Sergipe Repórter

Aracaju recebe primeiro lote de vacina anticovid para crianças de 5 a 11 anos

Pfizer, enviado pelo Ministério da Saúde. A Aracaju foram destinadas 14.600 doses da vacina, a qual foi aprovada, desde o dia 16 de dezembro, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com isso, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciará a vacinação de crianças de 5 a 11 anos neste sábado, dia 15, priorizando o público dessa faixa etária com comorbidades ou deficiência.

Ainda na tarde desta sexta, a SMS, junto às demais secretarias municipais de Saúde do estado, reuniu-se com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a vacinação das crianças. Conforme a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, esse é um público delicado por estar exposto ao vírus, o que exigirá das equipes celeridade na imunização.

“Sabemos que o vírus procura quem ainda não está vacinado e já percebemos, em outros estados, o aumento de internações de crianças por covid-19. Sendo assim, com a chegada da vacina, estamos deliberando os critérios para o início dessa vacinação”, enfatiza Waneska.

Aracaju tem cerca de 64 mil crianças entre 5 e 11 anos, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Inicialmente, serão vacinadas as crianças dessa faixa etária com comorbidades. A expectativa de público é 2.000 pessoas.

“Pedimos aos pais que já se adiantem, procurem os pediatras para requisitar relatórios médicos. Lembrando que esses relatórios não são para autorização da vacina, mas sim de informe da comorbidade da criança, inclusive para ela já ser incluída nesse primeiro momento”, destaca Waneska ao ressaltar que o número de doses recebidas ainda é pequeno para vacinar toda este público.

Related Articles

Posso ajudar?