Nelson dos Santos foi o primeiro goleiro a sofrer um gol no Estádio Francão.

Nelson dos Santos foi o primeiro goleiro a sofrer um gol no Estádio Francão.

O Sergipe Repórter entra em campo e lança mais um quadro para os apaixonados pelo esporte sergipano. A nossa galeria “MEMÓRIAS DO NOSSO ESPORTE” é inaugurada com o gol de Nego de Bela e o primeiro goleiro a sofrer um gol no Estádio Francão, em Estância. 

O goleiro Nelson dos Santos, foi o primeiro a sofrer um gol no Estádio Estadual Governador Augusto Franco “o francão”, localizado na Cidade de Estância que fica a cerca de 70 km de Aracaju. Quem carimbou a rede do goleirão do Estanciano foi o atacante Edmundo Cavalcante “Nego de Bela” que defendia as cores do Santa Cruz em um clássico inaugural do futebol estanciano no dia 5 de março de 1983.  

Como nasceu o gol? 

O gol nasceu de uma cobrança de escanteio que Lima cabeceou para trás, Nego de Bela do azulão do Piauitinga aproveitou a chance e encheu o pé com a bola ainda no alto acertando o ângulo do gol. 

Homenagens 

Quando o estádio completava 33 anos em uma partida do futebol amador entre as equipes do Liberdade e Avec a Prefeitura Municipal de Estância homenageou o goleiro como ícone importante da época. 

Foi em 1975 que Nelson começou a jogar ainda com 17 anos e ainda jovem disputava a Taça Norte Nordeste. 

Foi a partir de 1975 que Nelson Santos começou a jogar, iniciou no Santos de Caculé, com 17 anos jogou no juvenil, subiu para o profissional do Jequié onde foi campeão Baiano. De Jequié foi vendido para o Atlético de Alagoinhas onde disputou a Taça Norte-Nordeste, passou pela Desportiva Vitória do Espirito Santo onde foi campão capixaba. Mas tarde fora emprestado para o Americano de Campos – RJ onde disputou o Campeonato Carioca em 79 e 80 jogando inclusive contra o galinho Zico do Flamengo. 

Em 1980 foi vice-campeão estadual e no mesmo ano assinou pelo Vitória em seguida chega ao Fluminense de Feira para disputar o Campeonato Baiano. 

Após disputa no carioca Nelson chegou no Operário de Várzea Grande do Mato Grosso, foi vice-campeão estadual, no mesmo ano em 1980 assinou pelo Vitória da Bahia jogando ao lado de Mario Sergio entre outros que marcaram a época, voltou para o Jequié onde disputará o Campeonato Baiano, Nelson foi emprestado para disputar a Copa do Brasil pelo Fluminense de Feira. 

No ano seguinte, já em 1983 o goleiro Nelson aterrissa em solo estanciano para defender as cores do Canarinho do Piauitinga. 

Aterrissou em solo sergipano já em 1983 onde defendeu o Campeonato Sergipano jogando pelo Canarinho do Piauitinga – foi campeão do primeiro turno e vice estadual em 1984, a sua vida profissional no futebol parou em Estância, cidade acolhedora onde construiu famílias e verdadeiros amigos e onde atualmente reside com suas filhas e netos. 

Em Estância Nelson também foi administrador do Estádio Francão e Coordenador de Praças Esportivas da Secretaria Municipal de Esportes de Estância além de participar de diversos projetos sociais voltado a criança e adolescente. No rádio, Nelson dos Santos foi comentarista dos programas esportivos Espaçp Esportivo e Lucafe nos Esportes da rádio Marazul fm de Estância e repórter do portal de notícias Sergipe Repórter. 

Por: Washington Reis / SERGIPE REPÓRTER (Fotos: Nelson dos Santos) Restauração de Imagens: Washington Reis. 

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by