Sergipe Repórter

Japão tem recorde de casos de Covid pelo 12º dia seguido na véspera das Paralimpíadas

O Japão registrou o 12º dia consecutivo de recorde na média de novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (23), na véspera dos Jogos Paralímpicos.

A competição começa nesta terça-feira (24), vai até 5 de setembro e, assim como nos Jogos Olímpicos, não terá a presença de público devido ao estado de emergência causado pela pandemia.

O país registrou uma média de 22,4 mil novos infectados por dia na última semana, com um recorde diário de mais de 25 mil casos na sexta-feira (20), causados pela variante delta (veja no vídeo abaixo).

Também nesta segunda, os governos do Japão e de Tóquio apelaram aos hospitais da capital para que aceitem mais pacientes de Covid-19, pois menos de um em cada 10 infectados está hospitalizado.

“A transmissibilidade forte da variante delta não é comparável às anteriores”, afirmou o ministro da Saúde japonês, Norihisa Tamura, ao lado da governadora de Tóquio, Yuriko Koike. “Gostaríamos de ter mais apoio da comunidade médica para obter leitos hospitalares para pacientes de Covid-19”.

É a primeira vez que o governo japonês emitiu tal apelo com base na lei de controle de doenças infecciosas.

Estado de emergência

Na terça-feira (17), o governo japonês ampliou o estado de emergência para mais sete regiões para tentar combater o aumento de casos. A medida já está em vigor em Tóquio e outras cinco regiões.

A previsão inicial era encerrar o estado de emergência no dia 31, mas, devido aos seguidos recordes de infectados, o governo decidiu estendê-lo até 12 de setembro e ampliar as medidas para outras regiões.

As restrições do estado de emergência são bem mais brandas do que as adotadas em outros países: restringe o funcionamento de apenas bares e restaurantes, proíbe a venda de bebidas alcoólicas e recomenda o trabalho remoto.

Mortes por Covid

Apesar da forte alta no número de novos infectados, manchando o sucesso inicial do Japão na contenção da pandemia, as mortes não têm aumentado na mesma proporção e a vacinação contra a Covid-19 ganhou forte tração.

Pessoas usam máscaras de proteção contra a Covid-19 em Tóquio, capital do Japão, em 6 de agosto de 2021 — Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Pessoas usam máscaras de proteção contra a Covid-19 em Tóquio, capital do Japão, em 6 de agosto de 2021 — Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?