Sergipe Repórter

Campeonato Brasileiro Feminino A3: Estanciano recebe Doce Mel da Bahia no Estádio Francão neste sábado, 12.

Dia 12 de junho é dia dos namorados, mais também é dia de torcer pelas canarinhas do Piauitinga de Estância. O time que conseguiu a única vaga sergipana no Campeonato Brasileiro Feminino A3 após a conquista no Campeonato Sergipano de Futebol recebe no Estádio Augusto Franco ‘Francão’ às 15 horas o time baiano Doce Mel.

A equipe do Estanciano está no grupo 09 da competição. Na partida de volta o Estanciano vai até a cidade baiana de Jequié jogar contra o mesmo time no Estádio Waldomiro Borges.

Estanciano (Projeto Eu Acredito Nelas)

O Estanciano Feminino (projeto Eu Acredito Nelas) está localizado na Av. Santa Cruz, nº 1242, bairro: Santa Cruz, e as atividades são promovidas na sede e no campo Vila Operária. As atividades acontecem de terça a sexta em turno oposto ao horário da escola. Executa desde 2019 o projeto Eu Acredito NELAS com a prática do futebol para meninas, garotas e mulheres, neste mesmo ano se consagrara Vice-Campeã Sergipana de campo- FSF e FUT7-FFSF7, 2021 participamos do Brasileiro de FUT7-CBF7 e em 2021 Campeãs Sergipana de campo-FSF. Atualmente são as representantes do estado de Sergipe para a disputa da competição Nacional promovida pela CBF-BRASILEIRÃO-A3.

Participam de competições nas modalidades de Futebol, Futsal e Fut7. A equipe é formada por Professores/técnicos, treinador de goleira, fisioterapeuta, massagista, nutricionista, psicólogo, assistente social, roupeiro, Marketing, Coordenadora e Diretora do departamento feminino, TODOS VOLUTÁRIOS. A marca Estanciano Esporte Club é usada pelo projeto para participação nas competições que exigem federação de club, critério esse que a ONG não tem. TODA A GESTÃO as quais a entidade participa, mesmo usando outra marca, é gerenciada pela presidenta e com as informações da conta da ONG gerida por diretora e tesoureiro.

Todas as atletas dessa equipe fazem parte de um grupo seleto de jogadoras da cidade e circunvizinhas, além de atletas de outros estados, e de um projeto social sem fins lucrativos a ONG PROJETO EU ACREDITO, que a 10 anos promove esporte, lazer e cidadania através da educação integrada para crianças e adolescentes de zona de vulnerabilidade social de Estância.

Doce Mel Esporte Clube

Já o tricolor baiano Doce Mel foi fundado em 1º de fevereiro de 1984. Nas espécies da natureza o mascote do time baiano é o lobo-guará.

Com o nome de Atlanta e sediada em Jequié, a agremiação conquistou o título da 2.ª Divisão do Campeonato Baiano em 1987, chegando à 1.ª Divisão no ano seguinte.

Ao chegar na elite do futebol baiano em 1988, o Atlanta estreou na primeira divisão do Campeonato Baiano no dia 28 de fevereiro, sendo derrotado em casa pela Catuense por 2 a 1. No primeiro turno, marcou apenas um ponto em cinco jogos. No segundo turno, foram dois pontos em quatro partidas. No terceiro turno, teve sua melhor participação, marcando seis pontos em cinco partidas e chegando ao quadrangular final do turno. No quadrangular final, a equipe perdeu as três partidas: 5 a 0 para o Esporte Clube Bahia, 7 a 2 para o Fluminense de Feira e 1 a 0 para a Catuense. No quarto turno, perdeu as quatro partidas que disputou e acabou rebaixado para a 2.ª Divisão de 1989.

Após o rebaixamento, o Atlanta disputou a 2.ª Divisão até o ano de 1992. Em 1993, abandonou o profissionalismo até 2000, quando retornou na 3.ª Divisão, sem conseguir bons resultados. Em 2008, apoiado pela empresa Doce Mel, da cidade de Ipiaú, voltou ao futebol profissional na 2.ª Divisão. Devido a um tropeço no último jogo contra o Cruzeiro (que era lanterna, estava eliminado e com dois atletas a menos em campo, e mesmo assim conseguiu chegar ao empate com um gol no último minuto de jogo), ficou de fora da fase semifinal.

Após um ano sabático, o Atlanta retornou às atividades em 2010 para disputar a 2.ª Divisão novamente com o apoio da Doce Mel. A princípio, exigiu que o Atlanta jogasse em Ipiaú, mas como o estádio dessa cidade não atendia as exigências da FBF, o Atlanta mandou seus jogos na cidade de Jequié, sede da equipe.

O Atlanta foi adquirido pelo Grupo Doce Mel em 2017 e mudou de nome definitivamente em 2019. Sua sede também mudou de Jequié para a cidade de Ipiaú. Com a mudança, o escudo é alterado, passando a usar as cores do antigo Atlanta.

Em 2019, se sagrou bicampeão da Segunda Divisão baiana ao vencer o Olímpia de Lauro de Freitas, por 3 a 0 no jogo de volta após derrota na ida por 2 a 1. Com o título, garantiu vaga no Campeonato Baiano de 2020, estreando com o novo nome.

Em fevereiro de 2021, confirmou a mudança de sede, se estabelecendo em Cruz das Almas, passando a jogar no estádio Barbosão até 2024, devido o estádio Pedro Caetano ,em Ipiaú, estar em reforma, mas com atrasos, não pôde ser utilizado.

Com direito a torcida, pela segunda vez consecutiva, o Bahia conquistou o título do Campeonato Baiano Feminino 2021, após vencer o Doce Mel por 4 a 0, na tarde deste sábado, no estádio de Pituaçu.

Árbitros em Campo

A partida do dia 12 já tem escala de árbitros confirmada e são todos de Sergipe

  • Árbitro – Jackson Ribeiro de Souza Sobrinho
  • Árbitro Assistente 1 – Vaneide Vieira de Gois
  • Árbitro Assistente 2 – Tâmara Nayara Muhlstedt Souza
  • Quarto Árbitro – Eloane Gonçalves Santos
  • Analista de Campo – Mario Sergio da Silva Bancilon

Campanha

Vimos respeitosamente, solicitar a Vossa Senhoria, PATROCÍNIO para arcar com passagens, alimentação e lanche, pois sou atleta da Equipe ESTANCIANO ESPORTE CLUB e estamos precisando de todo apoio vindo de pessoas como você. Nosso projeto social é sem fins lucrativos que a 11 anos promove esporte, lazer e cidadania através da educação integrada para crianças e adolescentes de zona de vulnerabilidade social da nossa cidade.  De 2011 até o presente ano mais de dois mil jovens vivenciaram a prática esportiva e as ações desenvolvidas por nossa equipe para a promoção de um futuro cidadão de bem.

Futebol, futsal, Fut7, Futmesa, Handebol, Xadrez, Reforço Escola, Promoção de Curso de Bombeiro mirim, títulos municipais, estaduais e federais, vínculos cadastrais com os Conselhos: da criança da mulher da defesa da Assistência e da anti-drogas, reconhecimento municipal de nosso saudoso fundador Prof.Ramos sendo homenageado com seu nome em uma quadra no conjunto cândeal, descrevem um pouco de nossa história como entidade. Além de títulos esportivos conseguimos baixa a evasão escolar e melhor o índice de notas e aprovação dentre nossos alunos.

Para suprimento da sede e das atletas da equipe do ESTANCIANO ESPORTE CLUBE que são as atuais CAMPEÃS SERGIPANAS DE FUTEBOL DE CAMPO e irá representar Sergipe no BRASILEIRO A3 DE FUTEBOL DE CAMPO FEMININO.

Todos os nossos patrocinadores serão divulgados em nossas redes sociais, na margem de publicação de nossas fotos, durante os jogos que serão transmitido pelo youtube/instragran da competição.

Na certeza de contarmos com o seu precioso e fundamental apoio, nos colocamos à sua disposição. EU ACREDITO NELAS, E VOCÊ?

Por: Washington Reis I SERGIPE REPÓRTER – Foto: Projeto Eu Acredito Nelas

 

Related Articles

Posso ajudar?