Durante as próximas semanas, 58 bombeiros militares serão empregados em ações por todo o território sergipano
Reduzir os incêndios florestais e seus impactos para a população e o meio ambiente em Sergipe. Esse é o objetivo da Operação Protetor dos Biomas, iniciada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Desde o último dia 1º de novembro e seguindo até 31 de dezembro, 58 bombeiros estão empregados diariamente em ações de prevenção e combate em todo o estado.
“Temos uma preocupação com a área urbana, onde somos mais demandados, mas temos também o compromisso com o meio ambiente e esse projeto vem dar uma resposta a essas necessidades. Nos baseamos em dados de satélite que indicam os pontos com maior incidência de calor para distribuir as equipes. Os trabalhos de prevenção levam em conta as maiores áreas e as que mais demandaram atuação do Corpo de Bombeiros”, explicou o comandante da operação, tenente-coronel Gideão Oliveira.
Os bombeiros estão distribuídos em doze municípios: São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Capela, Laranjeiras, Neópolis, Glória, Poço Redondo, Moita Bonita, Carira, Tobias Barreto, Cristinápolis e Boquim. Eles passaram por uma capacitação, a Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal (INC Florestal), promovida pela Força Nacional.
Já a operação está sendo custeada pela Diopi. “No primeiro momento as equipes foram distribuídas e feito levantamento de campo de locais como hospitais, rede de abastecimento de água para o combate a incêndios, coleta de informações de órgãos ambientais municipais, entre outros. Além disso, estão sendo feitas ações preventivas como visitas para orientações e ações de combate direto aos focos de incêndios florestais. Resgate de animais também estão realizados durante a operação”, concluiu o tenente-coronel Oliveira.
Por ASCOM/CBMSE



