Caverna atrai muitos turistas trilheiros para Porto da Folha

Caverna atrai muitos turistas trilheiros para Porto da Folha

A caverna do Boqueirão, localizada no vale do rio Capivara, em Porto da Folha (a 171 km de Aracaju/SE), tem sido muito procurado por trilheiros de Sergipe e de outros Estados desde que ganhou divulgação nacional do Ministério do Turismo por conta de um belo visual.

Realmente, a caverninha de pouco mais de cinco metros permite uma visão espetacular. Mas para ter acesso à ela corre-se risco de vida, embora tenha sido muito procurado. O espaço fica em um paredão, a mais de 50 metros de altura e o acesso é feito via uma propriedade privada.

As pessoas, principalmente os sertanejos de Porta da Folha e municípios vizinhos,  sabem do risco, mas o espírito de aventura desperta com frequência o desejo de ir lá para ver o rio, que deságua no São Francisco, que, por sua vez  vai bater no meio do mar

Alto risco

Foi avaliada como de alto risco pela equipe de fiscalização da FPI/Sergipe em 2016. Na ocasião da fiscalização estavam na equipe membros da ONG Centro da Terra e do Corpo de Bombeiros, conforme informou ao blog Elias Silva, espeleólogo do Centro da Terra. Coordenador da equipe de Patrimônios Espeleológico, Arqueológico e Paleontológico da FPI/SE.

A FPI/SE é um programa de fiscalização conjunta que envolve várias instituições, coordenado pelos Ministérios Público Estadual e Federal e o Comitê da Bacia hidrográfica do São Francisco.  O Centro da Terra coordena a Equipe de Patrimônios Espeleológico, Arqueológico e Paleontológico da FPI/SE e na ocasião vistoriou essa cavidade, que foi considerada de alto risco por estar localizada na borda de um penhasco, com acesso perigosíssimo.

Texto e foto publicados originalmente no Blog Primeira Mão

Com informações do site DESTAQUE NOTÍCIAS

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by