O fornecimento foi restabelecido na madrugada desta terça, 14, por volta das 1h11.
Cerca de 200 mil clientes ficam sem energia em Sergipe após apagão
Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira, 14, afetou o fornecimento de energia em Sergipe, no Distrito Federal e em pelo menos 16 estados do país. Em Sergipe, segundo a Energisa, cerca de 200 mil clientes tiveram o serviço interrompido por volta de 0h31. O fornecimento foi restabelecido às 1h11.
De acordo com a concessionária, a interrupção ocorreu por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) após um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN). “O fornecimento de energia foi normalizado para todos os clientes impactados por volta de 1h11”, informou a empresa em nota.
O ONS confirmou que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, o que provocou o desligamento da unidade de 500 kV e a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. O problema resultou na interrupção de aproximadamente 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
No Nordeste, a perda foi estimada em 1.900 MW. Em Sergipe, o impacto foi temporário e o restabelecimento total ocorreu dentro de uma hora. O ONS informou que a recomposição das cargas foi concluída nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste em até 1h30, enquanto o Sul teve o serviço normalizado por volta das 2h30.
Uma reunião com os agentes do setor elétrico foi convocada para esta terça-feira, e o ONS deve apresentar até sexta-feira, 17, um Relatório de Análise da Perturbação sobre as causas do apagão.
PORTAL INFONET I Foto: ARQUIVO SERGIPE REPÓRTER