Cinemas de Estância: o Cine Guarany

Cinemas de Estância: o Cine Guarany

O Cine Guarany foi inaugurado em 21 de abril de 1972, em imóvel situado na rua Capitão Salomão. Seus proprietários eram os irmãos Silva – Tenisson e Vanderlei – que, para administrar a casa de projeções, criaram a ORGENCIL (Organização Estanciana de Cinemas Ltda).

Seu nome foi uma homenagem à obra do escritor cearense José de Alencar. Com aparelhagem moderna, adquirida junto à Empresa Cinematrográfica Pathé Indústria e Comércio Ltds, de São Paulo, teve como filme de estreia o drama britânico ´A Filha de Ryan’ (1970).

A instalações do Cine Guarany eram consideráveis. Com 390 cadeiras, tinha, segundo reportagem, ambiente “bem arejado por dentro, possuindo vários processos de ventilação, inclusive um ventilador central que diminui o calor da época”. Era pensamento de seus donos, além disso, “dotar o Guarany de ar condicionado no futuro, desde que o povo estanciano corresponda e compreenda os esforços dispendidos.”

Em fins da década de 1970, os cinemas de rua começaram a sofrer com a redução significativa de público, ocasionada, sobretudo, pela televisão e outras formas de entretenimento que iam se popularizando. Isso faz com que o Cine Guarany passe a ter sérias dificuldades financeiras. Diante de tal quadro, o cinema é vendido para os comerciantes Nivaldo Silva e Renato Silva.

Os novos administradores mantiveram o cinema funcionando, apesar da redução de frequentadores, até o dia 4 de janeiro de 1995. Findava assim a história deste que foi o último cinema a funcionar na cidade de Estância.

Nas fotos, podemos ver a fachada do cinema quando ainda funcionava, o mesmo imóvel atualmente e o seu idealizador e fundador.

Imagens e informações extraídas de:

MODESTO, Carlos. Sombras da Saudade: a História dos Cinemas da Cidade de Estância. Salvador: Ponto & Vírgula, 2019, p. 173-181.

Com informações do Site Jornal Folha da Região

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by