Natal diferentão: saiba como ousar e mudar a decoração tradicional sem perder o clima da festa

Natal diferentão: saiba como ousar e mudar a decoração tradicional sem perder o clima da festa
Ornamentação pode ser feita com cores variadas, itens temáticos, rústicos ou naturais; o que vale é a criatividade

Mickey e Minnie em versão Natal mudam a decoração das festas de fim de ano Foto: Divulgação
Mickey e Minnie em versão Natal mudam a decoração das festas de fim de ano Foto: Divulgação

 

RIO — Mickey Mouse, Grinch, Harry Potter, Toy Story… com exceção da criatura verde e rabugenta que odeia o Natal, criada pelo escritor Dr. Seuss, esses personagens não costumam ser lembrados nas festas de fim de ano. Ou não costumavam. Se depender dos mais inventivos, isto já é coisa do passado. A cada ano que passa, a decoração natalina abre espaço para outras inspirações além do Papai Noel, e vai ganhando diferentes facetas: às vezes é mais minimalista, com poucas cores e elementos, às vezes é bem mais chamativa. Pode ser feita de elementos naturais como plantas e flores, temática e cheias de personagens ou ter aspecto mais rústico. O que vale é a criatividade. Confira algumas ideias de como mesclar a tradicional árvore de Natal com itens que fogem do clássico.

A decoração temática já é muito presente na casa de famosos que, na maioria das vezes, contam com o auxílio de empresas especializadas na montagem da árvore e na escolha dos enfeites. A decoradora Georgia Bianka, dona da Georgia Festas, preparou a decoração natalina divertida e colorida das atrizes Juliana Paes e Grazi Massafera, deu um ar mais esperançoso à árvore do casal Klebber Toledo e Camila Queiroz, com tons brancos, dourados e prateados, e criou a decoração inspirada no personagem Grinch para a blogueira Jade Seba. Já a árvore da atriz Giovanna Ewbank é inspirada em animais africanos, em homenagem aos filhos Titi e Bless.

De acordo com Georgia, esta decoração mais personalizada está sendo muito pedida por seus clientes neste ano, fugindo do tradicional vermelho e dourado, que costumava ser a escolha da maioria. Muitos pedidos refletem a personalidade dos moradores da casa, com elementos que façam sentido na história da família, personagens preferidos das crianças ou também palavras e frases em bolas e elementos decorativos da árvore. 

— Os temas que mais estão fazendo sucesso neste ano são Mickey e Minnie e o Grinch. Itens com personagens, inspiração em filmes e séries, fotos da família, entre outros, são opções divertidas e personalizadas, aliados à decoração com vidros, garrafinhas e potes com luzes — ensina.

Mas entre tantas opções e ideias, como escolher o melhor tema para a decoração de Natal? E o medo de ousar e não gostar do resultado final? A decoradora lembra que o principal, e que não pode faltar, é o espírito natalino de confraternização e amor, pois associado a isto, boa vontade e criatividade, qualquer item pode ser transformado em um enfeite. Aí vão algumas dicas…

Bolas com palavras dão tom de esperança à decoração Foto: Divulgação
Bolas com palavras dão tom de esperança à decoração Foto: Divulgação

Em primeiro lugar, lista Georgia, é importante definir um tema ou estilo e anotar quais são suas peças-chaves. O passo seguinte é escrever todos os elementos que serão necessários para decorar a casa. Uma dica para não fugir do tema e acabar deixando o ambiente confuso é manter pelo menos um item em comum entre os cômodos ou cantinhos, como o uso de uma mesma cor de fita para os laços da árvore e de outros ambientes.  

Quando chegar ao momento de montar a árvore, é importante ficar atento aos detalhes, para que a decoração fique ainda mais parecida com a dos profissionais. Se o tradicional pisca-pisca for de LED, a iluminação deve ser a primeira parte, seguida dos laços, flores grandes e depois bolas e itens temáticos. Já se a iluminação for de ‘luz de fada’, aquele fio branco e com lâmpadas menores, este deve ser o último passo. 

— Uma dica é mesclar os itens, entre bolas de tamanhos variados, folhagens, elementos decorativos e laços, para dar movimento e variedade e deixar a árvore mais robusta, a não ser que sua opção seja um estilo minimalista, com um único elemento. Para finalizar, coloque uma saia para árvore, um tecido ou manta na base para dar um acabamento e, se puder, faça caixas de presentes de tamanhos variados com laços usando a mesma fita da árvore. Vai harmonizar e dar um charme todo especial — instruiu. 

Mais verde e natural

Outra opção para complementar a decoração natalina ou ousar com elementos diferentes na ornamentação é o uso de flores e plantas secas ou in natura. A paisagista Rayra Lira indica cinco delas que podem ser utilizadas neste período. Para quem pensa em uma árvore natural, a tuia holandesa é uma boa escolha por ser uma espécie parecida com o pinheiro, podendo ser usada também como centro da mesa devido ao seu tamanho variado. Outras opções são a mussaenda vermelha, com folhagem verde e flores vermelhas, ideal para eventos externos, e a lágrima-de-cristo, uma trepadeira com ramos longos e folhagens coloridas.

— A folhagem verde brilhante com as flores vermelhas envoltas pelo cálice branco passa uma incrível sensação de árvore nevada à noite, quando as pequenas luzes de Natal iluminam toda a sua extensão. É uma combinação mágica — descreve Lira.

Além de estar presente nos detalhes, a planta pode substituir a árvode de Natal de plástico, como a tuia holandesa Foto: Divulgação
Além de estar presente nos detalhes, a planta pode substituir a árvode de Natal de plástico, como a tuia holandesa Foto: Divulgação

Outras plantas utilizadas para a decoração natalina são a poinsétia, também conhecida como estrela-de-belém ou flor de Natal devido às suas pétalas de cor vermelha e folhas verdes, e o azevinho, frequentemente usado durante esta época como elemento decorativo em janelas, portas, coroas, arranjos florais e centros de mesas

Já a jardinista, artesã e designer floral Marina Reis, do Atelier Colorato, dá outras alternativas para este período do ano, como cedro, cinerária marítima e  impérico. Para a profissional, estas são boas escolhas para tornar a casa mais verde e transformar o ambiente em algo mais alegre e natural. 

— Vários estudos recentes já comprovaram que elementos da natureza, principalmente as flores e plantas, trazem alegria, paz e tranquilidade para a vida das pessoas. E por que não decorar a casa para as festas de fim de ano com elementos que dão essa energia positiva? — sugere.

Nos arranjos de mesa ou como pequeno detalhe do guardanapo: decoração natural dá mais leveza ao ambiente Foto: Divulgação
Nos arranjos de mesa ou como pequeno detalhe do guardanapo: decoração natural dá mais leveza ao ambiente Foto: Divulgação

A dica da jardinista é incluir arranjos florais na mesa da ceia, nas mesas de centro e nas mesas laterais ao sofá, detalhes que vão aumentar ainda mais o charme para a noite de festa. Há ainda a possibilidade de incluir plantas como marcadores de mesa, com o nome de cada convidado na própria folha, ou substituir os tradicionais jogos americanos por folhas grandes, como as de costela de adão. Mas as flores e plantas não se resumem a detalhes.

— Por conta da pandemia, 2020 foi um ano em que todo mundo repensou melhor a forma como lida com o planeta, a natureza e todos os elementos que a compõem. E nada mais justo do que materializar esse novo pensamento na decoração de Natal — analisa. 

Neste sentido, aponta Marina Reis, se as árvores e enfeites feitos de plásticos são descartados ao longo dos anos e viram lixo, é possível repensar a decoração utilizando itens naturais, que podem continuar na decoração mesmo depois de secos.

— Os festões de plástico podem ser substituídos pela hera paulista no corrimão de escadas e em prateleiras para deixar a decoração da casa mais no espírito natalino, assim como os arranjos de flores com a cinerária marítima, que são uma ótima pedida para o centro de mesa da ceia. Além de trocar a árvore de plástico pela tuia holandesa, outra pedida é trocar os enfeites de plástico por discos de madeiras personalizados. Já as embalagens de presentes podem ser enfeitadas com pequenos ramos verdes. Fica bem personalizado — orienta

Fonte: Jornal O GLOBO I Foto: Divulgação

 

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by