sergipereporter.com.br

Atuais campeões Eliton e Raquel vão tentar defender o título da Corrida Cidade Jardim que acontece neste sábado, 4 em Estância.

Atuais campeões Eliton e Raquel vão tentar defender o título da Corrida Cidade Jardim que acontece neste sábado, 4 em Estância.
Os dois que carregam uma bagagem cheia de troféus confirmam presença na prova, que será realizada pela Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Desporto em comemoração aos 176 anos de emancipação política da capital do barco do fogo.
A II Corrida Cidade Jardim este ano 2024 bate novo recorde de inscritos com 800 atletas.

Em 2023 a atleta arauense venceu a prova de 10 km com o tempo de 42 minutos cravados e o atleta Eliton Santos cruzou a linha de chegada com o tempo de 33 minutos e 31 segundos.
A largada da prova que terá distâncias de 2, 5 e 10 km será dada às 16h na Praça Orlando Gomes, em frente ao Banco do Brasil, seguirá pelas principais ruas do Centro e Bairro Alagoas, retornando no Posto Pioneiro e volta para seu ponto de partida.

Eliton Santos que tem chegado ao pódio em importantes competições já foi Bi Campeão do Circuito Trankfild 21k, 2023 e 2024 na capital sergipana. Teve excelente participação na Maratona Internacional Maurício de Nassau em 2023 no Recife onde subiu em 3º lugar e venceu a 2ª Etapa do Circuito Tv Atalaia, em Aracaju.
O atleta está treinando bem com o objetivo de vencer pela segunda vez consecutiva a corrida em Estância.

A corredora Raquel também trás em sua bagagem diversos títulos. Foi campeã da Tracker Field duas vezes ano passado 2023, Campeã da segunda etapa do Circuito tv Atalaia também em 2023 e venceu a prova da Reserva Run por dupla, além de dois vice em 2023 na Corrida do Câncer em Lagarto e no mesmo ano foi a segunda colocada na Corrida do Trabalhador em Itaporanga e em 2024 a atleta já venceu uma prova em sua cidade Arauá onde garantiu o lugar mais auto no pódio.
“Foi a primeira vez que ganhei a Corrida Jardim, quando era a Corrida Cidade de Estância fiquei na faixa etária”. Comentou Raquel.
A corrida terá um grande esquema de segurança.

“Estamos em constante contato e dialogo com as forças de segurança como Tiro de Guerra, Polícia Militar, Guarda Municipal, SMTT, saúde, bombeiros civis e demais órgãos do governo municipal para garantir qualidade, segurança para todos os 800 atletas inscritos e o público que estarão prestigiando essa festa do esporte em Estância”. Disse Evilázio Ribeiro – Secretário Municipal da Juventude e Desporto.
Embora não seja esta, a tradicional corrida Cidade de Estância que teve sua última edição em 2019 saindo do Conjunto Santo Antônio até a Praça Barão do Rio Branco com 31 anos de existência a Corrida Cidade Jardim, criada na gestão do prefeito Gilson Andrade vem conquistando mais adeptos nas distâncias de 2, 5 e 10 km em circuito indoor que sai da Praça Orlando Gomes, retornando no Posto Pioneiro e chegando na Praça Orlando Gomes.
A prova bateu mais uma vez o recorde de inscritos superando 800 participantes, destes quase 200 são atletas de outros municípios e estados brasileiros. No ano passado 508 atletas compareceram ao evento.
Memórias da antiga corrida Cidade de Estância
A antiga Corrida Cidade de Estância guarda histórias que ainda precisam ser contadas com mais detalhes e menos superficialidade. São momentos que foram interrompidos no ano de 2019 quando esta chegava a sua 31ª edição.
1ª Corrida Cidade de Estância
Em 4 de maio de 1982 quando se comemorava os 134 anos de emancipação politica do município de Estância foi dada a primeira largada da prova mais o percurso foi da Praça Barão do Rio Branco até o Posto Pioneiro no Bairro Alagoas, e está distância foi a mais curta de toda sua história com apenas 2,5 km.
No ano seguinte em 1983 houve a primeira corrida saindo do município de Santa Luzia do Itanhy qual teve como suposto campeão o atleta João Carlos. No feminino que rompeu a primeira faixa de chegada da prova em 83 foi a corredora “Toto”, que inclusive correu os 12 km descalça.

JOÃO CARLOS VENCE A PRIMEIRA CORRIDA DE SANTA LUZIA PARA ESTÂNCIA EM 1983

A atleta estanciana Edjane Messias é veterana na Corrida Cidade de Estância e desde 1993 participa da prova, por alguns anos passou perto do lugar mais alto do pódio e sua melhor colocação foi um terceiro lugar já em 2015. Este é o segundo ano que ela encara a Corrida Cidade Jardim.

Mudança de percurso
Em 2007 a corrida passou a ser realizada apenas dentro da cidade de Estância, saindo do Conjunto Santo Antônio – Bairro Cidade Nova até a Praça Barão do Rio Branco.
Pela prova já passaram atletas de diversos munícipios sergipanos e de outros  estados. Alan Bezerra é o primeiro campeão estanciano desde a criação da corrida a frear de vez os atletas de outros municípios e estados e foi em 2009 que ele inicia sua trajetória de três títulos, marca que ainda não foi superada. O fim da supremacia que por 21 anos ficou nos pés de atletas de fora. O atleta estanciano voltou a brilhar na prova em 2011 e 2015. O atleta não conseguiu sua inscrição na Corrida Cidade Jardim.
Para quem vai percorrer pelas ruas da cidade de Estância, uma excelente prova e aproveitem para após participar da prova comemorar os 176 anos de emancipação política com shows católicos e evangélicos na Praça Barão do Rio Branco.

WASHINGTON REIS I SERGIPE REPÓRTER

Related Articles