Banheiros sujos, mau cheiro, escuridão e desconforto. Essas são as principais queixas de passageiros que passam pela Rodoviária Interestadual de Estância (Eng. Paulo Barreto de Meneses) mesmo que por alguns minutos.
Com o fim de ano, época de férias e viagens, o fluxo de passageiros no local aumentam, por isso as reclamações se tornam mais evidentes. Usuários cobram mais atenção e cuidado na limpeza e na qualidade do serviço prestado.
O fluxo de ônibus interestaduais na rodoviária ainda é maior na noite e madrugada quando desembarcam vários passageiros para um rápido lanche, for ao banheiro e dar uma esticada nas pernas.
A expectativa é que, entre o período natalino e de fim de ano esse fluxo de pessoas que embarcam e desembarcam na rodoviária pode aumentar e muito. Os dias mais movimentados estão previstos para 23, 24, 25, 30, 31 de dezembro e dias 1º, 2 e 3 de janeiro quando vários passageiros deixam ou chegam da capital e interior sergipano de ônibus e outros que preferem outros destinos como Feira de Santana, Salvador, João Pessoa, São Luiz, Recife, Maceió, Itabuna, Rio de Janeiro e São Paulo.
A sujeira e o mau cheiro no banheiro feminino e masculino no período noturno e na madrugada deixa claro a ausência dos serviços de limpeza sanitários no período noturno.
“Assim que a gente entra, a primeira coisa que percebe é o mau cheiro vindo dos banheiros e o pior a fila de espera é enorme, também tem um banheiro exclusivo para pessoas com deficiência que fica trancado e se quiser usar tem que pegar a chave com a segurança. Não dá para aguentar”, comentou. Maria Clara, Maceió (AL).
A experiência que Matheus Santos, de 46 anos, teve no local também não foi muito agradável. Neste mês, ele foi até a rodoviária para acompanhar um familiar que iria viajar à noite. O homem cita que a frente da rodoviária é muito escura e sem sinalização.
“Não me senti seguro. Não vi nenhum segurança no período em que estava ali por algumas horas, e estava bastante escuro”, desabafou.
Sobre o segurança, nosso portal registrou nas noites que pesquisou sobre o tema que um segurança trabalha noturnamente na rodoviária, que ele fica de vigia na parte superior da edificação. Já o policiamento não é muito frequente e aparece por lá as vezes. Sobre o canteiro em frente da rodoviária é verdade que a escuridão é imensa e a sinalização é precária. Sobre os banheiros registramos algumas fotos e constatamos que não há realmente limpeza no período noturno e que segundo informações uma funcionária realiza esse tipo de serviço apenas pelo dia.
Realmente acompanhamos e é lamentável a escuridão, um verdadeiro breu e sem sinalização adequada para os ônibus que adentram na rodoviária sentido Sul e norte da BR-101.
A rodoviária já tem meio século e nunca passou por uma reforma digna, veja que esse canteiro poderia ser mais moderno, ter uma sinalização precisa na frente da rodoviária, inclusive um radar seria o ideal por conta do fluxo de ônibus que atravessam a BR-101 para adentrar na rodoviária, uma sinalização decente. Veja que nem as bandeirinhas de São João tiram daqui e nem se quer pensaram em iluminar a rodoviária e seus arredores como as árvores em frente a mesma de luzes de natal.
Identificação
Longe da era moderna também não há uma identificação com o nome da rodoviária, algo que realmente chame a atenção dos passageiros e de quem visita o humilde cartão postal da cidade do barco de fogo. E por falar em barco de fogo um monumento deste porte ao lado da rodoviária ficaria muito bonito até para aquela foto de segundos é uma questão turística e cultural para quem chega leve o registro da Capital Brasileira do Barco de Fogo. As plataformas também estão sem suas numerações.
Estacionamento
“Não tem um bom local para desembarque por carro de passeio. O espaço da rodoviária é grande, mas mal aproveitado, poderia criar alternativas. Quando os carros chegam por lá estacionam nas laterais e a falta de sinalização também é precária”.
Segundo ele, o estacionamento público deixa a desejar.
“A rodoviária em si é esquecida pelos nossos governantes o que poderia ser um cartão postal é um verdadeiro descaso”, disparou. Marcos Brandão, Rio de Janeiro/RJ.
Projeto de incêndio
Pode até ter porém não há uma brigada de incêndio. Os extintores foram trocados em julho deste ano após uma denúncia que nosso portal Sergipe Repórter fez no mesmo mês antes das trocas dos extintores que estavam vencidos há meses.
Já passou da hora do Ministério Público de Sergipe pedir explicações ao DER – Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe sobre a ausência de projetos de segurança contra incêndio e pânico na rodoviária e de melhorias em toda a edificação. Tem que assegurar o direito do consumidor e da prevenção em locais tão movimentados como o caso da rodoviária de Estância. O MP tem que solicitar esses laudos técnicos se é que há projetos. Aqui em Sergipe tem-se o hábito de fiscalizar e regularizar apenas quando acontecem as tragédias”.
Nossa equipe apurou que os extintores foram recarregados e que até o fechamento desta matéria em 28/12/2024 estavam em dias.
O que ocorre é que a fiscalização cobra-se muito dos bares, restaurantes pizzarias da cidade enquanto que diversas repartições públicas inclusive escolas não tem nenhum projeto de incêndio.
A parte superior da rodoviária tem vários boxes que estão sem utilidade alguma, inclusive os banheiros que deveriam estarem disponíveis para os usuários.
O Terminal Rodoviário de Paulo Barreto de Menezes é um terminal rodoviário localizado no Bairro Santa Cruz na cidade de Estância, no Estado de Sergipe. É um dos principais terminais rodoviários do interior de Sergipe em fluxo.
Além das cinco plataformas onde embarcam os passageiros, a rodoviária possui em sua estrutura:
Guichê para compra de passagens, lanchonete, banheiros e é operado pelas empresas: Viação Águia Branca, Rota Transportes, Gontijo, Viação Cidade Sol, Progresso, Expresso Guanabara, Nova Itapemirim, Catedral Turismo, Expresso São Luiz e ônibus de operadoras turísticas.
Estância é interligada pelas rodovias BR 101 e Linha Verde e é por elas que os ônibus passam para acessar o terminal.
A rodoviária foi inaugurada em 1974 e a última reforma ocorreu em 2014.
A Estação Rodoviária de Estância foi inaugurada em 1974, três anos após a inauguração da Estação Rodoviária de Lagarto, que se deu em 15 de março de 1972, pelo Governador Paulo Barreto de Menezes.
A princípio, uma parte da classe política de Estância, comandada em 1972, por Raimundo Silveira Souza, sugeriu ao Governo do Estado, que a construção da Estação Rodoviária de Estância, fosse construída na área central deste município, e que inclusive o projeto de construção já tinha sido elaborado pelo arquiteto Rubens Chaves, como também o local escolhido, situado à margem da BR-101, entre as ruas Dr. Jessé Fontes, Visconde do Rio Branco e Avenida Contorno, com afluência pelas ruas Fausto Cardoso (na feira livre), Dr. Vicente Barreira de Alencar (fundo da prefeitura) e Capitão Francelino (antiga rua do ABC), próximo ao centro da cidade, que era o antigo sítio dos herdeiros de João Jacinto Magalhães.
Mas, a Estação Rodoviária de Estância, foi construída num terreno, localizado no bairro Santa Cruz, e que foi doado pela Empresa Industrial de Estância. O diretor da DER a época, era o senhor Fernando Garcez Vieira e Sérgio Barreto de Melo era o superintendente da SUDOPE.
A Construção da Estação Rodoviária de Estância foi através de um Convênio entre a DER e SUDOPE, em 1974.
Por: Washington Reis I Foto: Sergipe Repórter