O biólogo e coordenador-técnico de Conservação e Pesquisa do Projeto Tamar em Sergipe, Fábio Lira, classificou como um momento único a localização de tubarão da espécie ‘Boca Grande’ em Sergipe.
O animal de pouco mais de quatro metros foi encontrado morto, no dia 5 de julho, na Praia da Costa no município da Barra dos Coqueiros.
“É quase impossível encontrar um animal desses. No Brasil, foram registrados quatro encalhes e no Nordeste esse foi o segundo, o primeiro foi no Piauí. Em todo o mundo, foram encontrados 274 tubarões”, explicou.
Segundo ele, a espécie Megachasma pelagios pode chegar a cinco metros de comprimento e pesar até uma tonelada. Se alimenta de pequenos animais, como camarões e habita águas profundas, sendo rara a proximidade com a costa.
Após ser resgatado, o tubarão foi levado para o Projeto Tamar, em Aracaju, onde permanece em conservação e deverá ser exposto ao público assim que uma estrutura adequada estiver pronta.
O especialista também informou que exames realizados após a coleta do animal podem contribuir para a conclusão do que levou a morte do tubarão, que não apresentava sinais de ferimentos por redes.
XEXO SERGIPANO I Foto: Projeto Tamar/SE