Sergipe Repórter

Estancianos respeitam decreto durante o 1º dia de toque de recolher. Confira panorama de casos, mortes e vacinação em Estância

Desde às 20h desta quarta-feira (17) até às 5h desta quinta-feira (18) os moradores dos 75 municípios sergipanos estão impedidos de circular nas ruas, exceto aqueles que trabalham em atividades consideradas essenciais ou estejam em situação de emergência.

Esse é o primeiro período do toque de recolher decretado pelo governo de Sergipe para conter a alta de casos e mortes pela covid-19 no Estado. O decreto segue até o dia 22.

Ruas vazias

Conforme imagens enviadas por seguidores os bairros de Estância a partir das 20 horas não tinha mais gente circulando pelas ruas como Bairro Alagoas, Centro e Cidade Nova, os mais populosos do município. Na principal avenida do Bairro Cidade Nova nossa equipe conseguiu capturar também minutos antes do cumprimento do decreto muitas pessoas em redes de supermercados e nas ruas correndo para realizar as compras em tempo antes do horário estabelecido no decreto. Flagramos também que no inicio do toque de recolher na mesma avenida já não havia mais ninguém pelas ruas do bairro.

Comandante disse que a população cooperou

O Major Lucas Rabelo, comandante do 6º Batalhão parabenizou a população e destacou o sucesso do primeiro dia de operação.

“O serviço foi dentro da normalidade. Graças a Deus a sociedade cooperou com o trabalho integrado da Polícia Militar e dos órgãos municipais, a exemplo da Secretaria da Saúde, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e SMTT. Foi bem salutar no primeiro dia. A gente torce que até as 5h da segunda os serviços transcorram da mesma forma”, disse.

Casos confirmados e mortes

Estância alcançou nesta quarta a marca de 4.680 diagnósticos positivos para a Covid-19, com 111 vidas perdidas desde o começo da pandemia, há um ano, e 4.434 pacientes considerados recuperados clinicamente, índice que representa 97% dos casos confirmados, quando excluídos os óbitos. Nas últimas 24 horas, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, 52 novos casos e mais duas mortes do sexo feminino com idade de 36 e 71 anos. Já foram realizados no município 10.319 testes. Já os casos suspeitos são 138 e em tratamento 135 pessoas.

O toque de recolher foi estabelecido pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) por recomendação do comitê científico que monitora a pandemia no Estado em função do colapso da rede de saúde.

Média de ocupação nos leitos do Estado

A média geral de ocupação dos leitos de UTI está acima de 90% e, de acordo com o governo, a demanda tem crescido de modo mais acelerado que a capacidade de abertura de novas vagas. Atualmente, 701 pessoas estão internadas em hospitais públicos e privados, o maior número de pacientes registrado esse ano.

O que pode funcionar durante o toque de recolher

Durante o horário do toque de recolher, somente poderão funcionar os serviços essenciais à população, com exceção das lojas de conveniência.

Vacinação

Segundo dados parciais do Setor de Imunização da Secretária Municipal da Saúde de Estância (SMS) publicado no instagram da prefeitura em 12 de março, o Vacinômetro já totaliza 2.505 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 2.888 doses recebidas e que restam ainda 432 doses para serem aplicadas em idosos acima de 90 anos, idosos na faixa de 75 a 89 anos e profissionais de saúde.

Por: Washington Reis I SERGIPE REPÓRTER

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?