Sergipe Repórter

Estanciano Esporte Clube completa 65 anos de fundação

Estanciano Esporte Clube foi fundado em 14 de junho de 1956 após uma dissidência de desportistas do Cruzeiro Esporte Clube, (antigo clube social e esportivo de Estância) o Estanciano Esporte Club completa 65 anos nesta segunda-feira (14/06/2021).

Após discreta participação no campeonato amador, o Estanciano adentra a partir de 1960 na era do profissionalismo. Nesse período, muitos atletas destacaram-se a nível regional e nacional, a exemplo de Aguinaldo Augusto (Guio), o qual chegou a ser reserva do fenômeno da época, o príncipe, Danilo Menezes, na equipe do Clube de Regata Vasco da Gama-RJ.

Na década de 70, o Estanciano, juntamente com outras equipes do futebol sergipano, abriram o mercado de trabalho para atletas como: Augusto (goleiro), Mário Portela (zagueiro), Mendonça (meio campista), etc… Mas, foi a partir de 80, com o advento da construção do Estádio Augusto Franco, Francão (com a capacidade para aproximadamente 12 mil pessoas e com arquitetura moderna) que o Estanciano conquistou o seu espaço no cenário esportivo do nordeste e nacional, através de uma equipe competitiva montada com craques experientes.

Em 1983, o Estanciano disputou dois amistosos com duas maiores equipes do futebol brasileiro, Fluminense/RJ e Vasco da Gama, com o placar de 2 x 2 e 0 x 1, respectivamente. Recebeu também equipes como, Sport do Recife, Esporte Club Bahia e Vitória. Neste período, o Estanciano manteve uma regularidade nos campeonatos sergipanos, colocando-se sempre entre os quatros melhores, conquistou em diversas oportunidades turnos e fases, obtendo seu melhor desempenho no ano de 1983, quando brilhante[1]mente disputou o título com as duas maiores equipes do estado, alcançando o vice[1]campeonato.

Naquele ano, a equipe foi consagrada pela imprensa sergipana como o ”carrosel Canarinho” Nesta fase áurea, o Estanciano revelou para o futebol sergipano e nordestino, sendo destaque o atleta Edi, que iniciou sua carreira profissional com 16 anos, logo se transferiu para Associação Desportiva Confiança, tendo brilhante passagem no Sport Clube do Recife quando em uma das oportunidades marcou o ”Gol do Fantástico” da TV Globo. Teve também uma breve passagem no futebol português.

Na manhã do último domingo, 30/05/2021, na sede do Estanciano Esporte Clube, localizada no bairro Alagoas, aconteceu à eleição para a escolha da nova diretoria e Conselho Fiscal do Estanciano Esporte Clube, com as presenças dos associados.

O presidente Sidney Araújo foi reconduzido à presidência do “Canarinho do Piauytinga”, como também o radialista Araújo Júnior, como vice-presidente, para mais quatro anos no comando do Estanciano.

Pelo estanciano passaram diversos presidente, todos conceituados cidadãos de nossa sociedade, entre eles: Paschoal Nabuco, Divaldo Carvalho Costa, Valdir Menezes, Leolpodo Souza, Roberto Bahia Fontes, José Nelson de Araújo Santos, Renato Silva, Alberto Magno Resende Brasil, José Magno de Leão Brasil Neto, José Araujo Andrade, Miguel Valério Santana, Antonio Alberto Moraes Costa (Toinho Pastel), Job Marcelo de Jesus (Marcelo Sergipano) e Sidney dos Santos Araujo. Nivaldo Silva Carvalho, (inmemorian) foi patrono da equipe.

Fazem parte dos conselhos Deliberativo e Fiscal: Nadjo Lisboa (Presidente), Carlos Magno de Jesus, José Augusto Santos, Alcinando Andrade , José Cláudio, entre outros. Vale dizer, que o edital para a convocação da eleição do EEC, foi publicado no Jornal do Dia (Aracaju), conforme orientação da Federação Sergipana de Futebol (FSF), que pede para a publicação ser em jornal de grande circulação no Estado de Sergipe.

Fonte: Jornal Folha da Região

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?