Detran/SE orienta pedestres sobre direitos e obrigações

Detran/SE orienta pedestres sobre direitos e obrigações
Ações educativas são intensificadas em janeiro para um conhecimento da legislação

Os pedestres, assim como o motorista, o motociclista e o ciclista, fazem parte do sistema de trânsito e têm seus direitos e deveres definidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Devido à maior vulnerabilidade daqueles que se locomovem a pé, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) busca orientar toda a sociedade sobre a adoção de comportamentos e atitudes responsáveis no trânsito, vias e calçadas, tanto por parte dos condutores quanto dos próprios pedestres.

De acordo com artigo 254 do CTB, os pedestres que desrespeitam as normas de trânsito estão sujeitos a multa correspondente a 50% do valor da infração de natureza leve. Atos como andar no meio da rua ou atravessar fora da faixa de segurança, passarela ou qualquer outra passagem destinada a quem anda a pé são alguns comportamentos que podem levar o indivíduo a ser penalizado.

A fim de fiscalizar o trânsito em Sergipe, o Detran/SE também monitora a incidência de acidentes de trânsito no estado. Segundo dados do do setor de Controle de Ocorrência de Acidentes no Trânsito (Coat), em 2023, foram registrados 80 acidentes envolvendo pedestres em que as vítimas ficaram lesionadas e foram encaminhadas ao hospital, além de outros 11 acidentes que resultaram na morte do pedestre.

Segundo a coordenadora do Coat, Glaukia Suiane, os números indicam que a segurança no trânsito é responsabilidade de toda a sociedade. “Essa relação entre condutor e pedestre deve ser intensificada por meio de ações educativas que fortaleçam a responsabilidade de ambos”, alerta.

Educação

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran/SE, Tissiane Costa, aponta que o melhor caminho para promover um trânsito seguro é a educação e, por isso, o órgão desenvolve uma série de ações educativas durante todo o ano. “Por meio de ações educativas, explicamos, por exemplo, ações simples e que podem evitar danos, como o pedestre sinalizar as intenções, usar a linguagem corporal para fazer uma travessia segura, assim como os condutores com as setas, e dando preferência à faixa de pedestre”, explica.

Neste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu que o tema usado nas ações educativas será ‘Paz no trânsito começa por você’, escolhido por meio de enquete lançada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes. Em Sergipe, durante todo o ano de 2024, o Detran/SE irá trabalhar com temas específicos em consonância com o Contran e com órgãos estaduais. Serão realizadas ações como blitz educativa e visitas às escolas e ao interior do estado com o Ônibus-Escola.

Por Agência Sergipe  I Foto: Washington Reis I SERGIPE REPÓRTER

Related Articles