sergipereporter.com.br

Doação de terrenos viabiliza novo campus da UFS em Estância

Doação de terrenos viabiliza novo campus da UFS em Estância

Estância, Sergipe, deu um passo histórico rumo ao fortalecimento da educação superior nesta sexta-feira, 14 de março de 2025, com a assinatura do termo de doação de terrenos que viabilizará a construção de um novo campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), um projeto impulsionado por um investimento de mais R$ 60 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), via Ministério da Educação e que irá gerar 280 vagas de estudos.

A iniciativa só foi possível graças à generosidade de empresários locais, que cederam as áreas sem custos à universidade. O prefeito e empresário André Graça, o empresário Elizeu e a Companhia Industrial de Estância (CIESA), representada pelo ex-prefeito Ivan Leite, foram os responsáveis pela doação. Os terrenos incluem uma área próxima ao bairro Bonfim, às margens da rodovia Venâncio Fernandes Fonseca, destinada ao Parque Tecnológico, e outra no bairro Estancinha, perto do residencial Carmem do Prado Leite, onde será erguido o campus.

O novo campus oferecerá cursos estratégicos voltados ao desenvolvimento regional, como Administração, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia de Fontes Renováveis, Engenharia Química e Gestão Ambiental. A chegada da UFS não só amplia o acesso ao ensino superior, mas também promete transformar a economia local, gerando empregos, qualificando mão de obra e atraindo investimentos. Segundo o reitor Valter Joviniano, “este campus será um polo de conhecimento e inovação, alinhado às necessidades da região Sul de Sergipe”.

A doação dos terrenos foi destacada como um ato inédito no estado. Ivan Leite, ex-prefeito e representante da CIESA, enfatizou: “Estamos contribuindo com um gesto de amor à cidade, algo que nunca foi feito no estado: a construção de uma universidade em terrenos que não precisaram ser desapropriados pelo Município ou Estado. Não existe futuro sem os pilares da educação”.

“É com imensa alegria que, como prefeito e também como um dos doadores de uma das áreas para este projeto, agradeço aos parceiros Elizeu, Ivan Leite e à CIESA por tornarem este sonho possível ao lado da nossa gestão. Assim como agradeço a todos os envolvidos para  que este dia chegasse. A educação é o caminho para o futuro, e hoje, com a doação dos terreno e o esforço coletivo, Estância ganha um marco transformador: um campus da UFS que vai formar nossos jovens, atrair desenvolvimento e colocar nossa cidade como referência em ensino superior e inovação na região”, salientou o prefeito André Graça.

Gilson Andrade relatou seu empenho à frente da prefeitura para trazer o campus e agradeceu a articulação política dos senadores, do ministro Márcio Macedo, do reitor Valter Joviniano e do presidente Lula. Já o ministro Márcio Macedo celebrou: “Nós sonhamos, o presidente Lula sonhou, Deus consentiu e hoje a Universidade Federal de Sergipe nasceu! Estamos celebrando isso hoje”. Ele ainda parabenizou André Graça, Ivan Leite e Gilson Andrade pelo esforço conjunto.

O vice-governador Zezinho Sobral complementou: “A doação foi um ato de generosidade em favor da Terra. Este campus revolucionará a cidade e a região, trazendo desenvolvimento e proporcionando cursos superiores aos sergipanos. A educação materializa sonhos e transforma vidas”.

A instalação da UFS em Estância é vista como um catalisador para o desenvolvimento socioeconômico. Com a formação de profissionais qualificados, a cidade se tornará mais atrativa para novos negócios, fortalecendo a infraestrutura educacional e consolidando a região Sul de Sergipe como um polo de oportunidades.

A cerimônia de assinatura e lançamento da pedra fundamental contou com a presença de autoridades como o reitor da UFS, Valter Joviniano, o vice-governador Zezinho Sobral, o ministro Márcio Macedo, os senadores Alessandro Vieira e Rogério Carvalho, além do prefeito André Graça, marcando a liberação oficial dos recursos do MEC.

O evento também reuniu o deputado federal Gustinho Ribeiro, vice-prefeito de Estância, Cristóvão Freire; prefeitos de municípios vizinhos, vereadores de Estância — como Larissa Moraes, Zé da Paz, Artur do PT, Sandro de Bibi, Ninho de Bado, Flávio Brasil, Cleide de Júlio, Marta Monteiro, Nego Bia, Kaíque Freire e Jorginho da Praia —, além de ex-prefeitos como Gilson Andrade, José Nelson, secretários municipais e adjuntos.

Secom PME.

Related Articles