sergipereporter.com.br

Com dificuldades financeiras Estanciano estreia na Série A-3 fora de casa contra o Botafogo

Com dificuldades financeiras Estanciano estreia na Série A-3 fora de casa contra o Botafogo

Canarinho do Piauitinga chega com objetivo de fazer competição equilibrada após muitas crises internas no clube e de sua torcida.

A Série A-3 do Campeonato Sergipano de Futebol está prestes a começar dia 6 de setembro e o Estanciano Esporte Clube passa uma série de dificuldades de conseguir apoio financeiro para novas contratações para entrar na competição com um time mais equilibrado.

Apesar das dificuldades alguns colaboradores vem ajudando do jeito que pode, porem não é o suficiente para um time que tem uma vida financeira apertada.

Segundo o técnico do clube Ronildo Batalha ele explica que tem corrido atrás junto com a diretoria apresentando projetos e contrapartidas porem o apoio ainda está longe da realidade.

“Estamos encontrando dificuldades financeiras e por enquanto vamos estreia na competição com o que temos que são os meninos da base do estanciano, não temos como fazer milagres e todos os dias estamos em busca de novos parceiros e o tempo está contra a gente porque estreamos dia 7 de setembro e as contas estão chegando e são diárias”. Disse Ronildo.

O técnico do Canarinho também comentou sobre o elenco:

“O time já vem trainando no Estádio Francão e não temos ainda uma definição em relação a contratações para reforçar o time para a série A-3 e enquanto isso vamos seguir trabalhando com nossa base e na medida do possível tentar mais apoio financeiro”. Finalizou Batalha.

Já a vice-presidente do clube Nataly Coimbra reafirmou as palavras do técnico do canarinho:

“Eu, Araújo Junior que é o presidente, o Ronildo estamos enfrentando uma batalha sem precedentes, estamos atravessando uma série de dificuldades de conseguir patrocínio que possa apoiar nosso clube e esses recursos serem investidos em contratações. Recebemos o apoio do comercio local, mas todos sabem que o futebol é caro, jogadores por mais que não sejam de grandes nomes também são caros entre outras despesas que temos que pagar todos os meses. Pedimos encarecidamente que ajude nosso canarinho, nosso clube representante de nossa querida Estância e ai sim, termos um clube que diante das dificuldades pode sim retornar ao seu lugar da qual jamais teria saído que é a primeira divisão. Somos gigantes, avante canarinho, vamos buscar soluções e parceiros que realmente acreditam nessa história”. Disse Nataly.

O Estanciano começa no dia da independência, 7 de setembro, a caminhada rumo ao acesso a série A-2. O primeiro desafio será fora de casa, em Arauá, diante do Botafogo de Cristinápolis. O time vai estreia com os jogadores da base que já vem treinando forte no Estádio Francão, em Estância.

O grupo de atletas relacionados pelo técnico Ronildo Batalha para a estreia está motivado, mas as dificuldades de logística e financeiras ainda se alastra pelo clube. Da lista, apenas 14 atletas, tiveram a liberação no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. A expectativa é de que o clube aguarda o repasse pela prefeitura de Estância para dar uma aliviada no orçamento mensal.

Trajetória do Canarinho do Piauitinga

O Estanciano Esporte Clube é um clube de futebol brasileiro sediado em Estância, Sergipe. Fundado em 14 de junho de 1956, é um dos mais tradicionais do futebol sergipano. Tem como sua casa o Estádio Estadual Governador Augusto Franco que atualmente tem capacidade para 8 mil espectadores sentados. O clube estreou no Campeonato Sergipano ainda em 1971. Oito anos após a estreia na divisão principal uma tragédia a caminho do Estádio Paulo Barreto deixou a cidade de Estância em luto. No início da noite de 20 de abril de 1979, quando parte da equipe estava a caminho de um jogo amistoso contra o Lagarto EC, o veiculo onde estavam colidiu com um caminhão-tanque nas imediações do Posto das Mangueiras, causando a morte de seis pessoas.

Foi na década de 1980 com a finalização da construção do estádio Francão que o clube se consolidou no cenário regional e nacional, com uma equipe competitiva que manteve regularidade sempre entre os quatro melhores e conquistando turnos e fases, inclusive em 1983 quando terminou em segundo lugar, sendo consagrado pela imprensa como “carrossel Canarinho”. Também disputou amistosos contra o Fluminense (2–2), Vasco da Gama (0–1), Bahia, Vitória e Sport.

Em 29 de maio de 1997, pela decisão da segunda divisão estadual, no jogo de ida, venceu o Gararu fora de casa por 2–1, e em 1° junho, em casa, venceu por 1–0, garantindo o seu primeiro título profissional da história. Em 2003, a equipe disputou os seus jogos do primeiro turno daquele estadual em Itaporanga d’Ajuda, retornando para Estância no segundo turno.

Foi vice-campeão da segunda divisão em 2010, 2012, e vice-campeão da primeira divisão em 2015, perdendo o título para o Confiança na final por 5–0 no agregado, mas garantido vaga na Série D de 2015, Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2016, embora nestes dois últimos tenha sido eliminado logo na primeira fase. Pela Série D, avançou de fase em segundo lugar mas foi eliminado pelo River-PI por 4–2 na segunda fase, terminando em 10° lugar. Em 2018, conquistou outro vice-campeonato da segunda divisão.

Por toda a cidade há um sentimento de alegria dentre a nação futebolista com o Estanciano quando ocupava o pódio do futebol de elite.

Jogos do Canarinho na 1ª rodada

  • 07/09 – 15h – Botafogo
  • 14/09 – 15h – Maruinense
  • 28/09 – 15h – Boquinhense
  • 02/10 – 15h – Sete de Junho
  • 05/10 – 10h – Riachão
  • 12/10 – 15h – Amandense

Histórico de confrontos

Em todas as competições entre o Estanciano e Botafogo foram disputados 10 jogos, com 7 vitórias do Estanciano e 3 empates. Em casa do Estanciano foram disputados 5 jogos entre as duas equipes, com 3 vitórias do Estanciano e 2 empates. Em casa do Botafogo-SE foram disputados 5 jogos entre as duas equipes, com 4 vitórias do Estanciano e 1 empate.

Ronildo Batalha, o técnico que superou todas as dificuldades e colocou o canarinho na divisão de elite do futebol sergipano.

2022 – O retorno para a série A-1

O time canarinho retornou ao futebol sergipano principal após uma vitória fora de casa contra o Guarany de Porto da Folha no Estádio Caio Feitosa. Aquele elenco de 2022 estava afiado e chegou a grande final contra o Dorense. Em casa mesmo jogando pelo empate o time de Dores venceu a partida conquistando a Série A-2. Ronildo Batalha tinha em suas mãos um título que deixou escapar em casa, mas o mais importante ele fez (…) colocar o time novamente na Série A-1.

2023 – Séria A-1

Já na elite do futebol sergipano o Estanciano teve a primeira fase equilibrado e sua trajetória embora desafiadora não conseguiu se manter e desceu no elevador para a segunda divisão. Ronildo foi mantido mesmo com algumas criticas da torcida. A diretoria apostava que a questão não era técnica e sim financeira sem dinheiro para grandes contratações e um elenco melhor.

2024 – Série A-2

Em 2024 já na segunda divisão enfrentou mais problemas financeiros e a dor de cabeça só aumentava até que despencou para a terceira divisão (série A-3) do Campeonato Sergipano.

RODADA

Além do clube canarinho a primeira rodada da série A-3 terá mais cinco jogos:

A Terceira Divisão tem seu início previsto para: 06/09/25(Sábado).

Confira a primeira rodada:

06/09/25 todas as partidas 15h00min.

  • ARACAJU FC X PROPRIÁ – Estádio: Adolfo – Aracaju
  • CORITIBA X STA CRUZ – Estádio: Etelvino – Itabaiana
  • JOVEM X SOCORRENSE – Estádio: Manecão – Aquidabã

07/09(Domingo)

  • RIACHÃO X SETE de JUNHO – Estádio: José Alexandre-T.do Geru
  • BOTAFOGO X ESTANCIANO – Estádio: Mun. de Arauá
  • AMADENSE X BOQUINHESE – Estádio: Geraldão- Cristinápolis

Com informações da FSF I Foto: Ascom Estanciano

Related Articles