O projeto deve começar em 2025 com recursos do Fundef e promete atender a uma demanda da sociedade
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, anunciou a criação da primeira universidade estadual do estado, nesta segunda-feira (16), em entrevista à rádio Fan FM. O projeto deve começar a sair do papel já em 2025, conforme revelou o chefe do Executivo estadual.
Governo de Sergipe
“A boa nova é que vamos construir uma Universidade Estadual sem precisar do recurso da Deso. Fechamos um acordo federal, com o Governo Federal, sobre o Fundef, e a parte que cabe ao Estado será utilizada para construir a universidade”, afirmou o governador.
Mitidieri destacou que a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) já está trabalhando no projeto, cuja apresentação está prevista para o início de janeiro. “A Seduc vai me apresentar esse projeto no começo do próximo ano, para que possamos dar o ‘start’ na faculdade estadual. Esse é um sonho antigo do magistério, dos alunos e da sociedade. Eu tenho um desejo muito grande de construir”, disse ele, reforçando o compromisso com a valorização da educação pública em Sergipe.
Segundo o governador, o uso do recurso federal referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) foi essencial para viabilizar o projeto, eliminando a necessidade de alienar ativos como a Deso.
Outras ações comemoradas
Além do anúncio da universidade, Mitidieri aproveitou a entrevista para destacar outros avanços, como o início das obras da ponte da Coroa do Meio. O projeto, que promete melhorar a mobilidade urbana em Aracaju, foi celebrado pelo governador como uma conquista aguardada há anos pela população. Ele também mencionou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores estaduais.
Governo de Sergipe