Sergipe Repórter

Ginásio Albano Franco em 1982 e em janeiro de 2021.

Quem aí já jogou uma “pelada”, disputou um campeonato (jogos estudantis, por exemplo) ou pelo menos assistiu a algum jogo no “Albano”? Vamos conhecer um pouquinho da história desse importante espaço poliesportivo?

O Ginásio de Esportes Albano Franco foi inaugurado em 14 de novembro de 1981. Sua construção foi patrocinada pelo SESI (Serviço Social da Indústria) e custou à entidade cerca de 36 milhões de cruzeiros. As instalações do novo ginásio contavam com moderna quadra poliesportiva, palco para teatro, vestiários masculino, feminino e para juízes, apartamentos, enfermaria, administração, tribuna de honra, sala de som e projeção, cantina, salão para ginástica olímpica, rítmica e para judô, almoxarifado, campo de futebol, parque infantil e área de lazer.
No dia da inauguração, mais de 3 mil pessoas lotaram as dependências do moderno ginásio, um dos mais completos do Nordeste. Destaque merece ser dado para as presenças do Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Albano do Prado Franco, do Ministro do Trabalho, Murilo Macedo, do Prefeito de Estância, Walter Cardoso Costa e do Governador do Estado de Sergipe, Augusto Franco. Esse último, em seu discurso, disse: “o ginásio Albano Franco é a maior obra da cidade de Estância. É uma obra para que possam os trabalhadores aproveitá-la da melhor maneira possível. É uma obra que não só beneficia o povo desta cidade, mas todo o Estado”.
Após os discursos das autoridades acima listadas, os presentes assistiram a uma variedade de shows artísticos.
Com quase 40 anos de existência, o Ginásio de Esportes Albano Franco continua a ser a principal praça esportiva de nossa cidade e uma das maiores e mais importantes de Sergipe.
Informações extraídas de:
“SESI inaugura o Ginásio de Esportes ‘Albano Franco’”. Gazeta de Sergipe, Aracaju, 15 e 16 de novembro de 1981, p. 5
“Ministro inaugura Ginásio”. Jornal de Sergipe, Aracaju, 15 e 16 de novembro de 1981, p. 1;10.
Fonte: Instagram Memórias de Estância @https://www.instagram.com/memoriasdeestancia/

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?