Gestão municipal e associação dialogam sobre estratégias para fortalecer o voluntariado, o combate a incêndios e a prevenção de acidentes na região.
O prefeito de Estância recebeu no Paço Municipal, na manhã desta terça-feira (02), a diretoria da Associação de Brigada de Incêndio Comunitária (ABIC). O encontro, que contou com a presença do vice-presidente da ABIC, Washington Reis, e do vereador Isaias Nego Bia, teve como objetivo discutir estratégias e alinhar tratativas para o fortalecimento dos serviços voluntários prestados à população estanciana.
Durante o encontro, foram apresentadas as demandas e o portfólio de atuação da ABIC, que conta com uma equipe multidisciplinar formada por bombeiros civis, profissionais de saúde, segurança do trabalho e veterinários. Entre os principais pontos abordados, destacou-se o apoio da brigada em ações de primeiros socorros, resgate terrestre e combate a incêndios em vegetação — uma preocupação crescente durante as ondas de calor no verão.
A pauta também incluiu a integração da ABIC com a Defesa Civil e as secretarias de Meio Ambiente, Esporte, Saúde e Cultura. A associação propôs a realização de cursos gratuitos de primeiros socorros para as comunidades, com ênfase na “Lei Lucas”, além de suporte preventivo em eventos temporários do município.
“Vamos formalizar os pontos discutidos nesta reunião para viabilizar, o mais breve possível, essa importante parceria em prol da nossa sociedade. O poder público reconhece a importância de somar forças para ofertar serviços essenciais que garantam a segurança e o bem-estar de todos”, destacou o prefeito André Graça.
Uma das tratativas centrais foi a cessão de um espaço físico para a sede da ABIC. Estuda-se a viabilidade de instalação em uma das salas da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), no Bairro Cidade Nova, local onde a entidade já desenvolve atividades educativas.
“Nosso objetivo é atuar de formar organizada, estruturada e com pessoas capacitadas para a brigada de incêndio como já está sendo realizado. A ABIC foi criada com o intuito de salvar vidas, ajudar pessoas, o meio ambiente, buscar parcerias e se somar no que for preciso com os órgãos públicos para proteger, elaborar projetos, realizar cursos e palestras de forma gratuita na área de prevenção de acidentes, primeiros socorros e principio de incêndios como também as campanhas de educação ambiental que estão inseridas em nosso planejamento de ações”. Comentou o vice-presidente Washington Reis.
O parlamentar Isaias Nego Bia sublinhou a relevância da interlocução entre a gestão municipal e a ABIC, enfatizando que parcerias sólidas são fundamentais para garantir a devida valorização dos profissionais e voluntários que atuam na segurança da região.
Publicado por Genilson Máximo
Fonte: SECOM



