sergipereporter.com.br

Corpo de Bombeiros atendeu 8.900 ocorrências durante o ano de 2023

Corpo de Bombeiros atendeu 8.900 ocorrências durante o ano de 2023

O número de atendimentos a incêndios em vegetação aumentou 83 % e incêndios urbanos cerca de 24%

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) atendeu 8.900 ocorrências durante o ano de 2023, através das oito unidades operacionais espalhadas por todo o Estado, nos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Lagarto e Propriá.. Segundo o balanço anual, o número de incêndios em vegetação aumentou 83,73%, com relação ao ano anterior. Foram 553 em 2022 e 1016 em 2023. Já o número de incêndios urbanos aumentou 24,3%, passando de 572 para 711.

“Tivemos um período atípico em 2023, com altas temperaturas provocadas pelo fenômeno El Niño no país. Podemos atribuir a esse fato o aumento significativo de ocorrências de incêndio em vegetação em nosso Estado. Visando atender essa demanda, reforçamos nosso efetivo no período de maior incidência desse tipo de ocorrência, de outubro a março. Contamos também com o apoio de militares da Força Nacional, por meio da Operação Guardiões do Bioma”, explicou a assessora de comunicação do Corpo de Bombeiros, coronel Carla Cristina.

Foram registradas ainda 4218 ocorrências de busca e salvamento, que envolvem resgate de pessoas, animais, retirada de anel, entre outras. Orientações via Ciosp foram 1630, quando a demanda é solucionada pelos bombeiros por telefone. Também foram realizados 435 atendimentos pré-hospitalares, 371 a acidentes automobilísticos e 251 salvamentos aquáticos.

Outros dados

O Corpo de Bombeiros também atua na regularização de edificações e eventos. Segundo a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), foram 6.532 edificações regularizadas, 2.060 projetos analisados, 1.825 vistorias e 864 fiscalizações. “Esse ano implantamos um novo sistema de regularização de projetos. Completamente digitalizados, os processos ganham agilidade e trazem mais conforto para os usuários”, apontou a coronel Carla.

A bombeira destaca ainda outras ações voltadas à prevenção.

“Implantar uma cultura de prevenção é uma prioridade, visando evitar que os acidentes aconteçam. Na área de salvamento aquático foram realizadas 23.922 prevenções, que são intervenções dos guarda-vidas voltadas a evitar os afogamentos. Já a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) atingiu 47.494 pessoas com palestras e cursos disponibilizados para a população”, apontou.

Projetos sociais também são desenvolvidos pela corporação. “Temos o projeto ‘Meu Padrinho Bombeiro’, que leva presentes, diversão e informação a crianças e adolescentes. Além disso, durante todo o ano, bombeiros e cães realizam visitas em hospitais e instituições beneficentes. Nosso objetivo é estreitar ainda mais os laços com a sociedade e seguir prestando um serviço de excelência”, conclui a assessora de comunicação.

Por: ASCOM/CBMSE

Related Articles