Menu

Feira da Agricultura Familiar recebe oficina de defensivos naturais

Com o intuito de trazer mais visibilidade ao público, a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar em 2020, realizada nesta quinta-feira (09), trouxe uma novidade: o retorno para a área externa da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – SEIAS.

A mudança atendeu à solicitação dos agricultores, que também receberão a cada nova edição ações de conscientização sobre produção e consumo de alimentos saudáveis e de qualidade, promovidas pela Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (CSAN/SEIAS). A primeira ação desenvolvida foi uma oficina de defensivos naturais para orgânicos.

A Feira oferta ampla variedade de produtos orgânicos e, de acordo com o engenheiro agrônomo da CSAN, Lucas Aroaldo, a expectativa com a mudança de local é alavancar as vendas para os agricultores. “A mudança foi uma reivindicação dos feirantes desde o ano passado. Então, trouxemos a estrutura para a frente da SEIAS com o intuito de ficar mais visível para que o público externo possa conhecer. A Feira oferece produtos de qualidade e todos os agricultores possuem cadastro em Organizações de Controle Social (OCS) de diferentes regiões do Estado, o que garante a certificação da produção orgânica para segurança do consumidor”, pontuou.

A primeira ação de conscientização do ano foi a produção de um inseticida natural caseiro, simples e barato. O estagiário de Agronomia da CSAN, Érick Dantas, explicou como é feita a solução. “O defensivo é utilizado para o controle prático e combate a pulgões, cochonilhas e lagartas em diversas culturas. É totalmente orgânico e a produção dele é muito fácil, com proporções simples: para cada barra de sabão ou 200g sabão de coco em pó, utiliza-se 1L de água quente e 3L de água em temperatura ambiente. Primeiro, deve-se desmanchar a barra de sabão ou diluir o sabão em pó na água quente, depois mistura com a água em temperatura ambiente. Após a dissolução, já pode colocar o líquido em uma bomba manual para realizar a aplicação direta nas plantas”, ensinou.

A agricultora do município de Lagarto, Josileide Martins, é uma das comerciantes da Feira e aprovou a mudança do local, assim como também parabenizou a iniciativa da CSAN ao trazer informações novas para os produtores rurais. “A feira voltou a ser aqui na parte de fora da secretaria e está bom, pois quem vai passando pela rua já vê a feira e assim chama a atenção de mais clientela. Esta é a primeira feira do ano e vendi quase tudo da minha banca. Gostei muito também das dicas sobre defensivos naturais. Na próxima feira, vou trazer o defensivo que uso na minha produção para compartilhar com os outros feirantes, que é a calda bordalesa”, disse.

A Feira da Agricultura Familiar é realizada quinzenalmente na SEIAS [Rua Santa Luzia, 680 – Bairro São José, Aracaju-SE], e nas quintas alternadas, no Parque da Sementeira. A Feira incentiva o consumo de alimentos isentos de agrotóxicos e possibilita a geração de renda para famílias que vivem da agricultura familiar no interior de Sergipe.

Fonte: Seit  (Foto: Pritty Reis) 

Author

Wash

Wash

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, texercittion ullamco laboris nisi ut aliquip

Related Posts

LEAVE A COMMENT

Make sure you enter the(*) required information where indicated. HTML code is not allowed

Theme Settings