Sergipe Repórter

Confira o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em Aracaju

Unidades básicas de referência para covid-19 estarão abertas e vacinação não para

Nesta quinta-feira (3) será celebrado o feriado nacional de Corpus Christi, data baseada em tradições católicas, marcando a realização da santa ceia de Jesus Cristo. Com isso, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e dos órgãos públicos de Sergipe poderá ser alterado. Além disso, diante do cenário de pandemia da covid-19, algumas restrições foram estabelecidas. Confira abaixo:

Serviços de Saúde

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, as quatro Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo para os casos de síndrome grupais ou suspeitos de covid-19 (UBS Geraldo Magela, no Orlando Dantas; UBS Onésio Pinto, no Jardim Centenário; UBS José Machado de Souza, no Santos Dumont; e a UBS Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa) funcionarão das 8h às 18h nesta quinta-feira (3) de feriado. 

Na rede de Urgência e Emergência (Reue), os dois hospitais municipais, Fernando Franco e Nestor Piva, incluindo os contêineres para atendimento exclusivo de síndromes gripais e suspeita de covid-19 seguem com serviço 24h. Além da urgência clínica, a urgência odontológica ofertada no Hospital Fernando Franco também funcionará normalmente. 

Na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue porta aberta, entretanto, no feriado funcionará apenas o acolhimento noturno.

O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), inserido na Rede de Atendimento Especializado (Reae), não funciona aos finais de semana e feriados. Desta forma, o serviço retorna na sexta-feira, dia 4, das 7h às 18h.

Vacinação 

A vacinação contra a covid-19 não será interrompida por conta do feriado e seguirá sendo ofertada nas unidades e pontos de apoio. As Unidades Básicas de Saúde que estão vacinando contra covid-19 são: UBS Augusto Franco (Farolândia); UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão); UBS Anália Pina (Santos Dumont); UBS Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas); UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo); UBS Adel Nunes (América); UBS Manoel de Souza Pereira (Jabotiana); UBS Hugo Gurgel (Coroa do Meio); UBS Roberto Paixão (17 de Março); UBS Cândida Alves (Rua São João); UBS Celso Daniel (Santa Maria); UBS Amélia Leite (Suíssa); UBS Francisco Fonseca (18 do Forte) e UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos).

Também estarão ativos os pontos de vacinação: Cras João de Oliveira Sobral (Santos Dumont), Estação Cidadania (Bugio), Auditório Antônio Vieira Neto (Praça Dom José Thomaz – Siqueira Campos), o Colégio CCPA (acesso pela quadra no portão 3) e o drive thru montado no Parque da Sementeira.  As UBS e os pontos funcionarão das 8h às 16h, e o drive das 8h às 17h.

Igrejas Católicas 

De acordo com a Arquidiocese de Aracaju, as 112 paróquias distribuídas em 33 municípios sergipanos estarão abertas nesta quinta-feira (3) para celebrar o feriado de Corpus Christi.

Serviços Emergenciais

Os serviços de emergência do Governo do Estado estarão funcionando em sistema de plantão 24h: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), hospitais e demais unidades de saúde de urgência. 

Bancos 

Conforme anunciado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os serviços bancários estarão suspensos nesta quinta-feira (3), em decorrência do feriado nacional, retornando as atividades na sexta-feira (4). 

INSS

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Sergipe informa que não haverá expediente na Gerência Executiva do órgão em Aracaju e nas demais agências da capital e do interior nos dias 03 e 04 de junho, em razão do feriado de Corpus Christi e do ponto facultativo determinado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, através da Portaria Nº 6.146, de 1º de junho de 2021. 

O expediente retorna normalmente na próxima segunda-feira, dia 7, a partir das 7h.

Hemose 

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estará fechado no feriado e retorna às atividades na sexta-feira (4) às 7h30. 

Supermercados 

A Associação Sergipana de Supermercados informa que os estabelecimentos estarão abertos nesta quinta-feira (3), seguindo os horários de funcionamento de cada empresa ou rede. 

Ceasa 

O Centro de Distribuição de Alimentos (Ceasa) estará aberto das 3h às 16h nesta quinta-feira (3). 

Home Center Ferreira Costa

O Home Center Ferreira Costa estará fechado. Mas quem precisar fazer alguma compra, poderá realizar através do site www.ferreiracosta.com e receber no conforto do seu lar.

Funcaju 

Os equipamentos e unidades da Fundação de Cultura e Arte Cidade de Aracaju (Funcaju) seguem fechados em função da pandemia de covid-19. 

Shoppings 

A Assessoria de Comunicação dos Shoppings Riomar e Jardins informa que ainda não tem o horário de estabelecimento definido, pois aguarda posicionamento do Governo do Estado.

Comércio, praias, parques, feiras e mercados 

A Prefeitura de Aracaju informa que o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, feiras livres, praias, parques e mercados de Aracaju serão discutidos durante reunião do Comitê Técnico do Governo do Estado, que deverá ocorrer na tarde desta quarta-feira (2). Somente após a reunião serão definidas as restrições e regras para esta quinta-feira de feriado. 

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?