Sergipe Repórter

Peixe-boi aparece na Atalaia Nova na Barra dos Coqueiros

O animal está sendo monitorado pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA)

Um peixe-boi macho surgiu na foz do rio Sergipe, na Praia da Atalaia Nova, na cidade de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju, na manhã desta terça-feira (15), e chamou a atenção de pescadores e de quem passava pelo local.

Técnicos da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), responsável pelo monitoramento desses animais, estiveram no local para avaliar o peixe-boi. 

Segundo o coordenador da FMA em Sergipe, Rodolfo Alves, o animal, batizado de Tinga, já é acompanhado pela instituição e costuma aparecer no litoral sergipano.

“De tempos em tempos ele aparece aqui em nosso estado, sendo a primeira vez em 2019, mas desde lá vem aparecendo com certa frequência, sendo a última aparição na virada do ano, quando ele foi visto em Pirambu. De ontem pra hoje chegou ao estado e está na Atalaia Nova”, explicou.

De acordo com Rodolfo, o animal que pesa cerca de 400 quilos está sendo acompanhado por uma equipe da Fundação que, além do monitoramento, realiza também o trabalho de educação ambiental com a população para conscientizar e proteger a espécie.

“Uma médica veterinária e um biólogo da Fundação acompanharam e fizeram o manejo do animal, que está bem, não apresentou novas cicatrizes, nem sinais de interações com seres humanos, que é sempre uma preocupação da instituição, por conta das interações sempre negativas que a gente tem, mas dessa vez está tranquilo. Conversamos com pescadores e curiosos, fizemos um trabalho de educação ambiental ao longo do dia e monitoramento. Amanhã, se ele ainda estiver, esse trabalho continua”, disse.

De temperamento dócil, o peixe-boi gosta de ficar perto de embarcações e logo atraiu muitos curiosos. Veja o vídeo.

 

Estagiária sob supervisão da jornalista Aline Aragão I F5 NEWS

Related Articles

Posso ajudar?