INSS: segurados podem pedir mudança do pagamento para conta corrente

INSS: segurados podem pedir mudança do pagamento para conta corrente

Portaria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicada nesta quarta-feira (29) autoriza a transferência do pagamento de benefícios da modalidade cartão magnético para depósito em conta corrente.

Segundo o INSS, a medida visa evitar o deslocamento de beneficiários até os bancos durante o período de pandemia de coronavírus.

Atualmente, cerca de 12.4 milhões de beneficiários recebem por meio de cartão magnético.

A solicitação da transferência do pagamento para a modalidade conta corrente deve ser feita exclusivamente pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Em nota, o INSS destacou que a conta corrente a ser indicada deverá ser no nome do titular do benefício. “Para realizar a solicitação, o beneficiário precisa possuir o login e senha do Meu INSS para que o procedimento seja feito mediante autenticação do usuário”, acrescenta.

De acordo com a portaria, para a efetivação da transferência de modalidade de pagamento, ocorrerá o bloqueio do crédito que se encontra disponível e no prazo de validade. Dessa forma, o órgão poderá reemitir o pagamento diretamente para a conta corrente indicada pelo beneficiário.

Além disso, está dispensada no requerimento de transferência a necessidade de autenticação da documentação apresentada no momento do requerimento.

Prorrogação automática de auxílio-doença

Em outra portaria publicada também nesta quarta-feira, o INSS autorizou a prorrogação automática dos benefícios de auxílio-doença enquanto perdurar o fechamento das agências e suspensão do atendimento presencial.

A portaria fixa, entretanto, em 6 o ” limite máximo de pedidos de prorrogação que, ao serem efetivados, gerarão prorrogação automática do benefício”.

Atendimento nas agências do INSS está suspenso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu o atendimento presencial nas agências como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus, e esse prazo poderá ser prorrogado.

No período em que as agências estiverem fechadas, os pedidos de serviços previdenciários e assistenciais deverá ser feito, exclusivamente, por meio de dois canais: pela internet, em Meu INSS, e por telefone, na central de atendimento 135.

Segurados que fizerem requerimentos de auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência devem enviar o atestado médico pelo Meu INSS. O documento será recepcionado pela perícia médica, que fará as devidas verificações.

Os agendamentos estão suspensos, inclusive de reabilitação profissional e serviço social, devendo ser reagendados apenas quando o atendimento nas agências for retomado. O INSS diz que está garantida, no entanto, a observância da data de entrada do requerimento.

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