Ex-Vitória Nelson foi o primeiro a sofrer gol no ‘Francão’

Ex-Vitória Nelson foi o primeiro a sofrer gol no ‘Francão’

O goleiro baiano Nelson dos Santos, ex-jogador do Vitória, foi o primeiro a sofrer um gol no estádio estadual Governador Augusto Franco, o ‘Francão’, localizado na cidade sergipana de Estância, 70 km de Aracaju.

Ele defendia o Estanciano e quem ‘carimbou’ a sua rede foi o atacante Nego de Bela, do Santa Cruz, durante clássico local, que marcou a inauguração daquela praça de esportes, em 5 de março de 1983. 

O gol nasceu de uma cobrança de escanteio, que Lima cabeceou para trás. Nego de Bela encheu o pé, com a bola ainda no alto, acertando o ângulo. 

Resumo da trajetória do goleiro Nelson

Quando o estádio completou 33 anos, a Prefeitura de Estância homenageou o goleiro Nelson que começou, aos 17 anos, em 1975, no Santos, da cidade baiana de Caculé. De lá, transferiu-se para o Jequié, atuando, inicialmente nos juvenis, antes de se profissionalizar no próprio clube. 

Com o passe negociado para o Atlético de Alagoinhas, disputou a Taça Norte-Nordeste, mudando-se, a seguir, para a Desportiva Vitória, do Espirito Santo onde foi campeão capixaba. Emprestado para o Americano de Campos, disputou o Campeonato Carioca de 1979 e 1980, conquistando, nesta sua segunda temporada no Rio, o vice estadual. Também Foi vice-campeão em Mato Grosso, pelo Operário de Várzea Grande.  Contratado  pelo Vitória, de Mário Sérgio e Osny, demorou pouco na Toca do Leão e voltou para o Jequié, para jogar o campeonato baiano, sendo, logo depois, emprestado ao Fluminense de Feira, para disputar a Copa do Brasil.

Em 1983, Nelson chega em terras sergipana

Em 1983,  Nelson foi para o Estanciano, conquistando o primeiro turno daquele ano e o vice estadual de 1984.

Ao encerrar a carreira profissional, decidiu se radicar na cidade, onde construiu família e foi, durante algum tempo, administrador do ‘Francão e coordenador de Praças Esportivas da Secretaria Municipal de Estância.

Além disso, participa de diversos projetos sociais voltados para crianças e adolescentes.

Foi comentarista dos programas esportivos ‘Espaço Esportivo’ e ‘Lucafe nos Esportes’ da Marazul FM de Estância, e repórter do portal de notícias ‘Sergipe Repórter’. 

Por Washington Reis, do Sergipe Repórter. Fotos de Nelson dos Santos

Colaboradores: NELSON DOS SANTOS, FÁBIO EMANUEL E ANTÔNIO MATOS DO BLOG PILHA PURA DE JOANINHA.

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by