sergipereporter.com.br

Natali Coimbra, uma gestora de referência no futebol sergipano com um currículo espetacular.

Natali Coimbra, uma gestora de referência no futebol sergipano com um currículo espetacular.

Como se tornar uma mulher de referência no futebol onde alcançou importantes títulos estaduais e nacionais como gestora do Estanciano Feminino. Em 2025 ela assume a vice-presidência do Estanciano.

A maneira como se posiciona num meio predominantemente masculino, Natali Coimbra também tem se destacado por sua capacidade de enfrentar os desafios no futebol feminino. O peso para quem está a frente do futebol feminino é grande quando o assunto é financeiro e Natali tem se debruçada em busca de parcerias, de atletas que desse ao time canarinho não só um troféu de campeão e sim várias conquistas em campo e extra campo como a inclusão das meninas canarinhas no Projeto Ong Eu Acredito.

A frase “eu acredito” sempre foi um slogan perfeito para as meninas da vila que impulsionou a chegarem a importantes títulos estaduais e nacionais, além de importantes participações nas competições brasileiras.

Após uma série de resultados positivos Natali conquistou respeito no futebol sergipano e nacional e agora como parte da diretoria do futebol masculino conquista seu primeiro titulo o Campeonato Sergipano de Futebol da Série A-3 2025. Embora o ambiente seja predominantemente masculino e saber gerenciar ambos os sexos ao mesmo tempo ela se tornou chave importante no clube e uma referência em Sergipe.

A mudança é lenta, mas a cada dia é possível perceber que as mulheres estão de fato ganhando cada vez mais espaços no futebol, seja na narração, comentários, na gerencia, no marketing esportivo entre outras profissões o que mostra que elas não só conquistaram espaço e notoriedade dentro de campo como também em cargos de liderança dentro dos próprios clubes como o caso de Natali, formada em educação física que passou a gerenciar o futebol feminino em Estância e agora assume a vice-presidência do Estanciano.

A gestora do time canarinho feminino é uma das responsáveis pela reformulação que elevou o time a importantes conquistas.

De professora de educação física para gestora

“Sou profissional de educação física e quando assumir esse compromisso na ong é porque eu já acreditava que o projeto seria possível – Eu tinha certeza de que as coisas iam se desenvolver e uma vez isso virando profissional, iam aumentar as oportunidades e seria importante ter alguém que pudesse fazer um trabalho com elas (jogadoras). A gente quer que elas alcancem seus sonhos, então eu tinha convicção de que daria certo (o desenvolvimento da modalidade) e falava que estaria com elas de uma maneira profissional lutando junto, por espaços, para elas terem condições de trabalhar”, explica Natali se referindo as canarinhas.

Estanciano Masculino

“Dentro do time profissional masculino eu percebi que havia uma lacuna para gerenciar o futebol, buscar recursos e atrativos para o time canarinho e a partir do convite do Presidente Araújo Júnior assumir esse compromisso de vice-presidente e graças ao elenco, a comissão técnica, a diretoria alcançamos nosso primeiro objetivo de 2025 que foi colocar o Estanciano de volta a segunda divisão e conquistar o titulo da terceira divisão”. Completou Coimbra.

Em 2025 Natali ao assumir a vice-presidência do Estanciano, coube a ela se doar mostrando seu potencial para ajudar o Canarinho a subir para a segunda divisão. Obvio que o time canarinho não subiu sozinho, Ronildo Batalha, atual técnico do Estanciano e um elenco dedicado e focado na conquista foi importantíssimo em todo o projeto até o título de forma invicta do futebol sergipano.

“Foi muito desafiador, eu não sair do futebol feminino para assumir um compromisso no futebol masculino, eu simplesmente tive que ficar nos dois e saber gerir ambos simultaneamente. Além do futebol profissional ainda temos nossas categorias de base e tudo isso é desafiador – Quem não está olhando para o futebol feminino, para as mulheres como pilares estratégicos, está perdendo o timing e oportunidades. Esse é o desafio, mudar essa mente”. Disse.

As canarinhas

Natali desenvolveu um projeto maravilhoso frente às canarinhas mesmo diante dos dramas vivenciados e os abraços e sorrisos pelas conquistas.

“Fica muito claro para mim uma gestão humanizada do processo, você não olhar o futebol e as pessoas de uma maneira óbvia e científica, é saber se colocar no lugar, entender o momento, precisamos entender o que cada um passa, quais são as expectativas, entender que vamos errar nesse processo. Eu sou muita adepta da diversidade, isso cria um produto final muito melhor porque você traz diferentes visões, isso vai gerar discussões proveitosas”, comenta a gestora.

Conquistas e trajetória

Tia Naty, como é mais conhecida, é a frente de luta do futebol feminino no estado de Sergipe.

Como gestora na diretoria do futebol feminino Estanciano possui títulos de vice-campeã estadual 2019, campeã estadual 2021, bicampeã 2022, representante do estado no Brasileiro A-3 feminino 2022 e 2023, Campeã sergipanas de fut7- adulto 2022. Campeã Brasileira de fut7 feminino adulto 2022.  Campeã Sergipana de fut7-sub17- 2024.

  • Campeã da primeira edição do campeonato sergipano de campo sub17- feminino 2024.
  • Vice-campeã sergipano sub17 feminino 2025.
  • Campeã regional da Copa Serigy 2025.
  • Campeã geral da Copa Serigy 2025.
  • Vice Campeã da primeira Copa Rainha Marta- NORDESTE- 2025.

Natali Coimbra

  • Professora de Educação física- UNIT
  • Pós graduando em GESTÃO PÚBLICA- Unit
  • LICENÇA S- CBF
  • PRESIDENTE ONG EU ACREDITO
  • VICE-PRESIDENTE ESTANCIANO ESPORTE CLUBE

PROPÓSITO: Fomentar, desenvolver e profissionalizar o FUTEBOL FEMININO.

Por WASHINGTON REIS I SERGIPE REPÓRTER I Foto: ARQUIVO PESSOAL

Related Articles