O CBMSE iniciou também, por meio do Departamento de Ensino e Instrução, o curso de Formação da Brigada Intermediária destinado à Funcap/ASE
Segundo o major BM Marcos Lima, da Diretoria de Atividades Técnicas do CBMSE, a operação visa minimizar riscos de incêndio e pânico por meio de visitas orientativas e fiscalizações em estabelecimentos comerciais, industriais e locais de grande concentração de público.
“Realizamos vistorias para identificar e corrigir irregularidades antes que se tornem situações graves e para aumentar o número de edificações com Atestado de Regularidade”, afirma.
O major destaca ainda o caráter educativo da ação:
“A operação reforça para a sociedade a importância de manter sistemas de segurança em pleno funcionamento — como extintores, hidrantes, iluminação de emergência, alarmes e rotas de fuga — e lembra a obrigação legal das empresas em possuir atestado de regularidade ou auto de conformidade válidos”.
Aproveitando a mobilização da Operação Alerta Vermelho, o CBMSE iniciou, por meio do Departamento de Ensino e Instrução, o curso de Formação da Brigada Intermediária destinado à Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/ASE).
De acordo com o sargento BM Fábio Sandes, as instruções aconteceram nesta terça-feira (2), em Aracaju, sendo direcionadas a profissionais dos Museus e dos Teatros Atheneu e Tobias Barreto, com conteúdo sobre noções básicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), combate a incêndio, uso correto de extintores e procedimentos de evacuação.
“O treinamento de brigada pelo Corpo de Bombeiros combina teoria e prática: começamos com aulas sobre legislação, prevenção de riscos, tipos de incêndio e funcionamento de equipamentos. Em seguida, realizamos treinamentos práticos com extintores, mangueiras e simulações de foco de incêndio em ambiente controlado, além de exercícios de evacuação e cenários de resgate. Também ensinamos noções de APH para atendimento inicial às vítimas. Cada etapa é acompanhada por instrutores qualificados, garantindo que os brigadistas saibam agir com segurança, rapidez e coordenação em situações reais”, explica Sandes.
Fonte: Ascom CBM/SE



