Sergipe Repórter

Feriadão da Independência: veja o que abre e o que fecha em Sergipe

Na próxima terça-feira, 7 de setembro, é feriado nacional em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Na data, alguns serviços terão o horário de funcionamento alterado em Aracaju, bem como na véspera, devido ao anúncio de ponto facultativo pelo governo do estado e pela prefeitura da capital.

Os órgãos públicos estarão fechados, com exceção dos serviços considerados essenciais, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência. Veja a lista completa:

Parques, praias e orlas

O Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira), permanece fechado para atividades esportivas e de lazer, em virtude da vacinação pelo sistema drive-thru. A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no parque, também continua sem funcionar em virtude das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Já o Parque Ecológico Poxim estará aberto ao público, das 6h às 18h.

O acesso às praias do litoral sergipano está permitido e os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol ocorrerão sem qualquer alteração, das 8h às 17h.

Mercados e feiras de Aracaju

Na segunda-feira (6), não haverá feira livre na capital. Os mercados centrais Virgínia Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco e os setoriais (bairros) funcionam sem alteração de horário, das 6h às 14h. Já o mercado Vereador Milton Santos, no Conjunto Augusto Franco, estará fechado para limpeza geral, como acontece todas as segundas.

No dia 7, os mercados centrais Virgínia Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco e os mercados setoriais (bairros) funcionarão das 6h às 12h. A feira livre do Batistão (13 de Julho) será realizada normalmente no período da manhã.

Supermercados

A Associação Sergipana de Supermercados informou que no dia 6 os estabelecimentos funcionam normalmente. Já no feriado do dia 7, de acordo com a convenção coletiva, estão autorizados a abrir, e funcionam de acordo com horário estabelecido por cada rede ou empresa, seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia.

Comércio

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), o comércio abre normalmente no dia 6. Já no dia 7, as lojas ficam fechadas, podendo abrir os serviços essenciais como farmácias e supermercados.

Home Center Ferreira Costa

No feriado do dia 07 de Setembro, o Home Center Ferreira Costa localizado em Aracaju estará fechada. Mas, você poderá continuar efetuando as suas compras através do www.ferreiracosta.com no conforto do seu lar

Bares e restaurantes

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel), os bares e restaurantes funcionam normalmente todos os dias, obedecendo aos protocolos sanitários.

Shoppings

  • RioMar e Jardins (capital): na segunda-feira, lojas, quiosques, lazer, praças de alimentação e restaurantes, funcionam normalmente das 10h às 22h. Na terça-feira, praças de alimentação, restaurantes e lazer, abrem das 12h às 21h; já lojas e quiosques ficam fechados.
  • Aracaju Parque Shopping (capital): na segunda, o shopping abre normalmente, das 10h às 22h. Na terça, a praça de alimentação funciona das 12h às 22h; lojas e quiosques estarão fechados, exceto a Americanas, que abre das 13h às 19h.
  • Shopping Prêmio (Nossa Senhora do Socorro): na segunda, o centro de compras funciona normalmente das 10h às 22h. Já na terça, o setor de alimentação abre das 12h às 22h; o de lazer, das 14h às 20h e lojas das 14h às 20h.
  • Shopping Peixoto (Itabaiana): na segunda, o shopping também funciona normalmente das 9h às 22h. No dia 7, o supermercado abre das 10h às 20h, e a praça de alimentação das 12h às 20h. Já as lojas estarão fechadas, exceto a Americanas, que abre das 14h às 20h.

Biblioteca

A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, no Conjunto Augusto Franco, reabre as portas neste sábado (4) com um festival cultural. A partir das 14h, a unidade receberá uma edição especial da Feirinha da Gambiarra, preenchida com exposição fotográfica, rodas de poesia, lançamento de livros e, a partir das 18h, programação musical com Mayra Félix, Alex Sant’Anna e DJ Versianni, finalizando às 21h. O acesso é gratuito, respeitando as medidas sanitárias contra a Covid-19.

Após o evento, a biblioteca fecha e volta a funcionar na quarta (8), das 8h às 17h.

Centro Cultural de Aracaju

O Centro Cultural de Aracaju estará de portas abertas neste sábado e domingo, 4 e 5, respectivamente, quando recebe a oficina de Body Painting, das 8h às 13h. A turma já foi preenchida.

Saúde em Aracaju

Os serviços de Saúde da Prefeitura de Aracaju sofrerão alteração. Na Rede de Atenção Primária, as unidades básicas de saúde estarão fechadas. Na Rede de Urgência e Emergência, os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, incluindo os contêineres para atendimento exclusivo de síndromes gripais e suspeita de Covid-19 seguem com serviço 24 horas. Além da urgência clínica, a urgência odontológica ofertada no Hospital Fernando Franco também funcionará 24 horas.

Na Rede de Atenção Psicossocial, o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue porta aberta, entretanto, no ponto facultativo e feriado funcionará apenas o acolhimento noturno.

O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), inserido na Rede de Atendimento Especializado (Reae), não funciona aos finais de semana e feriados. Desta forma, o serviço retorna na quarta-feira, dia 8, das 7h às 18h.

A vacinação contra a Covid-19 segue normalmente. Clique aqui e veja a atualização diária na capital.

Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funciona no horário regular na sede, das 7h30 às 17h, nesta segunda-feira, das 13h às 17h, no posto de Coleta no Shopping Riomar. Na terça-feira, não haverá atendimento, os serviços retornam a sua rotina, na quarta (8).

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?