Menu

Estância intensifica a vacinação contra o Sarampo

A prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Saúde, tem intensificado as ações de combate ao sarampo.

Embora seja uma vacina de rotina e que faz parte do calendário nacional de vacinação, disponibilizada durante todo o ano em todos os postos de saúde, os trabalhos foram intensificados para evitar que esta doença, que havia sido eliminada em 2016 e que retornou a fazer vítimas no pais, possa chegar até o nosso município.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A transmissibilidade ocorre de forma direta, ou seja, de pessoa a pessoa, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao falar, espirrar, tossir ou respirar. Por isso, o elevado contágio e disseminação da doença.

Todo paciente que, independente de idade e situação vacinal, apresente “febre e exantema maculopapular” ( manchas vermelhas pelo corpo) , acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

PREVENÇÃO:

A vacinação é a única maneira de prevenir o sarampo. Todas as vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação do município de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a VACINA TRÍPLICE VIRAL (SCR) que previne contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.

PÚBLICO ALVO:

  • A vacina é indicada para indivíduos de 12 meses (1 ano) a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;

  • Indivíduos de 30 a 49 de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral.

OBSERVAÇÃO:

Crianças de 6 meses a menores de 1 ano (12 meses) que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo devem ser vacinados contra a doença pelo menos 15 dias antes da viagem.

Confira AQUI a relação das cidades com surto de sarampo:

Quem NÃO deve receber a vacina contra o sarampo?

  • Casos suspeitos de sarampo;

  • Gestantes

  • Usuários com imunodeficiência clínica ou laboratorial grave;

  • Registro de anafilaxia após recebimento de dose anterior

HORÁRIO DE VACINAÇÃO:

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 7 as 12 e 13 às 16 nas unidades de saúde da família da área urbana. Na zona Rural com as equipes da saúde da família das 7 as 12h.

Texto: Pisca Jr  / DIARIOSERGIPANO

Author

Lavar

Lavar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, texercittion ullamco laboris nisi ut aliquip

Related Posts

LEAVE A COMMENT

Make sure you enter the(*) required information where indicated. HTML code is not allowed

Theme Settings