Os duelos da primeira fase terão início no dia 6 de setembro. O Canarinho do Piauitinga estreia dia 7 de setembro contra o Botafogo de Cristinápolis, em Arauá pelo grupo b da competição.
Será disputada por clubes rebaixados da Série A2 de 2024 e novos integrantes
A edição de 2025 será finalizada em novembro e conta com 14 equipes na disputa.
Clubes por grupos
Grupo A:
Aracaju F.C, Coritiba, Força Jovem, Propriá, Santa Cruz, Socorrense e Socorro.
Grupo B:
Amadense, Botafogo de Cristinápolis, Boquinhense, Estanciano, Maruinense, Riachão e Sete de Junho.
Confrontos da 1ª rodada do Campeonato Sergipano da Série A3:
Sábado (06 de setembro)
Grupo A
- 15h – Aracaju F.C x Propriá, estádio Adolfo Rollemberg, em Aracaju
- 15h – Coritiba x Santa Cruz, estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana
- 15h – Força Jovem x Socorrense, estádio Manoel Porto, em Aquidabã
Domingo (07 de Setembro)
Grupo B
- 15h – Riachão x Sete de Junho, estádio José Alexandre, em Tomar do Geru
- 15h – Botafogo x Estanciano, estádio municipal de Arauá
- 15h – Amadense x Boquinhese, estádio Geraldo Oliveira, em Cristinápolis.
Formato de disputa da Série A3
A competição tem quatro fases, na primeira os clubes serão divididos em dois grupos regionalizados com partidas apenas de ida. As quatro primeiras equipes de cada grupo avançam para sequência da competição.
Nas fases de quartas de final e semifinais, os confrontos acontecem em jogos de ida e volta. E a final, em partida única, o local da decisão será definido pela FSF.
Premiação
O campeão vai receber R$ 30 mil reais e o vice-campeão R$ 20 mil reais.
Passaporte para a Série A2
As quatro melhores equipes conquistam o acesso para a Série A2 de 2026.
O grupo de atletas relacionados pelo técnico Ronildo Batalha para a estreia está motivado, mas as dificuldades de logística e financeiras ainda se alastra pelo clube. Da lista, apenas 14 atletas, tiveram a liberação no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. A expectativa é de que o clube aguarda o repasse pela prefeitura de Estância para dar uma aliviada no orçamento mensal.
Técnico
O comandante da equipe ainda é o Ronildo Batalha que mesmo diante das dificuldades do Estanciano resiste as fortes tempestades. Foi Ronildo que colocou o Estanciano na série A-1 quando venceu o Guarany de Porto da Folha fora de casa. Porém não demorou muito na elite do futebol sergipano retornando para a segunda divisão em 2024. O time canarinho sem muitos recursos com a saúde financeira no vermelho despencou para a nova Série A3 ou terceira divisão do sergipano. Ronildo foi mantido no elenco e agora com um time de jovens da categoria de base sonha em chegar a final e voltar a série A2.
Ronildo Batalha, o técnico que superou todas as dificuldades e colocou o canarinho na divisão de elite do futebol sergipano.
2022 – O retorno para a série A-1
O time canarinho retornou ao futebol sergipano principal após uma vitória fora de casa contra o Guarany de Porto da Folha no Estádio Caio Feitosa. Aquele elenco de 2022 estava afiado e chegou a grande final contra o Dorense. Em casa mesmo jogando pelo empate o time de Dores venceu a partida conquistando a Série A-2. Ronildo Batalha tinha em suas mãos um título que deixou escapar em casa, mas o mais importante ele fez (…) colocar o time novamente na Série A-1.
2023 – Séria A-1
Já na elite do futebol sergipano o Estanciano teve a primeira fase equilibrado e sua trajetória embora desafiadora não conseguiu se manter e desceu no elevador para a segunda divisão. Ronildo foi mantido mesmo com algumas criticas da torcida. A diretoria apostava que a questão não era técnica e sim financeira sem dinheiro para grandes contratações e um elenco melhor.
2024 – Série A-2
Em 2024 já na segunda divisão enfrentou mais problemas financeiros e a dor de cabeça só aumentava até que despencou para a terceira divisão (série A-3) do Campeonato Sergipano.
“O caminho é longo diante do cenário e das dificuldades que estamos atravessando em relação a situação financeira do clube, claro que o Estanciano não merece está na terceira divisão e temos que acreditar que não podemos colocar na cabeça que o time não seja capaz de chegar, futebol é uma caixinha de surpresa e nossa base vem trabalhando diariamente para chegar o mais longe possível e retornamos a série A-2 – Os investimentos ainda são poucos e vamos ter que começar dia 7 estreando com o Botafogo fora de casa com esse time e com o que temos”. Comentou Ronildo.
Jogos do Canarinho na 1ª rodada
- 07/09 – 15h – Botafogo
- 14/09 – 15h – Maruinense
- 28/09 – 15h – Boquinhense
- 02/10 – 15h – Sete de Junho
- 05/10 – 10h – Riachão
- 12/10 – 15h – Amandense
Histórico de confrontos
Em todas as competições entre o Estanciano e Botafogo foram disputados 10 jogos, com 7 vitórias do Estanciano e 3 empates. Em casa do Estanciano foram disputados 5 jogos entre as duas equipes, com 3 vitórias do Estanciano e 2 empates. Em casa do Botafogo-SE foram disputados 5 jogos entre as duas equipes, com 4 vitórias do Estanciano e 1 empate.
Por. Washington Reis I SERGIPE REPÓRTER