Doze municípios sergipanos recebem Selo Unicef

Doze municípios sergipanos recebem Selo Unicef

Nesta terça-feira (8), foi divulgada a lista dos 12 municípios sergipanos que receberam o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em função do avanço na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. No total, 431 municípios da Amazônia e do Semiárido foram certificados na edição 2017-2020.

Na lista aparecem os municípios de Aquidabã, Areia Branca, Campo do Brito, Canindé de São Francisco, Cedro de São João, Frei Paulo, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabaianinha, Moita Bonita, Pacatuba e Propriá.

“Nestes quatro anos, cada um desses municípios melhorou muito em relação a ele mesmo, superando dificuldades e alcançando resultados concretos. Eles comprovaram melhoras nas políticas públicas e, com isso, garantiram mais direitos a meninas e meninos”, diz Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.

De acordo com a organização, os municípios tiveram grande avanço na garantia do direito de mulheres e bebês ao pré-natal. Sergipe avançou mais do que a média do País. De 2016 a 2018, o percentual de mulheres com acesso a sete consultas de pré-natal no Brasil cresceu 4,6%. Nos municípios de Sergipe o aumento foi de 6% e, nos municípios certificados com o selo neste estado, o aumento foi de 8%.

Em Sergipe, 100% dos municípios participantes do Selo Unicef implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.

Selo Unicef

O Selo é uma iniciativa do Unicef para estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com informações do G1 SE — Foto: Vanessa Barbosa

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by