Sergipe Repórter

Câmara de Vereadores de Estância aprova medalha de honra e mérito parlamentar ao criador do Sergipe Repórter e Bombeiro Civil Washington Reis.

A Câmara de Vereadores de Estância aprovou por unanimidade na sessão plenária realizada no dia 23 de julho de 2021 Medalha de Honra e Mérito Parlamentar em favor do criador e atual diretor do portal de notícias e entretenimento Sergipe Repórter Washington Reis, cidadão multimídia, agente de Defesa Civil, incentivador de atividades esportivas, coordenador do grupo de Bombeiros Civis, pelos relevantes serviços prestados ao povo de Estância, sobretudo, nos setores de esporte, prevenção, orientação e segurança humanitária e da comunicação.

A data solene de entrega da honrada medalha ainda será agendada pelo homenageado junto à secretaria da casa do legislativo e bem provável que seja próximo de seu aniversario e do portal em outubro deste ano quando o Sergipe repórter completa 11 anos de existência.

“É com grande satisfação e alegria que recebo essa notícia de muita honraria da Câmara de Vereadores de Estância por indicação do Vereador Artur do PT “. Agradeceu Washington Reis.

O Decreto Legislativo 07/2021, que concede ao Washington Reis a maior honraria daquela casa, é de autoria do vereador Artur Oliveira Nascimento.

“Essa homenagem é o resultado das inúmeras ações do cidadão Washington Reis em benefício do nosso município e da nossa comunidade”, destacou o vereador Artur.

Em 2000 Washington Reis também recebeu o titulo de cidadão gonçalense da Câmara Municipal de Vereadores de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro, Troféu Imprensa de melhor site da região em 2012 e moção de congratulação pela atuação de Reis junto ao Poder Público Municipal daquela cidade e relevantes serviços prestados a Comunidade de Água Mineral pelo Projeto ProMundo qual era Diretor de Esportes e Cultura.

“Esse reconhecimento aumenta ainda mais a nossa responsabilidade, para continuarmos trabalhando, retribuindo à comunidade de Estância o carinho e o apoio esperados”, concluiu.

Recentemente retornei ao Hospital João Alves onde passei um mês internado após uma nova cirurgia ainda por complicações do acidente automobilístico de 2019 que resultou na morte do meu primo João Cabeleireiro e que me deixou deficiente físico com amputação do pé e já estou em casa me recuperando de uma infecção ‘esteomielite crônica’ no fêmur. Já estou planejando a retomada dos eventos esportivos e em especial as corridas de ruas, o projeto Bombeiro Mirim qual tenho muito orgulho de fazer parte.

A Medalha é a maior honraria da Casa Legislativa municipal e é destinada a pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído para o engrandecimento do município de Estância e particularmente do Poder Legislativo.

Falando um pouco sobre Washington Reis

Washington Reis nasceu em 11 de Outubro de 1979 na Cidade de Estância em Sergipe. Filho de Dona Alzira Alves dos Reis (falecida) e do aposentado Wellington Silva de Santana e pai de Luiz Felype Guimarães de Santana e Thawanny Reis de Santana.

Atualmente mora com sua companheira Laiane Santos do Nascimento no bairro Cidade Nova. Ele foi um dos estancianos que ainda jovem foi trabalhar no Sul do País em busca de realizar seus sonhos.

Começou a trabalhar duro ainda com 17 anos mais não demorou muito e no ano seguinte foi convidado a servir o TG 06/013.

 

Estudou o ensino fundamental no Colégio Walter Franco e Caic Jorge Amado. Concluiu o ensino médio no Colégio Phoenix e repórter-cinematográfico no Sindicato dos Jornalistas de Sergipe e Faculdade FAMA. Atualmente cursa jornalismo.

Em 1998 após servir o Exército Brasileiro em Estância sem expectativa de uma vida melhor em Sergipe, foi morar em São Gonçalo com suas tias na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e com apenas 19 anos de idade conseguiu emprego de acabador em uma indústria de roupas, em seguida trabalhou como empacotador de uma rede de supermercado em Niterói e de porteiro em um condomínio residencial da Marinha em São Gonçalo. Nesse mesmo período chegou a ser aprovado em concurso público da Policia Militar, mais desistiu ainda na academia por motivos pessoais e de segurança.

Em 2005 assumiu a diretoria de Esportes e Lazer da AMAM – Associação de Moradores do Bairro Água Mineral em São Gonçalo e como diretor realizou junto com sua equipe importantes trabalhos voltado a cultura, esporte e lazer daquela comunidade recebendo inclusive a medalha de honra pelo trabalho social atuando na linha de frente de combate a pobreza via esporte. Foi parceiro do Projeto Pro Mundo que atende famílias na faixa de pobreza internacionalmente trazendo importantes projetos na área de cultura, esporte e lazer. Também conquistou sua primeira medalha como atleta no lugar mais alto do pódio na Corrida de Copacabana de 10 km. Como atleta exemplar também conquistou a Corrida de Jurujuba em Niterói e a Corrida da Paz no Aterro do Flamengo.

Em 2007 retorna a sua cidade natal, consegue ser empregado na prefeitura de Estância como coordenador de atletismo onde desenvolveu uma série de eventos esportivos e também criou e coordenou a equipe Estância de Atletismo e Ciclismo até o fim de seu contrato em 2009. Nesse período de coordenador foi campeão dos Jogos Abertos do Interior, trouxe para Estância uma série de medalhas conquistadas pelos seus alunos do atletismo e obteve o certificado de melhor equipe de atletismo e ciclismo de Sergipe. Incentivou a participação de atletas internacionais e atleta olímpica na Corrida Cidade de Estância. Como qualquer servidor inquieto buscou recursos junto a Prefeitura de Estância e pela primeira vez conduziu um grupo de atletas a Corrida de São Silvestre, a Meia Maratona Internacional do Rio de janeiro, A Corrida das Ponte no Recife e seu maior feito foi à participação de uma atleta na Corrida de Gutemburgo na Suécia. É atual sócio-diretor junto com Wellington Cabeleireiro do Bomfim da tradicional Corrida dos Pais e criou a Corrida Volta do Cristo e Volta da Cidade Nova. Foi um momento importante no esporte de Estância com as emoções da Copa TV Sergipe de Futsal e as inúmeras medalhas do judô que infelizmente foi deixado de lado. Em 2008 foi nomeado Conselheiro Tutelar de Politicas Antidrogas. Ainda em 2008 se formou como vigilante pelo grupo SACEL de São Cristóvão.

Ainda jovem fazia oficinas de rádio e tv e participava de cursos na área de comunicação para jovens ofertados pelo governo do estado na época. Em 2010 se formou Bombeiro Profissional Civil de Sergipe e fez cursos na área de resgate técnico em altura, práticas em ambientes confinados, brigada de incêndio avançada, segurança no trabalho e de defesa civil.

No dia 11 de Outubro de 2011 na data de seu aniversário cria o portal Sergipe Repórter. Mais tarde se associa ao seu irmão Reginaldo Santana e com o apoio de um grupo de jovens o portal atinge a marca de 1 milhão de acesso em apenas um ano que naquela época era muito difícil de ser alcançada pela não existência das redes sociais atuais. Dois anos após sua fundação, conquista seu primeiro troféu imprensa como editor de melhor site do ano de 2013. O grupo se consolidou e se fortaleceu tendo importante participação exclusiva na divulgação dos dois clubes de Estância: O Estanciano e o Boca Júnior. Como diretor do Portal Sergipe Repórter realizou cobertura jornalista e fotográfica em mais de 40 municípios sergipano levando para o internauta as tradições de Sergipe como os festejos carnavalescos e juninos além de seus belíssimos ensaios fotográficos das Musas das Estações.

Em 2013 Washington Reis foi nomeado diretor de Comunicação Social da Prefeitura de Estância e no ano posterior pediu sua transferência para a Secretaria de Cultura, Juventude e Desporto e como diretor de marketing onde passou a exercer a função de coordenador de eventos ao mesmo tempo em que propagava as ações da pasta. No período junino foi importante peça que junto com o ex-secretário realizou um dos maiores festejos juninos e carnavais de Estância. Foi fotógrafo de diversos eventos politico para os cargos de vereadores, prefeitos, deputado estadual e federal. Cursou repórter-cinematográfico, coordena desde 2012 o grupo de Bombeiros Civis de Estância que atua em grandes eventos culturais e esportivos, coordenou o projeto Bombeiro Mirim da Ong Projeto Eu Acredito na qual era diretor social, criou junto com o Bombeiro Civil Leonardo Costa, o grupo B79 de Bombeiros Civis em Estância. Também foi diretor de árbitros da LUCAFE, Secretário Geral da ZATOPEK, diretor da Associação de Desporto do Bairro Cidade Nova, repórter da Marazul fm, comentarista esportivo da Transamérica fm de Boquim, cronista esportivo da ACDS – Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe e ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos e instrutor do curso de formação de Bombeiros Civis na Escola New Center de Estância e Lagarto. Também presta serviços na área de Marketing nas Lojas Guanabara desde 2012 entre outras grandes empresas em nosso estado. Além das atividades curriculares também cursou paraquedismo em Resende Estado do Rio de Janeiro, organização de eventos esportivos, comunicação digital e cursos na área de informática avançada e tecnologia.

Em 2019 assumiu a coordenação técnica de Defesa Civil da Prefeitura de Estância. Atuou em diversas vistorias e na preveção de área de riscos, na organização de prevenção na questão social de desabrigados e projetou para 2020 a criação de um grupo de voluntários para atuar em situação de desastre ainda não realizado, de área de risco e competências da Defesa Civil além do projeto Bombeiro Civil Mirim. Recebeu o diploma amigo do Exército pelo TG 06/013 pelo seu grande desempenho e parceria.

Recentemente fez pedido ao vereador Arthur do PT e ao deputado federal Fábio Mitidieri para solicitar a Superintendência de Esporte de Sergipe a reforma e emborrachamento da Pista de Atletismo do Estádio Francão como sua denominação em favor do ex-atleta Agnaldo dos Santos e pediu nesse mesmo requerimento que viabilizasse uma sede para os Bombeiros Civis em uma das salas do Francão iniciando o povoamento daquele importante espaço esporivo.

Por fim, Washington Reis está apenas deficiente do pé, mais suas mãos e competência de atuar ainda permanecem em seu foco.

“Conheça-me pelas minhas habilidades, não pela minha deficiência. A deficiência não lhe tirou o talento. Pois o Dom vem de Deus sejamos fisicamente incapazes ou não, Deus age na alma não no corpo físico”. Rivaldo R. Ribeiro 

Por: LAIANE NASCIMENTO / SERGIPE REPÓRTER I Foto: Arquivo Pessoal

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?