sergipereporter.com.br

Conheça Aracaju muito além do Pré-Caju

Conheça Aracaju muito além do Pré-Caju

Cultura, história e experiências imperdíveis também são proporcionadas ao turista que vem à capital sergipana para curtir a prévia carnavalesca

Neste final de semana, acontece, em Aracaju, mais uma edição da maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju 2024. Desde a primeira edição, em 1992, a festa se tornou um dos maiores eventos do estado, movimentando o turismo e a economia locais. Realizado anualmente, neste 2024. acontece entre os dias 8 e 10 de novembro e, assim como nas edições anteriores, vai atrair milhares de sergipanos e também turistas de diversos estados e até mesmo de outros países. Desse modo, a prévia projeta Aracaju no cenário nacional, dando visibilidade ao destino Sergipe.

A realização do Pré-Caju também amplia o potencial turístico de Aracaju, fortalecendo toda a cadeia produtiva associada ao setor. Além disso, gera oportunidades para o fortalecimento do turismo cultural e de lazer, já que o estado como um todo oferece atrativos que o visitante pode conhecer enquanto estiver na capital sergipana. Portanto, Aracaju é muito mais do que a famosa prévia carnavalesca. É uma cidade que encanta turistas com as belezas naturais, rica gastronomia e cultura vibrante o ano todo.

Praias

Quem visita Aracaju pode começar explorando as praias. Cada uma tem a própria peculiaridade. A Praia da Atalaia é a mais frequentada com uma longa faixa de areia. Já na Praia da Aruana, a areia é fofa e o mar, cristalino. A Praia do Refúgio, por sua vez, tem um mar de águas mornas. Outra opção é a Praia dos Náufragos, apreciada pelo mar tranquilo e sem ondas. Há, ainda, a Praia do Robalo, ideal para quem quer praticar surfe. E, para finalizar, o turista pode desfrutar da Praia do Mosqueiro, ideal para esportes náuticos na Orla Pôr do Sol.

Praia da Atalaia é a mais frequentada pelos aracajuanos e turistas que visitam a cidade

É importante destacar a Orla da Atalaia, considerada a mais bonita do Brasil, onde estão os famosos ‘Arcos da Orla’, um dos maiores símbolos de Aracaju e principal cartão-postal da cidade. Lá, também estão localizados o Centro de Arte e Cultura de Sergipe e o Projeto Tamar, onde o visitante tem a chance de aprender sobre a vida marinha e ver tartarugas, tubarões e outros animais em tanques interativos. No sentido litoral sul, está o caranguejo gigante que marca o início da ‘Passarela do Caranguejo’, que conta com dezenas de bares e restaurantes.

Orla Pôr do Sol

Situada no Povoado Mosqueiro, a 18 quilômetros da Orla da Atalaia e com, aproximadamente, 1 quilômetro de extensão, a Orla Pôr do Sol também é um dos cartões-postais de Aracaju, muito famoso pela paisagem e estrutura de bares que dispõe. Ali, o cardápio é focado em iguarias à base de mariscos, a exemplo do tão famoso caranguejo, Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.

O local também é o ponto de partida dos catamarãs com destino a dois famosos pontos turísticos da capital: Croa do Goré, banco de areia que surge somente na maré baixa, e que conta com bares flutuantes e barracas rústicas de sapé, e que também é propício à prática de esportes náuticos, como o stand up paddle ou passeio de caiaque; e Ilha dos Namorados, localizada entre o Rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico, que aparece somente na maré baixa e que possui estrutura com serviço de bar/restaurante montado na areia, além de mesas e guarda-sóis. Mas atenção: esse ambiente não é permanente, pois, quando a maré enche, a estrutura é recolhida pela equipe do catamarã que faz o passeio.

Vale ressaltar, ainda, os pontos turísticos da Barra dos Coqueiros, que faz parte da Região Metropolitana de Aracaju. As praias da Ilha de Santa Luzia, como o município também é conhecido, tem mar tranquilo e areia clara, e a paisagem é composta por coqueiros e manguezais. São elas: Atalaia Nova, a mais conhecida, Praia de Jatobá e Praia da Costa.

A Orla Pôr do Sol também é um dos cartões-postais de Aracaju

Complexo Turístico de Aracaju

O Complexo Turístico de Aracaju, também conhecido como Centro de Turismo, está situado no Centro da capital, na área do comércio que interliga a Praça Olímpio Campos e a Rua Laranjeiras. O local é ideal para o visitante que deseja mergulhar na cultura sergipana e ainda levar um pedacinho do estado para casa. Ali, há uma variedade de artigos que representam a cultura e as tradições de Sergipe.

Complexo Turístico de Aracaju é também conhecido como Centro de Turismo

Mercados Centrais de Aracaju

Os Mercados Centrais de Aracaju são um complexo formado por três espaços: Mercado Municipal Antônio Franco, que conta com artesanato local, como rendas, bordados, cerâmicas e objetos de decoração feitos à mão, além de bares e restaurantes na parte térrea e no andar superior; Mercado Thales Ferraz, que expõe para venda o artesanato sergipano, assim como iguarias regionais e uma variedade de ervas e especiarias; e o Mercado Maria Virgínia Leite Franco (antigo Albano Franco), que possui dois pavimentos: no térreo, há bancas de feirantes com uma variedade de legumes e frutas regionais, além de mariscos (camarão, peixe, sururu, ostras, caranguejo, guaiamum, siri e aratu), e, no superior, comerciantes que vendem roupas, acessórios, produtos eletrônicos e brinquedos. Também há a Passarela das Flores, interligando o Mercado Municipal Antônio Franco e o Mercado Thales Ferraz. Consiste numa área com variedade de flores e de plantas ornamentais, onde os comerciantes vendem buquês e arranjos florais.

Mercado Municipal Antônio Franco, e a variedade do artesanato local

Museus

Localizado no marco-zero da capital sergipana, na Praça General Valadão, o Centro Cultural de Aracaju é uma edificação construída no final do século XIX que abriga um vasto acervo de arte, história e cultura sergipanas, além de salas de exposições.

O Memorial de Sergipe, por sua vez, é um espaço museológico que cumpre o propósito de preservar a memória sergipana, principalmente no que diz respeito às manifestações histórico-culturais. Conta com um acervo com mais de 30 mil peças, que vão desde fósseis até documentos e fotos históricas, reunidas em inúmeras salas temáticas, e ainda, coleções particulares de artistas renomados, como Rosa Faria, Constâncio Vieira, Lourival Baptista, entre outras personalidades. Fica localizado na Orla da Atalaia.

Já o Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda é o primeiro museu de multimídia interativo do Norte e Nordeste. Localizado na Avenida Ivo do Prado, no Centro, essa edificação apresenta uma estrutura com um pavimento térreo e um superior. Neles, a história, cultura e as tradições do povo sergipano são apresentadas por meio de recursos audiovisuais e tecnologia interativa, além da exposição do acervo do Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Sergipe, distribuído em salas temáticas, o que oferece uma experiência única e informativa.

No Largo da Gente Sergipana esculturas gigantes que representam figuras do folclore sergipano

O Largo da Gente Sergipana, logo em frente, faz parte do complexo cultural do Museu da Gente Sergipana. Foi feito em homenagem às tradições, danças e personagens que moldaram a identidade do estado. Assim, os visitantes se deparam com esculturas gigantes que representam figuras do folclore sergipano e que embelezam o local. As manifestações culturais representadas são: Lambe-sujos e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafuso, Barco de Fogo, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo. Trata-se, portanto, de um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Sergipe.

E há, ainda, o Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC), um lugar fascinante. Em cada cômodo por onde o visitante passa, existem salas de estar ricamente decoradas, salões de banquetes e áreas de exposição cultural dedicados a diferentes períodos da história local. Tudo isso proporciona uma experiência enriquecedora para quem busca conhecer mais sobre a rica herança política de Sergipe.

Palácio Museu Olímpio Campos: em cada cômodo, salas de estar ricamente decoradas

Fonte: SETUR – Secretaria de Estado do Turismo I https://turismosergipe.com.br/

Related Articles