Apesar do perigo, sinalização paliativa na área é alvo de reclamações.
Alerta aos motoristas na BR-101, a 70 quilômetros de Aracaju, no Sul sergipano. O tráfego pode ser interrompido a qualquer momento por causa de duas erosões na pista causada pelas chuvas que predominam na região desde o inicio de maio de 2024.
Os dois pontos críticos estão localizados na BR-101 nos km’s em frente ao distrito industrial ou baixada sentido Norte e próximo do XPTO também sentido Norte. Os ciclistas, pedestres e motociclistas reclamam da má sinalização na área que bloqueou parte do acostamento.
A erosão, que se agravou com o período chuvoso, destruiu parte do acostamento e agora já compromete um lado da pista. A última chuva fez subir o nível do Rio Piauitinga e nas proximidades do XPTO a BR-101 ficou alagada após um canal ter transbordado.
O alerta é que para o DNIT tome as devidas providencias o mais rápido possível para não prejudicar o trânsito na BR-101 o que seria um caos em Estância por ser um trecho que interliga o Sul e Nordeste do Brasil.
Embora a erosão esta sendo monitorada pelo DNIT, a erosão pode sim romper parte da pista já que o solo está muito encharcado e deve ser feito o levantamento topográfico e os estudos geotécnicos para apontar a solução para recomposição do aterro e manutenção das manilhas.
“Estas erosões quais citei nos dois pontos da br-101 em Estância elas já existem, é que muitas das vezes levam anos para ocorrer ou ser acelerada caso mais de um evento natural ocorra ao mesmo tempo e pelo que analisei rapidamente foi que houve alguns bloqueios que causou a erosão pluvial e esta é a preocupação de que esse tipo de erosão que são decorrentes da ação das chuvas podem causar problemas sérios como o rompimento da pista – sabemos que estamos em um período aqui na região com alta incidência de chuvas e causa, por exemplo, problemas como deslizamentos de terra e Estância tem importante histórico de desastres naturais, então… se esse processo de erosão e movimentos de massa não forem sanados podem vir sim a causar o colapso da estrutura viária”. Alertou Washington Reis.
Foto: Ferreira Santos