Juliana Paes fala sobre rotina na quarentena e dá dicas de beleza caseira

Juliana Paes fala sobre rotina na quarentena e dá dicas de beleza caseira

Juliana Paes mostra seus cabelos cacheados: atriz conta sobre processo de transição capilar e dá dicas de cuidados — Foto: Reprodução/Instagram | Arte: Fabrício Bianchi

Juliana Paes mostra seus cabelos cacheados: atriz conta sobre processo de transição capilar e dá dicas de cuidados — Foto: Reprodução/Instagram | Arte: Fabrício Bianchi

Em tempos de pandemia por conta do coronavírus, passar por este período de quarentena sem compromenter seu bem-estar – tanto físico quanto mental – requer otimismo e muito jogo de cintura para não deixar a peteca cair. Para alguns, o momento pode se transformar em uma chance ímpar de autocuidado. No caso de Juliana Paes, ela diz que a meditação tem sido uma forte aliada em sua busca por equilíbrio.

“O que tenho feito para controlar a minha ansiedade é meditar todo dia. Isso tem me segurado muito, confesso que não tenho me sentido ansiosa, não.”

Com isso, a atriz garante que tem conseguido até se alimentar melhor. “Não tenho pulado muito fora, não. Pelo contrário! Tenho comido muito menos besteira do que nos dias em que estou na rua e acabo não tendo tempo de fazer as refeições com calma ou em casa”, explica.

Apesar da meditação, Juliana diz que manter o equilíbrio é um desafio. “Acho que o mais difícil é se manter informado sem ficar estressado com as notícias. Não existe solução fácil para o problema que estamos vivendo. Quarentena horizontal, vertical… Todos os caminhos vão levar a algum tipo de problema e não existe fórmula perfeita”, afirma.

“Acho importante também saber se voltar para dentro de casa, para as coisas à nossa volta, aquilo que a gente sempre diz que nunca dá tempo de fazer. Aquele livro que você falou o ano inteiro que ia ler e não leu; aquele jogo que você falou que ia brincar com seus filhos e não brincou… Se a gente voltar a nossa atenção para o universo de possibilidades que existem dentro da nossa casa e na nossa família, acho que esse é o melhor caminho”, elabora.

Além do tempo em família, a quarentena também tem sido o melhor momento para a atriz voltar às raízes – ela tem exibido nas redes sociais seus fios naturais, supercacheados e volumosos, sem qualquer sinal de escova. “Sempre tive os cabelos cacheados. Na época de ‘Totalmente Demais’, tive muito trabalho porque o diretor [Luiz Henrique Rios] queria os cabelos da Carolina lisos. O sonho visual dele era assim. Tive que alisar a parte frontal dos fios, usei produto químico em toda a fronte do meu cabelo. Para recuperar os fios, passei muito tempo com o cabelo misto – os cachos mantidos atrás e, na frente, aquela mistura, né? Por isso, toda a parte da frente do meu cabelo teve que passar por uma transição”, explica.

“Fiz a transição e posso dizer que é um processo longo, extenuante, demorado e que não é fácil. Mas, depois que você passa, depois que a química sai do seu cabelo e ele volta a ficar cem por cento natural, é muito gratificante. O resultado é esse que as pessoas estão vendo.”

“A questão é que, quanto mais curto ele fica, mais cacheado. Como ele agora está mais curto, os cachos estão mais fechadinhos. O meu cabelo é muito maleável: se ativo ele, ele fica muito cacheado. Se passo bastante os dedos, o cacho se solta um pouco… Se você passa o secador de leve, ele já fica um pouco mais liso. Como o meu cabelo é muito fino, ele aceita bem qualquer comando de calor, então tenho muita sorte nesse quesito”, continua.

Juliana Paes como Carolina Castilho em 'Totalmente Demais' — Foto: Caiuá Franco/Globo

Juliana Paes como Carolina Castilho em ‘Totalmente Demais’ — Foto: Caiuá Franco/Globo

Apesar dos 20 anos de carreira, a atriz nunca teve a oportunidade de usar seus fios naturais em cena. “Talvez nunca tenham feito uma personagem com o meu cabelo cem por cento natural porque é um cabelo que é difícil manter a continuidade. O meu tipo de cacho cada dia acorda de um jeito: tem dia que está mais fechado e mais cacheadinho, tem dia que o cacho está mais aberto… Depende da umidade, de como eu dormi, entende? Então é muito difícil manter a continuidade”, explica. “Às vezes, é mais fácil alinhar os fios – ou seja, fazer uma escova e deixar os fios alinhados – que aí você consegue manter uma estrutura parecida todos os dias para gravar”, palpita.

“Acho que a única personagem que chegou mais perto de usar o meu cabelo natural foi Gabriela, que não era um cacho tão fechado, mas era o mais próximo do meu cabelo natural.”

Em casa, a atriz tem aproveitado para colocar em prática sua rotina de beleza. “Acabo tendo mais tempo, então consigo me dedicar um pouquinho mais. Tenho conseguido, por exemplo, fazer umas máscaras faciais e completar todo o ritual que nem sempre dá tempo: creme para a área dos olhos, hidratante para os lábios, essas coisas”, conta.

Dentre os cuidados, há até uma dica caseira de beleza:

“Tenho usado muito azeite com baixa acidez no cabelo para dar uma hidratada. Passo à noite, faço uma trança frouxa e vou dormir. No dia seguinte, lavo como de costume e deixo ele secar naturalmente.”

“Acho que a melhor hidratação para os cabelos é deixá-los secarem naturalmente. Não usar secador e nem babyliss, por exemplo. É isso que tenho tentado fazer”, aconselha.

Juliana Paes no papel de 'Gabriela' — Foto: Estevam Avellar/Globo

Juliana Paes no papel de ‘Gabriela’ — Foto: Estevam Avellar/Globo

Apesar do confinamento, a atriz tem procurado manter sua rotina de exercícios físicos. “Tenho feito atividades físicas online com o meu personal, mas não tenho feito todos os dias, não – no máximo, umas três vezes por semana. Costumo fazer jump, que é em um pula-pula pequeno, ou o funcional clássico. Como não tenho academia em casa, uso basicamente o peso do meu próprio corpo para fazer os exercícios, como agachamentos, flexões, prancha e abdominais”, explica.

Mesmo em casa, Juliana garante que seus dois filhos – Pedro, de nove anos, e Antônio, de seis – não a deixam com tanto tempo livre assim. “A rotina está corrida por conta do home schooling, né? Passo boa parte da minha manhã fazendo os deveres que são demandados pela escola. Na sequência, vem o almoço. Nos dias em que não me exercito, arrumo alguma coisa da casa porque sempre tem algo para arrumar, tipo o armário das crianças, por exemplo, ou então aproveito para fazer alguma atividade com eles, alguma brincadeira… À noite, já está na hora de colocar o jantar deles e botá-los para tomar banho. Depois que a gente coloca eles para dormir, eu e Dudu aproveitamos para ver alguma série – estamos colocando em dia todas as nossas séries atrasadas – ou então batemos um papo com a família: eu ligo para os meus pais e ele liga para os dele. Nossa rotina tem sido basicamente essa”, detalha.

Na divisão das tarefas domésticas, a atriz afirma que ela e o marido se dividem bastante. “A gente tem uma pessoa que faz a comida para nós algumas vezes por semana e manda aqui para casa. Outras vezes, a gente se vira. Eu vou para a cozinha ou ele vai para a churrasqueira. Ou então, lavo a louça e ele tira o lixo, por exemplo. A gente não tem uma regra definida: cada dia, um faz uma coisa”, explica.

Por Victor Hugo Camara, Gshow — Rio de Janeiro

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by