Equipes da prefeitura estão nas ruas para auxiliar afetados.
As chuvas que chegaram a Sergipe esta semana provocaram inundações e deixaram 60 famílias desalojadas no município de Laranjeiras, que é banhado pelo Rio Cotinguiba, nesta quinta-feira (20).
“A chuva acontece desde segunda-feira, mas ontem se intensificou. A gente acredita que, com essa quantidade, pode ter tido o rompimento de alguma barragem, ou alta de maré. Solicitamos que a Defesa Civil nos informe o que ocorreu. Em mais de 20 anos, a gente não vê uma situação dessa, desde que foi feita a drenagem do rio”, disse o assessor de comunicação da cidade, João Rosa.
Equipes de resgate estiveram nas ruas para auxiliar a população e as famílias afetadas foram alojadas em creches. A prefeitura pode ser acionada para prestar assistência através do número (79) 99839-7800.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/U/D/guKRmuQw2RygLwcmjpJA/evaldosantos1.jpg)
Inundações no Centro Histórico de Laranjeiras — Foto: Evaldo Mota
Chuvas em Sergipe
O meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral informou nesta quarta-feira que o Litoral Sergipano registrou entre 180 e 200 milímetros de chuva. O Agreste do estado teve entre 90 e 150 milímetros, e o Sertão registrou um volume de chuva entre 40 e 80 mm.
Nessa terça-feira (19), o governo do estado havia alertado para o mau tempo até a noite do dia 21 de maio, motivado pela passagem de um sistema frontal, que poderia provocar a ocorrência de ressaca entre os estados Sergipe, ao sul da capital, Aracaju, até a Bahia, ao norte de Ilhéus, com ondas de direção Sudeste a Leste, com até 2,5 metros de altura. No período, o tempo deve ficar nublado com chuvas fracas ou moderadas ao longo do dia.
No Nordeste, segundo a previsão, os maiores acumulados de chuvas ainda se estendem entre os dias 26 de maio e 3 de junho deste ano, significativamente na região litorânea, onde os valores podem atingir em torno de 80 mm em algumas áreas
Também houve alerta municipal sobre chuvas em Aracaju e riscos de alagamentos em algumas áreas. Nas primeiras desta quarta-feira, o acumulado de chuva na cidade chegou a cerca de 20 milímetros.
Em caso de emergência, a Defesa Civil estadual pode ser acionada através do 199.
Por G1 SE — Foto: Evaldo Mota