No Mercado da Farinha de Estância, botijão de gás pega fogo e acende alerta sobre preventivos contra incêndio e pânico.

No Mercado da Farinha de Estância, botijão de gás pega fogo e acende alerta sobre preventivos contra incêndio e pânico.

Comerciantes e populares que estavam dentro do Mercado da Farinha em Estância na manhã desta segunda-feira (08) ficaram assustados após um botijão pegar fogo.

O vazamento do gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) provocou o principio de incêndio e logo uma chama de aproximadamente 2m de altura chamou a atenção da população e comerciantes.

No local, foi constatado o vazamento de GLP com presença de chama, porém, sem explosão. O botijão encontrava-se próximo de uma parede em um local mais arejado na Praça de Alimentação. O fogo ficou restrito debaixo no ambiente e não atingiu outras estruturas.

Informações obtidas por nosso portal é que no momento do ocorrido populares inclusive trouxeram extintores de incêndio para combater as chamas o que evidencia a falta dos preventivos contra incêndio e pânico no local e a falta de vistoria.

Apesar do susto o botijão foi exposto em ambiente arejado o que evitou o acumulo de gases e diminuiu o risco de explosão.

Não houve feridos no local.

ALERTA

“Bem provável que o local não tenha passado por uma vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, pois no local não existe sinalização de emergência e nem extintores de incêndio e quando isso ocorre o Poder Público é omisso as questões contra incêndio e pânico. O Mercado da Farinha é uma estrutura antiga e deve ser priorizada e regulamentada no tocante as instalações de equipamentos contra incêndio e pânico, se trata de um local público de grande circulação e imagine que esse sinistro foi justamente numa segunda-feira em que o fluxo de pessoas são maiores que os outros dias. Deve o município solicitar essa vistoria junto ao Corpo de Bombeiros e treinar pessoas que ali estão habitadas, comercializando seus produtos para em eventual principio de incêndio terem noção de como evitar o incêndio eliminando ele no inicio. Já os problemas estruturais devem ser avaliado pela Defesa Civil Municipal e os problemas elétricos se existem deve ser analisados pelo setor responsável, pois esse conjunto de ações reduz os impactos causados por incêndios, desabamentos, evita percas econômicas, e a principal, a vida das pessoas – Em alguns casos pode pegar um cobertor molhado e colocar sobre as chamas e outra técnica que deve ser realizada por profissionais é se aproximar do botijão e colocar o dedo na saída de pressão do gás, mais repito, essa é uma técnica que deve ser realizada por profissionais, a exemplo da brigada de incêndio, ou ainda com todo o cuidado, retirar o botijão do ambiente e levar para um local aberto e ainda se isso não for possível abra todas as portas e janelas para que o gás não se acumule dentro de casa ou estabelecimento comercial”. Comentou Washington Reis – Bombeiro Civil.

O que fazer quando o botijão de gás está vazando?

Saber o que fazer quando o botijão de gás está vazando é importante pois ele é o grande responsável por vários acidentes, principalmente acidentes domésticos, que podem tomar grandes proporções, levando até mesmo a explosões e asfixia. Saber como proceder e como identificar um vazamento de gás é uma informação valiosa para evitar um grave acidente.

Não são medidas ou técnicas difíceis, pelo contrário são coisas simples que você deve estar atento. A primeira dica é não se desesperar, apenas se acalmar e começar a colocar em práticas as dicas que você irá conhecer aqui.

Por que os vazamentos acontecem?

A cada vez que você substitui o botijão de gás em sua residência, é importante realizar um teste caseiro anti vazamento. Ele consiste em colocar um pouco de sabão no encaixe da válvula e observar por alguns segundos. Se nada acontecer, não há vazamento. Se surgirem bolinhas de sabão, tudo indica que o botijão está vazando.

Alguns botijões já vêm com defeito de fábrica. Muitas vezes, a rosca de vedação não funciona adequadamente, o que pode ocasionar um vazamento. O problema também pode estar em seu registro. Por isso é importante observar sempre a vida útil dessa peça e fazer as substituições assim que necessárias. Em síntese, o vazamento acontece quando há algo de errado com os mecanismos de vedação, seja no próprio ou na válvula.

Quais cuidados devemos tomar com os botijões de gás?

Os botijões de gás demandam alguns cuidados básicos, para evitar os vazamentos. Assim, eles ocorrerão apenas se o botijão já tiver vindo com defeito de fabricação, e não por causas externas relacionadas ao armazenamento. Na hora de guardar o botijão, é importante escolher um local seco, ventilado e livre de chuva e fontes de calor excessivo. Além disso, ele deve ser manuseado sempre com cuidado, evitando pancadas e quedas.

O ideal também é que o botijão de gás fique fora da casa, e não dentro da cozinha, ao lado do fogão. Caso isso não seja possível, é importante sempre fechar o registro quando o imóvel for passar um período vazio (durante uma viagem, por exemplo) e verificar o sistema ao menor sinal de cheiro de gás.

Como detectar vazamento em um botijão de gás?

Detectar um vazamento é parte essencial, até para descobrir se o vazamento é mesmo na sua casa ou no vizinho, para que você posso prestar socorro. Pois, em casas muito juntas, a explosão pode atingir várias casas. Cuidar do seu botijão e auxiliar o seu vizinho nesse sentido, caso ele precise, faz parte de um importante senso de coletividade.

Se sentir um cheiro muito forte de gás, faça o mesmo teste de quando há substituição. Passe uma esponja com água e detergente ou sabão, com bastante espuma e coloque na base do registro. Se aparecer bolinhas, é porque há um vazamento. OBS: Esse procedimento é um paliativo, não deixe de chamar um técnico especializado. Até porque o sabão não estanca o vazamento, ele apenas é um indicativo de que ele está acontecendo.

Ao detectar vazamento, mantenha a calma e siga as instruções a seguir.

Como agir quando o botijão de gás está vazando?

Em nenhuma situação utilize fósforo, vela ou isqueiro para verificar se há um vazamento. Ao sentir cheiro de gás ou notar algum barulho estranho no registro de gás, siga alguns passos:

– Afaste todas as pessoas do local;

– Feche a alavanca que permite a circulação do gás para fora do botijão;

– Desconecte a válvula de saída de gás do regulador de pressão. Se o vazamento persistir, leve o botijão para um local arejado e aberto, sempre manuseando na vertical;

– Não mexa em interruptores ligados a eletricidade e nem ligue ou desligue aparelhos eletrônicos e qualquer outra coisa que pode produzir faísca;

– Não fume, nem acenda fósforos e isqueiros;

– Se estiver em um ambiente fechado, abra as janelas e portas para deixar o ar circular;

– Em casos mais graves, você deve recorrer ao corpo de bombeiros imediatamente;

– Feche o registro que regula a pressão do gás;

– Nunca tente utilizar produtos caseiros para parar o vazamento de gás. Sempre chame um profissional no assunto;

– Sempre que você receber um novo botijão de gás em casa, verifique se há vazamentos. Se for o caso, ligue imediatamente para a distribuidora e peça para trocar o produto.

Medidas de segurança nas instalações de gás

Essas medidas devem ser tomadas antes do vazamento, inclusive servem para evitar os vazamentos ou, caso ocorram, para amenizar o problema.

– Prestar atenção a mangueira do botijão é uma parte importante, ela deve ser transparente, deve ter uma tarja amarela, o código NBR 8613 gravado nela e estar dentro do prazo de validade que vem especificado na mesma. Aconselhamos a utilização de mangueiras de malha de aço;

– Ele deve ser instalado em local bem ventilado, de preferência do exterior da casa e o mais longe possível o fogão. Não deve ser exposto a chuva ou ao sol;

– Nunca coloque um botijão de gás dentro de lugares fechados, como, subsolos, porões, vãos de escada, gabinetes e armários;

– A mangueira nunca deve passar por trás do fogão, pois o calor intenso acaba danificando o plástico e aumenta as chances de ocorrer um vazamento;

– Para fazer qualquer modificação na instalação do botijão, profissionais capacitados devem ser chamados para realizar o serviço;

– Sempre deixe o registro fechado quando não estiver usando o fogão;

– Ao receber o botijão de gás na sua casa, verifique se ele está em bom estado. Ou seja, não possui partes amassadas, enferrujadas ou lacre corrompido. Se for o caso, devolva ao fornecedor e peça um botijão em boas condições de uso ou o seu dinheiro de volta;

– Deixe as crianças bem longe do botijão e do fogão;

– Tenha a garantia de comprar botijão de gás apenas em empresas credenciadas;

– Nunca utilize ou transporte um botijão em outra posição que não seja a vertical. Pois, o regulador de pressão funciona apenas quando o GLP está do estado gasoso;

– Uma atitude muito comum e muito errada: não utilize nenhum tipo de capa de plástico ou tecido para cobrir o botijão de gás. São materiais inflamáveis e que podem ocasionar o rompimento ou desgaste da mangueira, gerando um vazamento.

O botijão de gás pode explodir?

Um botijão de gás já é projetado para suportar grande pressão de gás em seu interior. Quando instalamos o botijão para uso no fogão, o registro aciona um mecanismo de vedação em forma de mola. Quando ativada, essa vedação libera gás para uso. Se considerarmos os botijões acima de 5 kg, eles contam ainda com um mecanismo extra de segurança.

Trata-se de um pino de bismuto que, quando aquecido a 78ºC, libera o gás do interior do botijão para o ambiente. Isso evita que ocorra uma explosão por excesso de pressão interna. Já os botijões menores, não têm esse pino, o que significa que estão, sim, sujeitos a explosão, caso haja superaquecimento interno. Vale lembrar que estamos falando da explosão do botijão, em si. Caso haja um vazamento, com gás acumulado no ambiente e você acenda um interruptor, pode haver uma explosão.

Quem chamar quando o botijão de gás está vazando?

Além das medidas que citamos em caso de suspeita de vazamento, você precisará de atendimento especializado. O ideal é chamar uma empresa de engenharia para verificar o sistema. Os profissionais irão até a sua residência e avaliarão tanto o botijão, quanto os demais equipamentos, o que permitirá descobrir o problema e realizar o conserto.

Se o botijão de gás está vazando saiba que é algo sério e se não for tratado com cuidado e atenção pode causar acidentes muito graves. Não se esqueça dessas instruções e tenha em mente que, para evitar vazamentos e acidentes, é preciso tomar precauções desde a instalação do botijão de gás.

Foto: Redes Sociais

Related Articles