Sergipe Repórter

Caderno Especial: Bairro Cidade Nova em Estância celebra 44 anos de fundação.

O Bairro Cidade Nova, que ao longo de mais de quatro décadas vem crescendo junto com sua população completa hoje dia 24 de novembro de 2021, ’44 anos’. Nasceu da ideia de um visionário chamado ‘Valter Cardoso’, foi e sempre será lembrado como a pedra fundamental desse bairro.

Neste bairro tão importante de Estância cada governo municipal deixou sua marca registrada e com o seu crescimento muitos empresários começaram a apostar no mercado como o seu comércio que teve um crescimento significativo nos últimos dez anos. Grande parte de seu comércio está instalado em sua principal avenida ‘Jornalista Augusto Gomes’ que tem aproximadamente 1,5 km de extensão. Importantes mercados, armarinhos, lojas de roupas, açougues, sacolão, oficinas, consultórios médicos, restaurantes e bares, academias, padarias, igrejas evangélicas estão consertados na avenida e a Paróquia São Francisco de Assis que está localizada na Rua Zeca do Forte fazem parte desse processo de construção.

A sua população e território é maior do que mais de 25 municípios do interior sergipano e está distante a cerca de 4 km do centro da cidade.

DCIM100MEDIADJI_0008.JPG

POVO GUERREIRO E ESPERANÇOSO

Bairro de um povo humilde, acolhedor, alegre mais que ainda sofrem com algumas faltas de investimentos em seus conjuntos habitacionais como Valadares, Santo Antônio e Paulo Amaral e a segurança anda meio devagar, quase não se ver mais policiamento ostensivo no bairro mais graças a Deus os crimes de furtos, roubos, depredação do patrimônio público e homicídios tem diminuído bastante. A população ainda cobra mais segurança, uma entrada digna em seu acesso principal pela BR-101 e o transporte intermunicipal que antes adentrava no bairro, atualmente desembarcam os passageiros as margens da br-101. Na época da construção da mureta muitos políticos de Estância participaram de várias reuniões com o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura mais sem sucesso. O objetivo de se construir um elevado sentido Aracaju / Estância sobre a BR-101 até a entrada do bairro foi só blá, blá, blá.

INFRAESTRUTURA E URBANISMO

O Bairro Cidade Nova abrange importantes conjuntos habitacionais como Recanto Verde I e II, Valadares, Santo Antônio, Paulo Amaral, além dos povoados Muculanduba, Ouricuri, Biriba entre outros.

Possui um Distrito Industrial importante que fortalece a geração de emprego e renda do Estado de Sergipe e está localizado as margens da br-101. Pela br-101 existem oficinas, motéis e outros empreendimentos.

No sentido Norte da BR-101 também está instalado o Cadeião Público, pousadas, motel, posto de combustível e um Centro de Distribuição de Móveis das Lojas Guanabara.

Você sabia?

Que existia na Praça Padre Lourenço uma mini rodoviária que embarcava e desembarcava passageiros da capital Aracaju e até de outras cidades. Foi desativada e atualmente o transporte intermunicipal não entra mais no bairro. O espaço agora funciona apenas para instalações temporárias de eventos, parques e circos.

Existia na Avenida Jornalista Augusto Gomes, agencia dos Correios, Agência do Banese e até um Posto Policial do 6° BPMSE e que também foram desativados. Com a modernidade dos dias atuais o bairro agora possui serviços de delivery, ponto Banese, ponto da CAIXA, da Sulgipe – Companhia Sul Sergipana de Eletricidade e dois grandes empreendimentos funerários.

TRANSPORTE

O bairro possui transporte diário que circula pelo bairro Alagoas, Centro e Santa Cruz. A Cooperativa de transporte Astele tem base no Conjunto Santo Antônio, além do transporte coletivo existem os taxis lotação e os serviços de mototaxi que circulam em todos os bairros e povoados do municipio.

Urbanismo

Muitas ruas foram calçadas nos últimos seis anos, como as ruas da Baixada, a manutenção de diversas ruas, coleta de lixo regular e limpeza urbana estão sendo cumpridos pelo cronograma de ações da Secretaria de Urbanismo.

O bairro possui um Campus do IFS – Instituto Federal de Sergipe localizado na Rua João Café Filho em frente ao Colégio Estadual Gilson Amado e próximo existe o Cemitério São Francisco de Assis.

Com a construção do Conjunto Habitacional Recanto Verde a população cresceu ainda mais. Foram quase 2 mil casas entregues.

Praça Valter Cardoso e mais empreendimentos

A praça localizada logo na entrada do bairro Cidade Nova foi reformada e ganhou um espaço de lazer, academia ao ar livre, uma quadra de areia além de um passeio para os amantes das caminhadas. Após a reforma, empresários do bairro construíram um posto de combustível na parte alta dando uma engrenada na economia do bairro.

Sesinho

O Sesinho infelizmente foi abandonado e sua estrutura depredada por vândalos. Computadores, livros, mesas, cadeiras entre outros objetos que pertenciam ao sesinho foram furtados.

Conselho tutelar

O bairro tem um conselho tutelar que funciona diariamente na Rua Frei Damião.

EDUCAÇÃO

Existem importantes escolas públicas, particulares do jardim de infância ao ensino médio, um IFS – Instituto Federal de Sergipe, a escolinha da Fundação Maratá e creches públicas. A prefeitura também disponibiliza transporte escolar no bairro para os educadores e alunos da rede pública de ensino.

FEIRA LIVRE

A tradicional feira da Cidade Nova como é conhecida popularmente funciona sempre aos domingos das 6 às 12 horas da manha e atrai gente de todo o município, povoados e municípios vizinhos de Estância. É uma alternativa para as pessoas que no período de segunda a sábado trabalham e tem o domingo para fazer sua feira.

DCIM100MEDIADJI_0008.JPG

O peixe fresco, o bom caldo de cana, os vários beijus e farinhas também são comercializados na feira e são tradicionais. Por lá você também encontra o pé-de-moleque, camarão, guaiamum, caranguejo e várias bancas de roupas. O comercio da carne também é forte além de frutas, legumes e verduras frescas. Falta organização no trânsito de pessoas e veiculos no trecho da feira. Ha sugestão de alguns comerciantes e moradores é que haja um desvio dos veiculos para não circularem no horário da feira.

Saúde

A sua população tem um Centro de Referencia da Saúde Leonor Franco com atendimento médico diário, farmácia básica, ambulâncias entre outros serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. Também foi construído no Conjunto Santo Antônio um posto de saúde que já está em funcionamento desde o 1º semestre deste ano e existem mais duas unidades de saúde; No Conjunto Valadares e Recanto Verde.

Esporte

Com a inauguração da PEC – Praça de Esporte e Cultura que compõe outras edificações como o CRAS, Cozinha Comunitária, Guarda Municipal e a Creche, cresceu também o numero de jovens que diariamente praticam esportes e lazer além do aulão de zumba que é disponibilizado pela Secretaria da Juventude e Desporto com profissionais da educação física. Também foi reformada a Praça Valter Cardoso Costa com a construção de uma quadra de esportes entre outras reformas que ajudaram no crescimento de espaços esportivos. O que só deixa a desejar no esporte infelizmente são os apoios aos grupos e atletas e a realização de eventos de outras modalidades esportivas. Pensar somente em realizar campeonatos de futebol e futsal faz parte de uma gestão que não pensa na introdução de outras modalidades e de renovar. Corridas de ruas, maratoninhas, competições de judô, modalidades que já representaram e conquistaram o lugar mais alto do pódio ainda poderiam está por exemplo no aniversario do bairro inclusa.

O Complexo Esportivo Idalito Oliveira que está localizado aos fundos da Paroquia São Francisco de Assis nunca mais viu reforma, havia até um projeto no governo anterior de restaurar todo o complexo mais a promessa foi por água abaixo e o bairro continua sem um campo decente para a boa prática do futebol amador.

Lazer e cultura

Academias, balneário, praças restauradas e recém-construídas estão no leque de lazer. Possui grupos de capoeira, dança, inclusive foi desse grande bairro que nasceu as obras de arte da artista Judite Melo, da voz marcante mirim de Pâmela Lorrany que com apenas cinco anos foi destaque no Programa Raul Gil e gravou seu primeiro dvd, tem um canal no you tube. Eventos também são tradicionais na Cidade Nova como os carnavais, micaretas, festejos juninos e celebrações na semana de seu aniversário.

O bairro é tão importante que tem desfile cívico próprio. Na semana que se comemora a Independência do Brasil como de tradição sempre após os tradicionais desfiles do centro de Estância há o replay que começa na Rua Zeca do Forte até a Praça Padre Lourenço na Avenida Jornalista Augusto Gomes. Escolas, instituições civis, militares como o exército também participa do grande desfile.

Lira Carlos Gomes

A centenária Filarmônica Carlos Gomes agora terá uma escolinha de música no gigante bairro Cidade Nova.

Comunicação e Serviços de Internet

O bairro possui diversos segmentos na área de comunicação e tecnologia como o portal de noticias e entretenimento Sergipe Repórter, o Espaço Cidadão, Sanção Big Som, Hipersom, Jet Fiber, Acesso.Net, DSW.

Celebrações

As celebrações pela Prefeitura Municipal de Estância tiveram inicio na manhã desta quarta-feira (24) e segue até o dia 26. Houve a assinatura de ordens de serviços para drenagem e pavimentação do acesso ao Conjunto Habitacional Recanto Verde, ordem de serviço de drenagem e pavimentação da Rua G, doação do terreno ao IFS e a noite haverá Missa em Ação de Graças na Igreja São Francisco de Assis. Nesta quinta-feira haverá a assinatura do termo de cooperação técnica com a Lira Carlos Gomes e inauguração da Escolinha de Música na PEC do Bairro Cidade Nova. A programação segue até a sexta-feira dia 26 com Gestão da Gente na Escola Municipal Dorijan Santos e Centro de Referencia Leonor Franco a e finaliza às 19 horas com o encerramento da Copa de Integração de Futsal da Cidade Nova.

O bairro possui também o maior número de eleitor ativo e como sempre lembra os moradores “nas eleições eles sempre passam por aqui”.

Curiosidade

As ruas que dão acesso a sua principal avenida têm nomes de capitais e Estados brasileiros como Rua Recife, Fortaleza, Piauí, Sergipe, Maceió, Belém, Manaus, Minas Gerais entre outras.

O nosso portal Sergipe Repórter desde já, parabeniza o Bairro Cidade Nova pelos seus 44 anos e também o prefeito Gilson Andrade que faz aniversário na data de hoje.

Texto: Washington Reis I SERGIPE REPÓRTER I Foto: Arquivo

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?