Sergipe Repórter

Estância apresenta baixo índice de Infestação Predial para Mosquito da Dengue

O primeiro Levantamento de Índice Rápido para Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) realizado neste ano, entre os dias 10 e 14 de janeiro, colocou o Município de Estância, mais uma vez, na categoria de baixo risco, abaixo do limite de 1% recomendado pela Organização Municipal da Saúde (OMS). 

De acordo com o levantamento, Estância apresenta Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,5%. Isso significa que de cada 200 residências visitadas apenas uma apresenta risco de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zica vírus e febre chikungunya. O levantamento aponta também que os principais criadouros identificados se encontram entre os depósitos ao nível do solo para o armazenamento doméstico de água para consumo humano, que incluem tonel, depósitos, cisternas e caixa-d’água. 

O baixo índice é motivo de comemoração mas é preciso não baixar a guarda e manter os cuidados preventivos. “Graças ao compromisso da população e dos nossos Agentes de Combate às Endemias, Estância segue com uma média geral abaixo do limite preconizado pela OMS. Apesar disso, a vigilância precisa ser constante. Assim, pedimos a toda a população que mantenha os cuidados em suas casas, quintais e comércios, e elimine recipientes que possam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito. Nós sabemos o que fazer, mas é muito importante dividirmos a responsabilidade”, alertou o Secretário Municipal da Saúde Lourival Júnior.

O LIRAa é o método amostral cujos resultados permitem ao setor de vigilância epidemiológica direcionar com mais precisão as medidas de prevenção e combate do mosquito e o controle das doenças por ele transmitidas. Com mais informações coletadas, é possível identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. Assim realizar mutirões, bloqueios e visitas domiciliares em todo o perímetro com maior incidência de focos. 

Fonte: Prefeitura de Estância

Related Articles

Posso ajudar?