que levem ao cidadão informações que o empoderem para o efetivo exercício da cidadania. A ideia é aproximarmos a comunidade da administração pública, além de irmos ao cidadão escutá-lo e identificar qual a intervenção  mais adequada e a partir dai buscar esforços para atender ao demandado. O propósito é ofertar cursos de formação e capacitação na busca de fornecer instrumentos para que o cidadão  possa exercer a sua cidadania.”, pontuou a secretaria da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles.

A reunião foi conduzida com um bate papo informal com a presença de várias entidades que atuam nas mais diferentes áreas, dentre as quais: cultura, lazer, educação e segurança pública. Presente no evento a coordenadora regional do Sebrae Estância, Heloísia Fontes, que destacou a amplitude do projeto. “Saio muito feliz e satisfeita de observar esse olhar social e a preocupação com o cidadão. Nunca vi um trabalho feito com essa magnitude.”, disse.

Representando o poder legislativo, o Vereador e Presidente da Câmara André Graça, expressou sua satisfação pela idealização do projeto. “É um motivo de satisfação poder contribuir com um projeto dessa grandeza que aproxima os entes públicos e a sociedade civil na busca da formação cidadã. Essa aproximação entre o poder público e a sociedade é muita salutar. O Poder Legislativo de Estância  também realiza esse trabalho de aproximação com a população ao levar as sessões Itinerante da Câmara aos bairros e comunidades. Então, parabenizo a Dra. Georlize e toda a sua equipe, e ao gestor maior que é o Prefeito Gilson Andrade por esse olhar humano.”, expressou André Graça.

Também presente no bate papo o instrutor do Tiro de Guerra 06/013, Tenente Hewer Vila Nova, parabenizou a Secretaria pela iniciativa. “Em poucos minutos ouvi muitas ações importante de cidadania, pelo qual parabenizo a Secretaria pelo trabalho que desempenha. E hoje estamos aqui trabalhando a prevenção, pois esse é o único modo de verdadeiramente transformar a nossa sociedade. E esse é o nosso papel, transformar esses jovens, para que possam aprender valores cidadãos e melhorar como estudante, melhorar como cidadão e no seu ambiente do trabalho”,  enfatizou.

Já o diretor da Cadeia Pública de Estância Vanilson Barbosa, destacou sobre a preocupação com a ressocialização dos egressos do sistema prisional. “O nosso papel aqui é pensar em uma sociedade melhor. E a Cadeia Pública de Estância tem uma efetiva  preocupação com a ressocialização dos detentos. Por isso, é que investimos na formação técnica dos jovens no cárcere para que eles possam aprender uma profissão e ser reintegrado a sociedade. Dessa forma,  buscamos ajudá-los a obter a sua subsistência de forma lícita, contribuindo assim para redução da criminalidade”, afirmou.

O trabalho de busca de parceiros na sociedade civil já deu resultado efetivo, na oportunidade o empresário Marcelo Silva, proprietário da franquia Microlins Estância, disponibilizou ao projeto 100 bolsas de estudos para auxiliar na área de formação.

O evento contou ainda com a presença do Superintendente da SMTT, Cel. Enilson Aragão; da coordenadora do CREAM, Guadalupe Batista; representante da SSP, Lucas do Rosário; Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Jairo Cruz; Sub Comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, Major Jailson; representantes da Defensoria Pública; empresários; Rotary Club; Rotaract; Bombeiros Civil; Representantes da UAB; Guarda Municipal e da SEME.

FONTE: SECOM / PREFEITURA DE ESTÂNCIA

Related Posts

LEAVE A COMMENT